Atricon inicia novo ciclo de avaliação da transparência ativa de cerca de 11 mil portais públicos em todo o Brasil
Atricon inicia novo ciclo de avaliação da transparência ativa de cerca de 11 mil portais públicos em todo o Brasil
O cronograma da avaliação prevê o exame amostral dos portais certificáveis com os níveis diamante, ouro e prata
- person Bruno Eduardo Balduino de Souza
- schedule 26/03/2024
A Direção da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), reunida no Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) no dia 11 de março, aprovou os regulamentos e o cronograma que orientarão a realização do novo ciclo de avaliação da transparência ativa dos Poderes e órgãos públicos de todo o país em 2024. A coordenação-geral do programa é exercida pelo Conselheiro Antonio Joaquim, no âmbito da Vice-Presidência de Desenvolvimento do Controle Externo da Atricon, liderada pelo Conselheiro Sebastião Carlos Ranna de Macedo.
A grande novidade para este ciclo é que, em regra, foram preservados os critérios de transparência adotados no ciclo 2023, para que sirvam de linha de base para medir a evolução dos resultados ao longo dos períodos. Todos eles constam detalhados na edição atualizada da cartilha Acesso à informação na prática: orientações para cidadãos, gestores públicos e Tribunais de Contas e na Matriz de critérios de transparência pública, que incorporam melhorias textuais para facilitar a interpretação do conteúdo e a aplicação da avaliação.
O Sistema Avalia, utilizado para recepcionar os dados das avaliações, também foi atualizado, incorporando uma série de melhorias na automatização do fluxo do processo.
O cronograma da avaliação prevê as etapas que devem ser cumpridas pelos partícipes durante o exercício de 2024, com destaque para as avaliações preliminares a serem realizadas pelos controladores internos dos Poderes e órgãos (29/abr a 17/mai) e a validação dos portais certificáveis pelos tribunais de contas (20/mai a 09/ago). Em ambos os casos, a recomendação da Atricon aos tribunais de contas e ao Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) é de que haja amplo envolvimento dos controladores internos, no intuito de engajá-los na busca pelo permanente cumprimento das regras de transparência pública.
Após essa etapa, o cronograma da avaliação prevê o exame amostral dos portais certificáveis com os níveis diamante, ouro e prata por equipe designada pela Atricon (12/ago a 14/out). Essa medida busca assegurar maior uniformidade às avaliações, especialmente pelo fato de o projeto abranger 33 TCs e cerca de 11 mil poderes e órgãos em todo o país.
Na sequência, a Atricon providenciará a consolidação e a análise dos resultados, seguida da ampla divulgação no Radar da Transparência Pública (07/out a 14/nov). Após, a Atricon e os TCs concederão selos de Qualidade em Transparência Pública para os poderes e órgãos que atenderem os requisitos mínimos definidos para os níveis diamante, ouro e prata.
O conteúdo de todos esses regulamentos foi apresentado de modo detalhado aos técnicos dos TCs em treinamento realizado pela Atricon nos dias 12 a 14 de maio, no TCE-SC. Cada tribunal se encarregará de repassá-lo aos controladores internos sujeitos às respectivas jurisdições antes do início das avaliações.
Programa Nacional de Transparência Pública
O PNTP conta com a adesão formal de 100% dos tribunais de contas desde a sua edição piloto, em 2022, e tem como objetivo padronizar, orientar, estimular, induzir e fiscalizar a transparência de Poderes e órgãos públicos de todo o país. O programa é realizado pela Atricon, pelo TCE-MT e pelo TCU e conta com o apoio institucional do Instituto Rui Barbosa (IRB), do Conselho Nacional de Presidentes de Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira de Tribunais de Contas de Municípios (Abracom), da Associación de Entidades Oficiales de Control Publico del Mercosur (Asur), da Associação dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e do Conaci.
A divulgação dos resultados ocorre sobretudo no Radar da Transparência Pública, desenvolvido pelo TCE-MT, o maior portal de acesso a informações públicas do Brasil. Essa ferramenta divulga os índices de transparência ativa de poderes e órgãos públicos de todo o país e os critérios de transparência que são (ou não) atendidos em cada portal. Além disso, serve de canal de entrada para todos os portais que tenham participado do levantamento, facilitando a pesquisa e o acesso aos dados pelos interessados diretamente na fonte.
Fonte: Atricon
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
Atricon inicia novo ciclo de avaliação da transparência ativa de cerca de 11 mil portais públicos em todo o Brasil |
O cronograma da avaliação prevê o exame amostral dos portais certificáveis com os níveis diamante, ouro e prata |
Por $nomeUsuarioPubli |
A Direção da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), reunida no Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) no dia 11 de março, aprovou os regulamentos e o cronograma que orientarão a realização do novo ciclo de avaliação da transparência ativa dos Poderes e órgãos públicos de todo o país em 2024. A coordenação-geral do programa é exercida pelo Conselheiro Antonio Joaquim, no âmbito da Vice-Presidência de Desenvolvimento do Controle Externo da Atricon, liderada pelo Conselheiro Sebastião Carlos Ranna de Macedo. A grande novidade para este ciclo é que, em regra, foram preservados os critérios de transparência adotados no ciclo 2023, para que sirvam de linha de base para medir a evolução dos resultados ao longo dos períodos. Todos eles constam detalhados na edição atualizada da cartilha Acesso à informação na prática: orientações para cidadãos, gestores públicos e Tribunais de Contas e na Matriz de critérios de transparência pública, que incorporam melhorias textuais para facilitar a interpretação do conteúdo e a aplicação da avaliação. O Sistema Avalia, utilizado para recepcionar os dados das avaliações, também foi atualizado, incorporando uma série de melhorias na automatização do fluxo do processo. O cronograma da avaliação prevê as etapas que devem ser cumpridas pelos partícipes durante o exercício de 2024, com destaque para as avaliações preliminares a serem realizadas pelos controladores internos dos Poderes e órgãos (29/abr a 17/mai) e a validação dos portais certificáveis pelos tribunais de contas (20/mai a 09/ago). Em ambos os casos, a recomendação da Atricon aos tribunais de contas e ao Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) é de que haja amplo envolvimento dos controladores internos, no intuito de engajá-los na busca pelo permanente cumprimento das regras de transparência pública. Após essa etapa, o cronograma da avaliação prevê o exame amostral dos portais certificáveis com os níveis diamante, ouro e prata por equipe designada pela Atricon (12/ago a 14/out). Essa medida busca assegurar maior uniformidade às avaliações, especialmente pelo fato de o projeto abranger 33 TCs e cerca de 11 mil poderes e órgãos em todo o país. Na sequência, a Atricon providenciará a consolidação e a análise dos resultados, seguida da ampla divulgação no Radar da Transparência Pública (07/out a 14/nov). Após, a Atricon e os TCs concederão selos de Qualidade em Transparência Pública para os poderes e órgãos que atenderem os requisitos mínimos definidos para os níveis diamante, ouro e prata. O conteúdo de todos esses regulamentos foi apresentado de modo detalhado aos técnicos dos TCs em treinamento realizado pela Atricon nos dias 12 a 14 de maio, no TCE-SC. Cada tribunal se encarregará de repassá-lo aos controladores internos sujeitos às respectivas jurisdições antes do início das avaliações.
Programa Nacional de Transparência Pública
O PNTP conta com a adesão formal de 100% dos tribunais de contas desde a sua edição piloto, em 2022, e tem como objetivo padronizar, orientar, estimular, induzir e fiscalizar a transparência de Poderes e órgãos públicos de todo o país. O programa é realizado pela Atricon, pelo TCE-MT e pelo TCU e conta com o apoio institucional do Instituto Rui Barbosa (IRB), do Conselho Nacional de Presidentes de Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira de Tribunais de Contas de Municípios (Abracom), da Associación de Entidades Oficiales de Control Publico del Mercosur (Asur), da Associação dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e do Conaci. A divulgação dos resultados ocorre sobretudo no Radar da Transparência Pública, desenvolvido pelo TCE-MT, o maior portal de acesso a informações públicas do Brasil. Essa ferramenta divulga os índices de transparência ativa de poderes e órgãos públicos de todo o país e os critérios de transparência que são (ou não) atendidos em cada portal. Além disso, serve de canal de entrada para todos os portais que tenham participado do levantamento, facilitando a pesquisa e o acesso aos dados pelos interessados diretamente na fonte. Fonte: Atricon |
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
03 set 2025 14:50:36 calendar_today
person Sabryna Moreno Da Silva
TCE-GO compartilha experiência em avaliação de políticas públicas durante evento
Painel de discussão integra programação do segundo dia do encontro
03 set 2025 14:43:32 calendar_today
person Leonardo Rocha Miranda
Estão abertas as inscrições para o 4º Congresso Internacional dos Tribunais de Contas
O encontro do controle externo da América Latina vai compartilhar experiências, debater e refletir sobre os grandes desafios da área
03 set 2025 14:42:21 calendar_today
person Sabryna Moreno Da Silva
TCE-GO sedia 2º Seminário Estadual de Transformação Digital
Evento visa fomentar um serviço público mais eficiente, acessível e centrado no cidadão
02 set 2025 16:24:52 calendar_today
person Sabryna Moreno Da Silva
Inteligência artificial do TCE-GO recebe prêmio de Inovação do Setor Público de Goiás
IAGO conquistou 2º lugar na categoria "Inovação em Outras Instituições Públicas"