Compras públicas em tempos de pandemia debatidas em seminário on-line
Compras públicas em tempos de pandemia debatidas em seminário on-line
Especialistas falaram sobre a formação de preço e eficiência das aquisições públicas emergenciais
- person Vinicius Teles de Oliveira
- schedule 11/08/2020
- Atualizado em 23/03/2022
As inovações, celeridade e eficiência das compras públicas e a pesquisa de preços em tempos de pandemia foram os temas debatidos durante o seminário on-line promovido hoje (11/ago), numa parceria entre o Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação Pública (Gaepe-GO), TCE-GO, TCM-GO e Conselho Nacional de Presidentes de Tribunais de Contas (CNPTC).
No encontro, o chefe do Serviço de Análise Prévia de Editais e Licitações do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, Rodrigo Cruvinel Freitas, destacou a experiencia prática do TCE-GO nesse período, citando a formação de força tarefa para acompanhar de forma seletiva as despesas realizadas pelos diversos órgãos públicos. Ele ressaltou o estímulo dado pelo Tribunal à transparência dos atos, “que passa a ser um contraponto à flexibilização das normas, uma espécie de compensação à sociedade uma vez que há um certo relaxamento com relação às exigências das compras em tempos normais”, disse.
Ao falar sobre as inovações, celeridade e eficiência das compras públicas, o professor Victor Amorim, coordenador da pós-graduação em Licitações e Contratos Administrativos do IDP, exemplificou as possibilidades que os gestores têm dentro do regramento emergencial nas compras de relevância e urgência, lembrando que a realidade no Brasil não é homogênea. Para ele, é fundamental o desenvolvimento de regulamentos internos para estabelecer as competências nos processos de compras e valorizar os instrumentos de compras compartilhados, a exemplo do sistema de registro de preços, adesão de órgão não participante (carona) e consórcios.
Em seguida falou a consultora em Licitações e Contratos Gabriela Pércio, abordando pesquisa e controle de preços no cenário atual. Para ela, um dos calcanhares de Aquiles dos processos de contratações públicas é o preço. “Fixar o preço estimado ou o preço máximo é um desafio para o gestor, inclusive por estar sujeito a fatores externos”, ponderou.
Ela explicou que, na pandemia, a lei federal nº 13.979/20 possibilita a dispensa de licitação, mediante justificativa, para a contratação de bens e serviços destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública. A consultora esclareceu, porém, que os preços devem estar coerentes com o chamado “mercado pandêmico” e contratações similares da administração pública no período. Para Gabriela, a identificação de preço excessivo, sobrepreço ou superfaturamento somente é possível a partir da realidade do momento em que a contratação está sendo realizada.
Também participou do encontro, como mediador o secretário de Licitações e Contratos do TCM-GO Vinícius Bernardes Carvalho. O encontro virtual foi aberto pelos conselheiros do TCM-GO Joaquim de Castro, presidente daquele tribunal e do CNPTC, e Fabrício Motta.
Texto: Alexandre Alfaix
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
Compras públicas em tempos de pandemia debatidas em seminário on-line |
Especialistas falaram sobre a formação de preço e eficiência das aquisições públicas emergenciais |
Por $nomeUsuarioPubli |
23/03/2022 |
As inovações, celeridade e eficiência das compras públicas e a pesquisa de preços em tempos de pandemia foram os temas debatidos durante o seminário on-line promovido hoje (11/ago), numa parceria entre o Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação Pública (Gaepe-GO), TCE-GO, TCM-GO e Conselho Nacional de Presidentes de Tribunais de Contas (CNPTC). No encontro, o chefe do Serviço de Análise Prévia de Editais e Licitações do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, Rodrigo Cruvinel Freitas, destacou a experiencia prática do TCE-GO nesse período, citando a formação de força tarefa para acompanhar de forma seletiva as despesas realizadas pelos diversos órgãos públicos. Ele ressaltou o estímulo dado pelo Tribunal à transparência dos atos, “que passa a ser um contraponto à flexibilização das normas, uma espécie de compensação à sociedade uma vez que há um certo relaxamento com relação às exigências das compras em tempos normais”, disse. Ao falar sobre as inovações, celeridade e eficiência das compras públicas, o professor Victor Amorim, coordenador da pós-graduação em Licitações e Contratos Administrativos do IDP, exemplificou as possibilidades que os gestores têm dentro do regramento emergencial nas compras de relevância e urgência, lembrando que a realidade no Brasil não é homogênea. Para ele, é fundamental o desenvolvimento de regulamentos internos para estabelecer as competências nos processos de compras e valorizar os instrumentos de compras compartilhados, a exemplo do sistema de registro de preços, adesão de órgão não participante (carona) e consórcios. Em seguida falou a consultora em Licitações e Contratos Gabriela Pércio, abordando pesquisa e controle de preços no cenário atual. Para ela, um dos calcanhares de Aquiles dos processos de contratações públicas é o preço. “Fixar o preço estimado ou o preço máximo é um desafio para o gestor, inclusive por estar sujeito a fatores externos”, ponderou. Ela explicou que, na pandemia, a lei federal nº 13.979/20 possibilita a dispensa de licitação, mediante justificativa, para a contratação de bens e serviços destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública. A consultora esclareceu, porém, que os preços devem estar coerentes com o chamado “mercado pandêmico” e contratações similares da administração pública no período. Para Gabriela, a identificação de preço excessivo, sobrepreço ou superfaturamento somente é possível a partir da realidade do momento em que a contratação está sendo realizada. Também participou do encontro, como mediador o secretário de Licitações e Contratos do TCM-GO Vinícius Bernardes Carvalho. O encontro virtual foi aberto pelos conselheiros do TCM-GO Joaquim de Castro, presidente daquele tribunal e do CNPTC, e Fabrício Motta. Texto: Alexandre Alfaix |
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
30 abr 2025 11:53:32 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
TCE-GO tem vagas para estágio em comunicação e design
Estudantes de publicidade, jornalismo e design gráfico podem concorrer
28 abr 2025 17:38:45 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Conselheiro comenta impacto das desigualdades na infância do semiárido
Fala ocorreu no lançamento do Pacto Paraibano pela Primeira Infância
28 abr 2025 14:31:29 calendar_today
person Leonardo Rocha Miranda
Projeto Sede de Aprender visitará escolas sem infraestrutura adequada
Tribunais de Contas e CNMP unem forças em ação nacional por água potável nas escolas
25 abr 2025 15:39:01 calendar_today
person Alexandre Alfaix de Assis
Conselheiro do TCE-GO faz visita técnica às instalações do Cora
Sebastião Tejota e servidores foram recebidos por representantes da Saúde e da Goinfra