TCE vai inspecionar contrato da Goinfra
TCE vai inspecionar contrato da Goinfra
Possibilidade de prejuízo será investigada
- person Alexandre a Henrique Pereira De Araujo
- schedule 23/04/2019
- Atualizado em 23/03/2022
Por determinação do conselheiro Edson Ferrari, aprovada hoje (23/abr) na Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, a contratação de empresa de transporte de reeducandos feita pela Goinfra será inspecionada, para verificar se a prestação do serviço não está sendo lesiva aos cofres públicos. A unidade técnica do Tribunal vai analisar a subutilização do serviço – deslocamento significativamente inferior ao contratado – ou o aumento desarrazoado do valor contratado para se adequar às necessidades não previstas pela então Agetop.
O contrato tem valor estimado de R$ 195 mil e a prestadora de serviços deve disponibilizar um motorista para o transporte de reeducandos do sistema prisional que prestam serviços nas praças esportivas ligadas à Diretoria de Infraestrutura da Goinfra.
A agência fez licitação na modalidade pregão eletrônico para contratar o serviço, procedimento julgado regular. Contudo o conselheiro relator determinou, além da inspeção, que a Goinfra adote, na composição dos preços referenciais de suas futuras aquisições, metodologias diversas de mera comparação de três orçamentos obtidos junto a fornecedores, sendo observada a ordem preferencial no art. 88-A da lei estadual nº 17.928/12, salvo efetiva impossibilidade de fazê-lo, o que deverá vir devidamente justificado no processo.
Outra determinação do conselheiro Ferrari é a de inclusão, nos editais de licitação, de cláusula de desempate que prestigie as empresas que empreguem o percentual mínimo de beneficiários reabilitados e pessoas portadoras de deficiências. Também ordenou que nos pregões futuros sejam utilizadas somente as sanções previstas na citada lei e no Decreto Estadual nº 7.468/11; realize adequado planejamento prévio, bem definido e especificando o objeto da pretensa contratação a fim de evitar que os futuros contratos possam se afigurar antieconômicos ou ineficientes.
Na mesma sessão o presidente da Câmara, conselheiro Sebastião Tejota, relatou quatro processos: dois de registro de aposentadoria de servidores público, um de registro de admissão e um relatório de gestão fiscal, no qual foram expedidas recomendações de melhoria dos demonstrativos da Defensoria Pública do Estado de Goiás. O colegiado foi composto pelo conselheiro substituto Cláudio André Abreu Costa.
Texto: Antônio Gomes
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
TCE vai inspecionar contrato da Goinfra |
Possibilidade de prejuízo será investigada |
Por $nomeUsuarioPubli |
23/03/2022 |
Por determinação do conselheiro Edson Ferrari, aprovada hoje (23/abr) na Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, a contratação de empresa de transporte de reeducandos feita pela Goinfra será inspecionada, para verificar se a prestação do serviço não está sendo lesiva aos cofres públicos. A unidade técnica do Tribunal vai analisar a subutilização do serviço – deslocamento significativamente inferior ao contratado – ou o aumento desarrazoado do valor contratado para se adequar às necessidades não previstas pela então Agetop. O contrato tem valor estimado de R$ 195 mil e a prestadora de serviços deve disponibilizar um motorista para o transporte de reeducandos do sistema prisional que prestam serviços nas praças esportivas ligadas à Diretoria de Infraestrutura da Goinfra. A agência fez licitação na modalidade pregão eletrônico para contratar o serviço, procedimento julgado regular. Contudo o conselheiro relator determinou, além da inspeção, que a Goinfra adote, na composição dos preços referenciais de suas futuras aquisições, metodologias diversas de mera comparação de três orçamentos obtidos junto a fornecedores, sendo observada a ordem preferencial no art. 88-A da lei estadual nº 17.928/12, salvo efetiva impossibilidade de fazê-lo, o que deverá vir devidamente justificado no processo. Outra determinação do conselheiro Ferrari é a de inclusão, nos editais de licitação, de cláusula de desempate que prestigie as empresas que empreguem o percentual mínimo de beneficiários reabilitados e pessoas portadoras de deficiências. Também ordenou que nos pregões futuros sejam utilizadas somente as sanções previstas na citada lei e no Decreto Estadual nº 7.468/11; realize adequado planejamento prévio, bem definido e especificando o objeto da pretensa contratação a fim de evitar que os futuros contratos possam se afigurar antieconômicos ou ineficientes. Na mesma sessão o presidente da Câmara, conselheiro Sebastião Tejota, relatou quatro processos: dois de registro de aposentadoria de servidores público, um de registro de admissão e um relatório de gestão fiscal, no qual foram expedidas recomendações de melhoria dos demonstrativos da Defensoria Pública do Estado de Goiás. O colegiado foi composto pelo conselheiro substituto Cláudio André Abreu Costa. Texto: Antônio Gomes |
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
13 mai 2025 16:40:27 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
TCE-GO realiza mais uma edição do Diálogo Acadêmico
Tribunal recebeu estudantes de Direito da UniCambury
12 mai 2025 18:03:23 calendar_today
person Alexandre Alfaix de Assis
Reunião no TCE-MG define data do 2º Encontro Nacional da Primeira Infância
Presidente do CTPI-IRB falou sobre impactos das desigualdades sobre as crianças
12 mai 2025 16:39:15 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Comunicação do TCE-GO anuncia classificados para nova etapa de seletiva de estágio
Nova etapa será realizada em 15 de maio, na sede do Tribunal
12 mai 2025 14:22:13 calendar_today
person Leonardo Rocha Miranda
Gaepe-GO apresenta Guia de Expansão Qualificada de Vagas na Educação Infantil
Proposta de formulário digital para levantamento de informações sobre os sistemas municipais de ensino em Goiás também foi apresentada