5° Sined: Encontro nacional debate a inteligência artificial na escola pública

Nova tecnologia abre possibilidades educacionais, mas também insegurança quanto aos caminhos que pode tomar

• person Heloisa Rodrigues de Lima
  • schedule 17/04/2023
  • Atualizado em 19/04/2023

O amplo espectro de possibilidades que surgem com o advento do uso da inteligência artificial (IA) na educação e os riscos que ela representa serão temas centrais da quinta edição do Simpósio Nacional de Educação (Sined), que será realizado entre 10 e 12 de maio em Goiânia. O evento, entre outros temas, vai focar no sistema de controle sobre a área da educação e terá painel específico para tratar dos reflexos da IA na educação, as expectativas, temores e a realidade possível.

A nova tecnologia, por exemplo, pode desenvolver sistemas computacionais capazes de realizar tarefas que normalmente exigem inteligência humana.  Ela utiliza algoritmos e dados como principais fatores para realização de tarefas, que podem ser inseridas no dia a dia da escola, como a geração de textos e respostas de forma autônoma.

Alguns dos principais desafios que a IA precisará enfrentar para sua inserção no sistema educacional, em especial no âmbito público, são: o alto custo, a falta de conhecimento dos seus benefícios e de seu uso e infraestrutura insuficiente. Também são incipientes os estudos com relação aos riscos advindos com a nova tecnologia.

Para falar do assunto, foram convidados os professores PhD Fernando Filgueiras e Anderson Soares, ambos da Universidade Federal de Goiás (UFG). O professor Anderson, que é coordenador do Centro de Excelência e Inteligência Artificial da Universidade, vai falar sobre como a tecnologia gera maior eficiência ao controle. Ele explica que os processos de controle são cheios de análise de dados e tarefas repetitivas que podem ser automatizadas pela IA. “Nesse contexto, os avanços recentes de IA nos permitem pensar em ferramentas que ampliam a capacidade de as pessoas atuarem no controle, especialmente em educação que é um setor grande e cheio de dados”, pondera.

Filgueiras, por sua vez, vai destacar temas do Consenso de Beijing, documento gerado durante a Conferência Internacional sobre IA e Educação, que aconteceu na China em 2019. O relatório, de autoria da Unesco, tem o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da inteligência artificial, com foco na inovação responsável, benefícios sociais e abordagens éticas. O professor explica que a inteligência artificial acaba afetando diversas dimensões, seja do ponto de vista da gestão das escolas, da política educacional, quanto de conteúdos e perspectivas a respeito do uso dessa tecnologia em sala de aula.

O 5º Sined será realizado no auditório José Sebba, do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), e vai tratar, também, de outros temas relevantes na educação pública como a qualidade do ensino, o controle externo, a profissão do professor e a articulação e colaboração nos ambientes educativos. As inscrições estão disponíveis ao público em geral. O evento será promovido em parceria pelo TCE-GO, o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO) e o Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do Comitê Técnico da Educação (CTE-IRB) com apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom).

Clique AQUI e confira a programação completa do Sined.

Serviço:

Evento: 5º Simpósio Nacional de Educação (Sined)

Data: 10 a 12/05/2023

Local: Auditório do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO)

Inscrições: https://tcm.go.gov.br/sophos/  (Das 8h às 18h)

Texto: Alexandre Alfaix (Dicom/TCE-GO)

5° Sined: Encontro nacional debate a inteligência artificial na escola pública
19/04/2023

Clique AQUI e confira a programação completa do Sined.

Serviço:

Evento: 5º Simpósio Nacional de Educação (Sined)

Data: 10 a 12/05/2023

Local: Auditório do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO)

Inscrições: https://tcm.go.gov.br/sophos/  (Das 8h às 18h)

Texto: Alexandre Alfaix (Dicom/TCE-GO)