Auditoria do TCE-GO propõe melhorias para o Proescola
Auditoria do TCE-GO propõe melhorias para o Proescola
Recomendações vão desde atualização legislativa até capacitação dos membros dos conselhos escolares
- person Alexandre Alfaix de Assis
- schedule 14/04/2023
Depois de realizar auditoria operacional na execução do Programa Estadual Dinheiro Direto na Escola (Proescola), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO) apontou uma série de recomendações visando ao aperfeiçoamento da rede estadual de ensino. A fiscalização abrangeu o período de janeiro de 2020 a julho de 2022, envolvendo um volume de recursos da ordem de quase R$ 145 milhões.
O relatório de auditoria, aprovado em sessão plenária concluída na quinta-feira (13/abr), com acórdão relatado pela conselheira Carla Santillo, concede prazo de 30 dias para que a secretária de Educação, Fátima Gavioli, apresente ao TCE-GO um plano de ação contendo cronograma de adoção das medidas sugeridas ou aponte ações alternativas que resultem nos propósitos desejados, atacando os “achados de auditoria” (ver quadro ao final da matéria).
O Tribunal propõe que a Seduc promova estudo acerca da necessidade em se atualizar a lei estadual, que institui o Proescola (Lei nº 13.666/2000), de modo a contemplar os projetos Reformar, Conectar e Equipar (achado 1), e promova um monitoramento contínuo, tempestivo e eficaz, no sentido de observar o desempenho físico e financeiro, bem como acompanhe o alcance das metas do Proescola (achado 2).
Também sugere que os conselhos escolares elaborem seus estatutos de modo formal e que a Seduc procure conscientizar os membros dos conselhos sobre seu papel no processo de aplicação dos recursos do Proescola, bem como na tomada de decisões, garantindo sua atuação efetiva e o envolvimento da comunidade escolar nas principais decisões que envolvam a administração das instituições educacionais (achado 3).
Que elabore plano de capacitação específico aos membros dos conselhos, orientando e capacitando para o desempenho de suas atribuições (achado 4) e disponibilize em seu site informações relativas ao repasse dos recursos, sua aplicação e prestação de contas com detalhamento, adimplência/inadimplência relativo ao Proescola (achado 5).
Confira os achados da equipe de auditoria |
|
1 |
Utilização de empenhos em diversas ações orçamentárias para os programas Reformar, Equipar e Conectar, desconsiderando a ação específica do Proescola |
2 |
Fragilidade do acompanhamento e monitoramento |
3 |
Fragilidade na atuação dos conselhos escolares |
4 |
Ausência de capacitação específica aos membros dos conselhos escolares |
5 |
Deficiência na divulgação das informações referentes ao Proescola |
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
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Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
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Depois de realizar auditoria operacional na execução do Programa Estadual Dinheiro Direto na Escola (Proescola), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO) apontou uma série de recomendações visando ao aperfeiçoamento da rede estadual de ensino. A fiscalização abrangeu o período de janeiro de 2020 a julho de 2022, envolvendo um volume de recursos da ordem de quase R$ 145 milhões. O relatório de auditoria, aprovado em sessão plenária concluída na quinta-feira (13/abr), com acórdão relatado pela conselheira Carla Santillo, concede prazo de 30 dias para que a secretária de Educação, Fátima Gavioli, apresente ao TCE-GO um plano de ação contendo cronograma de adoção das medidas sugeridas ou aponte ações alternativas que resultem nos propósitos desejados, atacando os “achados de auditoria” (ver quadro ao final da matéria). O Tribunal propõe que a Seduc promova estudo acerca da necessidade em se atualizar a lei estadual, que institui o Proescola (Lei nº 13.666/2000), de modo a contemplar os projetos Reformar, Conectar e Equipar (achado 1), e promova um monitoramento contínuo, tempestivo e eficaz, no sentido de observar o desempenho físico e financeiro, bem como acompanhe o alcance das metas do Proescola (achado 2). Também sugere que os conselhos escolares elaborem seus estatutos de modo formal e que a Seduc procure conscientizar os membros dos conselhos sobre seu papel no processo de aplicação dos recursos do Proescola, bem como na tomada de decisões, garantindo sua atuação efetiva e o envolvimento da comunidade escolar nas principais decisões que envolvam a administração das instituições educacionais (achado 3). Que elabore plano de capacitação específico aos membros dos conselhos, orientando e capacitando para o desempenho de suas atribuições (achado 4) e disponibilize em seu site informações relativas ao repasse dos recursos, sua aplicação e prestação de contas com detalhamento, adimplência/inadimplência relativo ao Proescola (achado 5).
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