Dia da Consciência Ambiental - 22 de novembro
Dia da Consciência Ambiental - 22 de novembro
Diálogo Semanal de Segurança, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente (DSSMA)
- person Vinicius Teles de Oliveira
- schedule 22/11/2019
- Atualizado em 23/03/2022
O ser humano desenvolveu uma noção equivocada de que ele pode controlar o meio. Mas enfim, estamos descobrindo que, na verdade, vivemos em um sistema finito. E existem consequências para as nossas ações: o lixo acumulado polui a água e atrai vetores de doenças, o esgoto despejado nos rios mata peixes e inviabiliza a captação para uso humano, o ar poluído pelos nossos carros afeta o desenvolvimento das crianças, entre outras.
Por outro lado, existe um caminho intermediário onde as coisas boas do desenvolvimento econômico (produtos que proporcionam bem-estar, fábricas que geram empregos, meios de transporte que nos possibilitam conhecer o mundo) podem coexistir perfeitamente sem lixo, com rios e mares limpos, e ar puro.
Este caminho se traduz nas escolhas que fazemos no dia a dia. Os moradores do condomínio podem escolher reciclar o lixo da sua casa. O gerente da fábrica pode escolher tratar o efluente ao invés de lançá-lo bruto no córrego. O governante pode escolher criar meios para que a aplicação das leis ambientais seja melhor fiscalizada.
Pensar como devemos agir em proteção do Meio Ambiente é responsabilidade que assumimos com os nossos filhos, netos, sobrinhos e com futuras gerações, que herdarão o planeta para cuidar e dele extrair a sua sobrevivência.
Muitos sabem que é importante e fácil separar o lixo em casa, mas poucos fazem isso. Precisamos de uma nova postura, um maior envolvimento de cada um. Cada homem, mulher, criança deve ser fiscal e cuidador do meio ambiente. Como essas palavras soam para você? Será que realmente estamos fazendo o nosso papel como pais, educadores de nossos filhos ou como exemplo quanto às nossas ações com o meio ambiente?
Existem diversas maneiras para testar se fizemos a escolha certa. Mas talvez a melhor e mais simbólica seja perguntar-se: “quando eu explicar o que escolhi para meus filhos, para as crianças do mundo, eles vão aprovar?”. Após refletir, precisamos agir e fazer da nossa escolha uma ação concreta. Pense nisso. E aja!!
Consciência ambiental não é tudo; é necessário atitude" _Marcílio Hubner de Miranda Neto (escritor e professor universitário)
Dica do Comitê de Sustentabilidade do TCE-GO
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
Dia da Consciência Ambiental - 22 de novembro |
Diálogo Semanal de Segurança, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente (DSSMA) |
Por $nomeUsuarioPubli |
23/03/2022 |
O ser humano desenvolveu uma noção equivocada de que ele pode controlar o meio. Mas enfim, estamos descobrindo que, na verdade, vivemos em um sistema finito. E existem consequências para as nossas ações: o lixo acumulado polui a água e atrai vetores de doenças, o esgoto despejado nos rios mata peixes e inviabiliza a captação para uso humano, o ar poluído pelos nossos carros afeta o desenvolvimento das crianças, entre outras. Por outro lado, existe um caminho intermediário onde as coisas boas do desenvolvimento econômico (produtos que proporcionam bem-estar, fábricas que geram empregos, meios de transporte que nos possibilitam conhecer o mundo) podem coexistir perfeitamente sem lixo, com rios e mares limpos, e ar puro. Este caminho se traduz nas escolhas que fazemos no dia a dia. Os moradores do condomínio podem escolher reciclar o lixo da sua casa. O gerente da fábrica pode escolher tratar o efluente ao invés de lançá-lo bruto no córrego. O governante pode escolher criar meios para que a aplicação das leis ambientais seja melhor fiscalizada. Pensar como devemos agir em proteção do Meio Ambiente é responsabilidade que assumimos com os nossos filhos, netos, sobrinhos e com futuras gerações, que herdarão o planeta para cuidar e dele extrair a sua sobrevivência. Muitos sabem que é importante e fácil separar o lixo em casa, mas poucos fazem isso. Precisamos de uma nova postura, um maior envolvimento de cada um. Cada homem, mulher, criança deve ser fiscal e cuidador do meio ambiente. Como essas palavras soam para você? Será que realmente estamos fazendo o nosso papel como pais, educadores de nossos filhos ou como exemplo quanto às nossas ações com o meio ambiente? Existem diversas maneiras para testar se fizemos a escolha certa. Mas talvez a melhor e mais simbólica seja perguntar-se: “quando eu explicar o que escolhi para meus filhos, para as crianças do mundo, eles vão aprovar?”. Após refletir, precisamos agir e fazer da nossa escolha uma ação concreta. Pense nisso. E aja!! Consciência ambiental não é tudo; é necessário atitude" _Marcílio Hubner de Miranda Neto (escritor e professor universitário) Dica do Comitê de Sustentabilidade do TCE-GO |
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
13 mai 2025 16:40:27 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
TCE-GO realiza mais uma edição do Diálogo Acadêmico
Tribunal recebeu estudantes de Direito da UniCambury
12 mai 2025 18:03:23 calendar_today
person Alexandre Alfaix de Assis
Reunião no TCE-MG define data do 2º Encontro Nacional da Primeira Infância
Presidente do CTPI-IRB falou sobre impactos das desigualdades sobre as crianças
12 mai 2025 16:39:15 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Comunicação do TCE-GO anuncia classificados para nova etapa de seletiva de estágio
Nova etapa será realizada em 15 de maio, na sede do Tribunal
12 mai 2025 14:22:13 calendar_today
person Leonardo Rocha Miranda
Gaepe-GO apresenta Guia de Expansão Qualificada de Vagas na Educação Infantil
Proposta de formulário digital para levantamento de informações sobre os sistemas municipais de ensino em Goiás também foi apresentada