Cautelar do Tribunal de Contas suspende licitação da GoiásFomento
Cautelar do Tribunal de Contas suspende licitação da GoiásFomento
Agência estatal quer contratar empresa para emissão e administrações de cartões pré-pagos
- person Bruno Eduardo Balduino de Souza
- schedule 08/08/2024
Medida cautelar do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) suspendeu temporariamente uma licitação da Agência de Fomento de Goiás S/A (GoiásFomento), para contratação de empresa especializada em, dentre outros serviços, meios de pagamento, administração, emissão de cartões de chip de segurança, na modalidade pré-pago. A contratação se daria pelo modelo pregão eletrônico e seria aberta em 1º de agosto último.
A suspensão decorreu de representação apresentada à Ouvidoria do TCE-GO, indicando supostas irregularidades no procedimento. O relator do processo, Conselheiro Edson Ferrari, após verificação das condições para deferimento da medida cautelar (fumaça do bom direito e risco da demora e de danos ao erário), deferiu a liminar com efeito imediato. Em seguida, o processo foi submetido ao Pleno, na sessão desta quarta-feira (07/ago), que homologou a liminar.
O denunciante alegou o não conhecimento, pelo licitante, de recurso apresentado; habilitação de licitante sem a devida qualificação técnica, ausência de encaminhamento e manifestação de autoridade hierárquica superior, ferindo disposição da lei licitatória; e, não cumprimento da inteligência do artigo 4º, § 1º da Lei 14.133/21.
O Ministério Público de Contas opinou pelo recebimento e a procedência da denúncia, inabilitação da licitante denunciada e a confirmação da medida cautelar.
Em seu voto, o Conselheiro relator anotou a legitimidade do denunciante para apresentar representação junto ao TCE-GO. Verificou ainda a situação de urgência e os requisitos indispensáveis para a concessão da concessão medida.
Assim, a decisão homologada suspendeu temporariamente o procedimento, na fase em que se encontra. Serão intimados do acórdão, entre outros, o diretor-presidente da GoiásFomento, o presidente da Comissão Permanente de Licitação e o pregoeiro da referida agência, para apresentação de razões de defesa.
Texto: Antônio Gomes
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
Cautelar do Tribunal de Contas suspende licitação da GoiásFomento |
Agência estatal quer contratar empresa para emissão e administrações de cartões pré-pagos |
Por $nomeUsuarioPubli |
Medida cautelar do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) suspendeu temporariamente uma licitação da Agência de Fomento de Goiás S/A (GoiásFomento), para contratação de empresa especializada em, dentre outros serviços, meios de pagamento, administração, emissão de cartões de chip de segurança, na modalidade pré-pago. A contratação se daria pelo modelo pregão eletrônico e seria aberta em 1º de agosto último. A suspensão decorreu de representação apresentada à Ouvidoria do TCE-GO, indicando supostas irregularidades no procedimento. O relator do processo, Conselheiro Edson Ferrari, após verificação das condições para deferimento da medida cautelar (fumaça do bom direito e risco da demora e de danos ao erário), deferiu a liminar com efeito imediato. Em seguida, o processo foi submetido ao Pleno, na sessão desta quarta-feira (07/ago), que homologou a liminar. O denunciante alegou o não conhecimento, pelo licitante, de recurso apresentado; habilitação de licitante sem a devida qualificação técnica, ausência de encaminhamento e manifestação de autoridade hierárquica superior, ferindo disposição da lei licitatória; e, não cumprimento da inteligência do artigo 4º, § 1º da Lei 14.133/21. O Ministério Público de Contas opinou pelo recebimento e a procedência da denúncia, inabilitação da licitante denunciada e a confirmação da medida cautelar. Em seu voto, o Conselheiro relator anotou a legitimidade do denunciante para apresentar representação junto ao TCE-GO. Verificou ainda a situação de urgência e os requisitos indispensáveis para a concessão da concessão medida. Assim, a decisão homologada suspendeu temporariamente o procedimento, na fase em que se encontra. Serão intimados do acórdão, entre outros, o diretor-presidente da GoiásFomento, o presidente da Comissão Permanente de Licitação e o pregoeiro da referida agência, para apresentação de razões de defesa. Texto: Antônio Gomes |
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
13 jun 2025 15:35:21 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Programa Rede Nascer em Goiás é apresentado ao Comitê da Primeira Infância
Reunião também tratou de um guia e outras iniciativas para inclusão da infância no PPA
13 jun 2025 14:23:04 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
TCE-GO aplica multa a servidores da Iquego por irregularidades em pregão
Decisão considera ter havido prejuízo ao princípio da competitividade
13 jun 2025 13:13:32 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Autorregulação setorial é debatida em congresso de direito econômico
Conselheiro do TCE-GO destacou que conformidade dos serviços deve ter foco no cidadão
12 jun 2025 16:44:40 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
TCE-GO verifica descumprimento de normas de pavimentação em obra da GO-184
Trecho fiscalizado tem 91 quilômetros de extensão