A TV, o sofá e a sua saúde
A TV, o sofá e a sua saúde
A disposição errada dos aparelhos eletrônicos pode causar danos à visão e à audição.
- person Gustavo Alexandre Aires R. Lopes
- schedule 03/02/2020
- Atualizado em 22/03/2022
Assistir a sua série ou programa favorito largado no sofá é ótimo, não é? Muitos acreditam que as regras da ergonomia sejam previstas somente para aplicação na área do trabalho. Mas uma postura correta e escolha adequada de um produto também interferem em nossa saúde. Por exemplo, você sabia que existe uma altura indicada para instalar a TV, bem como uma distância ideal entre o sofá e o eletrodoméstico?
Quando escolhemos uma TV, com tantas opções no mercado, ficamos atentos para a tecnologia oferecida, smart TV, HD, 4K, digital, tamanho da tela, entre outros. Detalhes como a metragem correta entre a parede e o sofá devem ser considerados.
Se você passa algumas horas em frente à televisão, sem a postura correta e com equipamentos desalinhados, certamente virá o desconforto e até dores. A altura da tela está associada ao ângulo de visão. Uma tela muito baixa fará com que seu pescoço incline para baixo e se for ao contrário, a tela muito alta, você terá que levantar a cabeça.
Existem órgãos internacionais, como o Society of Motion Picture and Television Engineers (SMPTE), que aconselham que a linha dos olhos corresponda a 2/3 a altura da tela. Outros órgãos indicam que a altura deva ser entre 0,90 e 1,10m, mas na prática você pode considerar o meio da tela na linha dos olhos.
Assim como escolhemos a televisão pela tecnologia, escolhemos o sofá pelo conforto e design. Para quartos e salas pequenos recomenda-se telas com até 32 polegadas. Já para quartos e salas maiores, pode-se escolher TVs entre 37 e 42 polegadas.
Alguns profissionais sugerem uma fórmula que tem como base um cálculo proposto pelo SMPTE. Multiplique as polegadas da TV por 3,8, o resultado será a distância mínima indicada que o sofá deverá estar do televisor (o valor já está em centímetros).
Então, antes de escolher quantas polegadas a sua televisão nova vai ter, é bom saber direitinho qual é a distância que a TV tem que ficar, de acordo com o tamanho do seu cômodo. Para que você tenha uma visão confortável e consiga enxergar as imagens sem problemas, é necessário estar entre uma posição mínima e máxima da tela. Ou seja, a direção dos seus olhos deve estar alinhada bem no meio da tela.
Dica semanal da equipe de Segurança e Saúde Ocupacional do TCE-GO
Fonte: https://www.reliza.com.br
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
A TV, o sofá e a sua saúde |
A disposição errada dos aparelhos eletrônicos pode causar danos à visão e à audição. |
Por $nomeUsuarioPubli |
22/03/2022 |
Assistir a sua série ou programa favorito largado no sofá é ótimo, não é? Muitos acreditam que as regras da ergonomia sejam previstas somente para aplicação na área do trabalho. Mas uma postura correta e escolha adequada de um produto também interferem em nossa saúde. Por exemplo, você sabia que existe uma altura indicada para instalar a TV, bem como uma distância ideal entre o sofá e o eletrodoméstico? Quando escolhemos uma TV, com tantas opções no mercado, ficamos atentos para a tecnologia oferecida, smart TV, HD, 4K, digital, tamanho da tela, entre outros. Detalhes como a metragem correta entre a parede e o sofá devem ser considerados. Se você passa algumas horas em frente à televisão, sem a postura correta e com equipamentos desalinhados, certamente virá o desconforto e até dores. A altura da tela está associada ao ângulo de visão. Uma tela muito baixa fará com que seu pescoço incline para baixo e se for ao contrário, a tela muito alta, você terá que levantar a cabeça. Existem órgãos internacionais, como o Society of Motion Picture and Television Engineers (SMPTE), que aconselham que a linha dos olhos corresponda a 2/3 a altura da tela. Outros órgãos indicam que a altura deva ser entre 0,90 e 1,10m, mas na prática você pode considerar o meio da tela na linha dos olhos. Assim como escolhemos a televisão pela tecnologia, escolhemos o sofá pelo conforto e design. Para quartos e salas pequenos recomenda-se telas com até 32 polegadas. Já para quartos e salas maiores, pode-se escolher TVs entre 37 e 42 polegadas. Alguns profissionais sugerem uma fórmula que tem como base um cálculo proposto pelo SMPTE. Multiplique as polegadas da TV por 3,8, o resultado será a distância mínima indicada que o sofá deverá estar do televisor (o valor já está em centímetros). Então, antes de escolher quantas polegadas a sua televisão nova vai ter, é bom saber direitinho qual é a distância que a TV tem que ficar, de acordo com o tamanho do seu cômodo. Para que você tenha uma visão confortável e consiga enxergar as imagens sem problemas, é necessário estar entre uma posição mínima e máxima da tela. Ou seja, a direção dos seus olhos deve estar alinhada bem no meio da tela.
Fonte: https://www.reliza.com.br
|
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
30 abr 2025 11:53:32 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
TCE-GO tem vagas para estágio em comunicação e design
Estudantes de publicidade, jornalismo e design gráfico podem concorrer
28 abr 2025 17:38:45 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Conselheiro comenta impacto das desigualdades na infância do semiárido
Fala ocorreu no lançamento do Pacto Paraibano pela Primeira Infância
28 abr 2025 14:31:29 calendar_today
person Leonardo Rocha Miranda
Projeto Sede de Aprender visitará escolas sem infraestrutura adequada
Tribunais de Contas e CNMP unem forças em ação nacional por água potável nas escolas
25 abr 2025 15:39:01 calendar_today
person Alexandre Alfaix de Assis
Conselheiro do TCE-GO faz visita técnica às instalações do Cora
Sebastião Tejota e servidores foram recebidos por representantes da Saúde e da Goinfra