A prática segura da autoverificação
A prática segura da autoverificação
Diálogo Semanal de Segurança e Saúde Ocupacional
- person Gustavo Alexandre Aires R. Lopes
- schedule 01/11/2018
- Atualizado em 22/03/2022
A autoverificação consiste de uma verificação automática pelos próprios indivíduos executantes, para assegurar de modo positivo e deliberado que uma determinada ação operacional é apropriada e que sua prática está sendo executada de forma a garantir segurança para si e demais participantes diretos e indiretos, antes que a mesma seja implementada.
O seguinte processo de autoverificação se aplica tanto a servidores quanto a terceirizados que trabalham no TCE-GO e deverá ser aplicado sempre antes da realização de ações operacionais padrões:
a) PARE. Pare antes da execução de uma atividade rotineira e não-rotineira para aumentar o seu grau de atenção aos detalhes. O simples ato de parar aumenta consideravelmente a probabilidade de executar corretamente a atividade. Tente eliminar distrações presentes ou potenciais.
b) PENSE. Entenda especificamente o que deverá ser realizado antes de alterar ou trabalhar em qualquer rotina operacional. Use todos os sentidos aplicáveis, tais como visão, audição e tato. Questione a situação tentando identificar todas as afirmações disponíveis e pertinentes ao trabalho.
c) AJA. Inicialmente, certifique-se quanto a aplicação correta de determinado procedimento, prática ou instrução de trabalho pertinente à atividade realizada. Verifique se a realização da atividade está em comum acordo com as etapas descritas em documento específico. Finalmente, execute efetivamente a atividade sem qualquer dúvida ao longo de sua aplicação.
Excesso de confiança, distrações e complacência são fatores que rotineiramente causam relaxamento na concentração, o que contribui para a ocorrência de acidentes, incidentes e condições inseguras. Exemplo: escorregões, postura de trabalho, quedas e contaminações.
Dica semanal da equipe de Segurança e Saúde Ocupacional do TCE-GO
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
A prática segura da autoverificação |
Diálogo Semanal de Segurança e Saúde Ocupacional |
Por $nomeUsuarioPubli |
22/03/2022 |
A autoverificação consiste de uma verificação automática pelos próprios indivíduos executantes, para assegurar de modo positivo e deliberado que uma determinada ação operacional é apropriada e que sua prática está sendo executada de forma a garantir segurança para si e demais participantes diretos e indiretos, antes que a mesma seja implementada. O seguinte processo de autoverificação se aplica tanto a servidores quanto a terceirizados que trabalham no TCE-GO e deverá ser aplicado sempre antes da realização de ações operacionais padrões: a) PARE. Pare antes da execução de uma atividade rotineira e não-rotineira para aumentar o seu grau de atenção aos detalhes. O simples ato de parar aumenta consideravelmente a probabilidade de executar corretamente a atividade. Tente eliminar distrações presentes ou potenciais. b) PENSE. Entenda especificamente o que deverá ser realizado antes de alterar ou trabalhar em qualquer rotina operacional. Use todos os sentidos aplicáveis, tais como visão, audição e tato. Questione a situação tentando identificar todas as afirmações disponíveis e pertinentes ao trabalho. c) AJA. Inicialmente, certifique-se quanto a aplicação correta de determinado procedimento, prática ou instrução de trabalho pertinente à atividade realizada. Verifique se a realização da atividade está em comum acordo com as etapas descritas em documento específico. Finalmente, execute efetivamente a atividade sem qualquer dúvida ao longo de sua aplicação. Excesso de confiança, distrações e complacência são fatores que rotineiramente causam relaxamento na concentração, o que contribui para a ocorrência de acidentes, incidentes e condições inseguras. Exemplo: escorregões, postura de trabalho, quedas e contaminações. Dica semanal da equipe de Segurança e Saúde Ocupacional do TCE-GO |
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
14 jul 2025 16:19:30 calendar_today
person Leonardo Rocha Miranda
Aberta as inscrições para 16º Congresso Goiano de Direito Administrativo
O Instituto de Direito Administrativo de Goiás promove o evento
11 jul 2025 17:01:44 calendar_today
person Leonardo Rocha Miranda
Observatório de Políticas Públicas é um dos destaques do Jornal da Atricon
Nova edição tratou de transparência, inovação e controle
11 jul 2025 15:30:23 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Submissão de artigos para encontro internacional sobre auditoria pública segue até agosto
Trabalhos devem contemplar um dos eixos temáticos do evento
10 jul 2025 13:20:13 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Presidente do TRE-GO faz visita institucional ao TCE-GO
Desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga foi recebido na Presidência