5° Sined: Oficina vai propor estratégia para melhorar aplicação de recursos em educação
5° Sined: Oficina vai propor estratégia para melhorar aplicação de recursos em educação
Público-alvo são gestores, professores e, também, controladores sociais como jornalistas, conselheiros de educação, pais e cidadãos em geral
- person Bruno Eduardo Balduino de Souza
- schedule 24/04/2023
Em busca de um padrão mínimo a ser observado por municípios e estados brasileiros na aplicação de recursos na área da educação, autoridades e especialistas vão se reunir em oficina durante o 5º Simpósio Nacional de Educação (Sined), que será realizado em Goiânia, de 10 a 12 de maio. Segundo Roberto Coutinho, Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO) e um dos facilitadores da oficina, falta ao país um sistema nacional de educação, a exemplo do que ocorre com o SUS, na área da saúde.
Ele argumenta que a regulamentação ainda é incipiente e não há legislação federal que obrigue a criação de um fundo municipal de educação, o que faz com que boa parte dos municípios não saiba como proceder com relação à aplicação dos recursos. “Tem localidades em que os recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) representam mais de 70% do que se aplica em educação, enquanto em outros, esse volume não chega a 30%. Cada município, cada estado comporta-se de uma forma diferente”, pondera.
Além de mostrar essas disparidades e conhecer a realidade dos municípios e estados participantes, a oficina vai servir como ponto de partida para a proposição de uma estratégia nacional que propicie melhorar a gestão dos recursos para a educação em um contexto que favoreça o controle pelas secretarias, pelos tribunais de contas e Poder Legislativo, e também por segmentos organizados da sociedade e qualquer cidadão que se interesse.
A oficina é destinada a agentes políticos, auditores, sociedade em geral, imprensa, secretários de educação, diretores escolares, professores e conselheiros sociais.
O 5º Sined será realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) e também vai tratar de outros temas relevantes na educação pública como a qualidade do ensino, o controle externo, a profissão do professor, inteligência artificial e a articulação e colaboração nos ambientes educativos. O evento é promovido conjuntamente pelos tribunais de contas do Estado e dos Municípios do Estado de Goiás (TCE-GO e TCM-GO) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do Comitê Técnico da Educação (CTE-IRB), com apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom).
Clique AQUI e confira a programação completa do Sined.
Serviço:
Evento: 5º Simpósio Nacional de Educação (Sined)
Data: 10 a 12/05/2023
Local: Auditório do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO)
Inscrições: https://tcm.go.gov.br/sophos/
Texto: Alexandre Alfaix; Ilustração: Anderson de Castro
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
5° Sined: Oficina vai propor estratégia para melhorar aplicação de recursos em educação |
Público-alvo são gestores, professores e, também, controladores sociais como jornalistas, conselheiros de educação, pais e cidadãos em geral |
Por $nomeUsuarioPubli |
Em busca de um padrão mínimo a ser observado por municípios e estados brasileiros na aplicação de recursos na área da educação, autoridades e especialistas vão se reunir em oficina durante o 5º Simpósio Nacional de Educação (Sined), que será realizado em Goiânia, de 10 a 12 de maio. Segundo Roberto Coutinho, Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO) e um dos facilitadores da oficina, falta ao país um sistema nacional de educação, a exemplo do que ocorre com o SUS, na área da saúde. Ele argumenta que a regulamentação ainda é incipiente e não há legislação federal que obrigue a criação de um fundo municipal de educação, o que faz com que boa parte dos municípios não saiba como proceder com relação à aplicação dos recursos. “Tem localidades em que os recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) representam mais de 70% do que se aplica em educação, enquanto em outros, esse volume não chega a 30%. Cada município, cada estado comporta-se de uma forma diferente”, pondera. Além de mostrar essas disparidades e conhecer a realidade dos municípios e estados participantes, a oficina vai servir como ponto de partida para a proposição de uma estratégia nacional que propicie melhorar a gestão dos recursos para a educação em um contexto que favoreça o controle pelas secretarias, pelos tribunais de contas e Poder Legislativo, e também por segmentos organizados da sociedade e qualquer cidadão que se interesse. A oficina é destinada a agentes políticos, auditores, sociedade em geral, imprensa, secretários de educação, diretores escolares, professores e conselheiros sociais. O 5º Sined será realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) e também vai tratar de outros temas relevantes na educação pública como a qualidade do ensino, o controle externo, a profissão do professor, inteligência artificial e a articulação e colaboração nos ambientes educativos. O evento é promovido conjuntamente pelos tribunais de contas do Estado e dos Municípios do Estado de Goiás (TCE-GO e TCM-GO) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do Comitê Técnico da Educação (CTE-IRB), com apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom). Clique AQUI e confira a programação completa do Sined. Serviço: Evento: 5º Simpósio Nacional de Educação (Sined) Data: 10 a 12/05/2023 Local: Auditório do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) Inscrições: https://tcm.go.gov.br/sophos/
Texto: Alexandre Alfaix; Ilustração: Anderson de Castro |
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
02 jul 2025 17:37:49 calendar_today
person Leonardo Rocha Miranda
TCE-GO compartilha experiências com servidores do TC-DF
Objetivo é estreitar os laços em busca de ações de cooperação
02 jul 2025 08:58:30 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
TCE-GO conclui levantamento inédito que avalia efetividade da gestão estadual
Índice apurado é de 72,41%. Tribunal expede recomendações
01 jul 2025 18:06:07 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Durante mesa técnica em obras da GO-210, TCE-GO determina adequações
Técnica de pavimentação do trecho utiliza concreto na composição
30 jun 2025 16:10:52 calendar_today
person Leonardo Rocha Miranda
Atricon lança nova versão da cartilha sobre transparência pública
O documento faz parte de um programa que garante o acesso a informações relevantes