Artigos detalham ações dos Tribunais de Contas no combate à desinformação à corrupção
Artigos detalham ações dos Tribunais de Contas no combate à desinformação à corrupção
Textos mostram como o controle externo tem contribuído contra as fake news e para a maior efetividade das políticas públicas
- person Alexandre Alfaix de Assis
- schedule 18/01/2023
- Atualizado em 19/01/2023
Os recentes ataques de radicais às instituições brasileiras, a atuação e a contribuição dos tribunais de contas para o fortalecimento da cidadania e da democracia são temas de dois artigos publicados ontem (17/jan) pelos jornais O Estado de São Paulo e Correio Braziliense.
Sob o título “O poder da desinformação e o dever da administração pública”, o conselheiro Cezar Miola, do TCE do Rio Grande do Sul e presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), aborda o comportamento de grupos radicais que, mediante difusão de teorias da conspiração, discursos de ódio e fake news, conseguiram arregimentar milhares de pessoas para os atos de vandalismo e tentativa de golpe em Brasília, na última semana.
Cezar Miola fala sobre a atuação do Tribunal de Contas da União que detectou o uso de recursos públicos para, a pretexto de atender o princípio da publicidade dos atos oficiais, transferir recursos para plataformas digitais associadas à disseminação de fake news. Clique AQUI e confira a íntegra desse artigo.
O segundo artigo é de autoria dos conselheiros Edilson de Souza Silva, Sebastião Carlos Ranna de Macedo e Jaylson Campelo, vice-presidente e diretores da Atricon, veiculado no Correio Braziliense sob o título “Falsa contradição”. Referem-se ao que definem como o maior desafio e ao mesmo tempo o maior trunfo dos tribunais de contas no afã de combater a corrupção e contribuir para o aperfeiçoamento da administração pública, que é a autonomia para o exercício de suas competências.
Os autores enfocam as inovações adotadas pelo controle externo, como a recente convergência nacional pela indução da melhoria e maior efetividade das políticas públicas, através das avaliações desses programas.
Texto: Antônio Gomes (Dicom/TCE-GO)
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
Artigos detalham ações dos Tribunais de Contas no combate à desinformação à corrupção |
Textos mostram como o controle externo tem contribuído contra as fake news e para a maior efetividade das políticas públicas |
Por $nomeUsuarioPubli |
19/01/2023 |
Os recentes ataques de radicais às instituições brasileiras, a atuação e a contribuição dos tribunais de contas para o fortalecimento da cidadania e da democracia são temas de dois artigos publicados ontem (17/jan) pelos jornais O Estado de São Paulo e Correio Braziliense. Sob o título “O poder da desinformação e o dever da administração pública”, o conselheiro Cezar Miola, do TCE do Rio Grande do Sul e presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), aborda o comportamento de grupos radicais que, mediante difusão de teorias da conspiração, discursos de ódio e fake news, conseguiram arregimentar milhares de pessoas para os atos de vandalismo e tentativa de golpe em Brasília, na última semana. Cezar Miola fala sobre a atuação do Tribunal de Contas da União que detectou o uso de recursos públicos para, a pretexto de atender o princípio da publicidade dos atos oficiais, transferir recursos para plataformas digitais associadas à disseminação de fake news. Clique AQUI e confira a íntegra desse artigo. O segundo artigo é de autoria dos conselheiros Edilson de Souza Silva, Sebastião Carlos Ranna de Macedo e Jaylson Campelo, vice-presidente e diretores da Atricon, veiculado no Correio Braziliense sob o título “Falsa contradição”. Referem-se ao que definem como o maior desafio e ao mesmo tempo o maior trunfo dos tribunais de contas no afã de combater a corrupção e contribuir para o aperfeiçoamento da administração pública, que é a autonomia para o exercício de suas competências. Os autores enfocam as inovações adotadas pelo controle externo, como a recente convergência nacional pela indução da melhoria e maior efetividade das políticas públicas, através das avaliações desses programas. Texto: Antônio Gomes (Dicom/TCE-GO)
|
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
03 jul 2025 12:57:28 calendar_today
person Leonardo Rocha Miranda
Segundo dia de troca de experiências com servidores do TC-DF
Objetivo é estreitar os laços em busca de ações de cooperação
02 jul 2025 17:37:49 calendar_today
person Leonardo Rocha Miranda
TCE-GO compartilha experiências com servidores do TC-DF
Objetivo é estreitar os laços em busca de ações de cooperação
02 jul 2025 08:58:30 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
TCE-GO conclui levantamento inédito que avalia efetividade da gestão estadual
Índice apurado é de 72,41%. Tribunal expede recomendações
01 jul 2025 18:06:07 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Durante mesa técnica em obras da GO-210, TCE-GO determina adequações
Técnica de pavimentação do trecho utiliza concreto na composição