Cobrança de multa e de débitos regulamentada no TCE-GO
Cobrança de multa e de débitos regulamentada no TCE-GO
O controle e o acompanhamento das decisões ficam a cargo do Serviço de Controle das Deliberações, ligado à Secretaria Geral
- person Vinicius Teles de Oliveira
- schedule 03/03/2021
- Atualizado em 23/03/2022
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO) regulamentou os procedimentos de controle e acompanhamento do cumprimento das decisões que resultem em aplicação de multa e imputação de débitos aos órgãos fiscalizados, bem como o processamento da atualização monetária e dos juros de mora, se for o caso, dos valores da dívida. A medida foi aprovada por meio da Resolução Normativa nº 01/2021, relatada pelo conselheiro Celmar Rech e aprovada na sessão plenária virtual concluída na última quinta-feira, com publicação no Diário Eletrônico de Contas de hoje (02/mar).
A normativa estabelece que o percentual aplicado para as multas deve incidir sobre o valor de referência à época da publicação do respectivo acórdão. Também ficou definido que os débitos referentes a ressarcimentos ao erário deverão ser recolhidos diretamente na conta do Tesouro Estadual, através de Documento de Arrecadação Estadual (DARE), disponibilizado no endereço eletrônico da Secretaria da Economia.
Já as multas impostas por decisão do TCE-GO serão quitadas mediante boletos bancários emitidos no endereço eletrônico do próprio Tribunal de Contas (www.tce.go.gov.br). Os valores atinentes às multas serão revertidos em favor do Fundo de Modernização do Tribunal.
De acordo com o documento, diante da imputação de débito ou multa, o responsável será intimado para quitar os valores, devendo comprovar o seu recolhimento junto ao Tribunal de Contas ou apresentar recurso. Não recolhida a multa ou débito no prazo estipulado, será expedida a Certidão de Título Executivo para que seja promovida, por meio de processo administrativo de cobrança, a inscrição dos gestores públicos multados ou condenados na Dívida Ativa do Estado e sua respectiva inclusão no Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais (Cadin Estadual), bem como o protesto extrajudicial dos valores não recolhidos.
O Serviço de Controle das Deliberações do TCE-GO realizará o acompanhamento do processo de cobrança, registrando nos autos e no sistema informatizado as ocorrências pertinentes.
Confira, no DEC, a íntegra da Resolução Normativa nº 01/2021.
Texto: Alexandre Alfaix
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
Cobrança de multa e de débitos regulamentada no TCE-GO |
O controle e o acompanhamento das decisões ficam a cargo do Serviço de Controle das Deliberações, ligado à Secretaria Geral |
Por $nomeUsuarioPubli |
23/03/2022 |
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO) regulamentou os procedimentos de controle e acompanhamento do cumprimento das decisões que resultem em aplicação de multa e imputação de débitos aos órgãos fiscalizados, bem como o processamento da atualização monetária e dos juros de mora, se for o caso, dos valores da dívida. A medida foi aprovada por meio da Resolução Normativa nº 01/2021, relatada pelo conselheiro Celmar Rech e aprovada na sessão plenária virtual concluída na última quinta-feira, com publicação no Diário Eletrônico de Contas de hoje (02/mar). A normativa estabelece que o percentual aplicado para as multas deve incidir sobre o valor de referência à época da publicação do respectivo acórdão. Também ficou definido que os débitos referentes a ressarcimentos ao erário deverão ser recolhidos diretamente na conta do Tesouro Estadual, através de Documento de Arrecadação Estadual (DARE), disponibilizado no endereço eletrônico da Secretaria da Economia. Já as multas impostas por decisão do TCE-GO serão quitadas mediante boletos bancários emitidos no endereço eletrônico do próprio Tribunal de Contas (www.tce.go.gov.br). Os valores atinentes às multas serão revertidos em favor do Fundo de Modernização do Tribunal. De acordo com o documento, diante da imputação de débito ou multa, o responsável será intimado para quitar os valores, devendo comprovar o seu recolhimento junto ao Tribunal de Contas ou apresentar recurso. Não recolhida a multa ou débito no prazo estipulado, será expedida a Certidão de Título Executivo para que seja promovida, por meio de processo administrativo de cobrança, a inscrição dos gestores públicos multados ou condenados na Dívida Ativa do Estado e sua respectiva inclusão no Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais (Cadin Estadual), bem como o protesto extrajudicial dos valores não recolhidos. O Serviço de Controle das Deliberações do TCE-GO realizará o acompanhamento do processo de cobrança, registrando nos autos e no sistema informatizado as ocorrências pertinentes. Confira, no DEC, a íntegra da Resolução Normativa nº 01/2021. Texto: Alexandre Alfaix |
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
23 mai 2025 14:12:41 calendar_today
person Alexandre Alfaix de Assis
Tribunais de contas fiscalizam escolas para avaliar saneamento
Órgãos de controle vão visitar escolas em todo o Brasil para verificar abastecimento de água, saneamento e banheiros
23 mai 2025 09:12:27 calendar_today
person Leonardo Rocha Miranda
Congresso Internacional dos Tribunais de Contas terá lançamento de revista científica
Edital de chamada de trabalhos foi lançado e tem quatro eixos temáticos
23 mai 2025 09:00:58 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
TCE-GO inspeciona estrutura física e operacional da Polícia Científica
Auditores concluem visitas a unidades regionais. Relatório final está previsto para o próximo mês
22 mai 2025 17:54:11 calendar_today
person Leonardo Rocha Miranda
Servidores participam de capacitação para uso de ferramenta de mapeamento em rodovias
O equipamento aumentará a efetividade de fiscalizações