Controle social como exercício de cidadania
Controle social como exercício de cidadania
Controlador-geral do Estado compreende a auditoria cívica como estímulo à responsabilidade com os bens públicos
- person Vinicius Teles de Oliveira
- schedule 25/09/2019
- Atualizado em 23/03/2022
A integração da sociedade na fiscalização dos recursos públicos é mecanismo fundamental para a consolidação do exercício da cidadania e da democracia, efetivando portanto, o controle social. O controlador-geral do Estado de Goiás, Henrique Ziller, abordou este tema em sua palestra durante o 3º Seminário Goiano de Ouvidorias realizado nesta quarta-feira (25/set) no Tribunal de Contas do Estado de Goiás.
Com a apresentação de iniciativas de auditoria cívica como o “Estudantes de Atitude” e o “Auditoria Cívica na Saúde”, Henrique Ziller enfatizou a necessidade em incentivar o engajamento social para o aprimoramento da administração pública. Para ele, a atuação dos órgãos públicos de controle possui uma efetividade limitada, sendo necessário o envolvimento da população no monitoramento dos recursos e das políticas públicas.
O pouco interesse na participação política tem como consequência, segundo o controlador-geral, a carência do compromisso social com o que pertence a todos. O palestrante aponta que a baixa utilização dos canais de comunicação das ouvidorias é um dos efeitos decorrentes desta conjuntura.
O projeto “Estudantes de Atitude”, recém apresentado pela Controladoria-Geral do Estado, mencionado por Henrique Ziller, desenvolve a proatividade dos estudantes como fiscalizadores dos bens públicos do ambiente escolar. Deste modo, consolida-se o pertencimento dos jovens em relação à escola.
Texto: Lucas Afonso (Estagiário – Convênio CIEE/UFG/TCE-GO)
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
Controle social como exercício de cidadania |
Controlador-geral do Estado compreende a auditoria cívica como estímulo à responsabilidade com os bens públicos |
Por $nomeUsuarioPubli |
23/03/2022 |
A integração da sociedade na fiscalização dos recursos públicos é mecanismo fundamental para a consolidação do exercício da cidadania e da democracia, efetivando portanto, o controle social. O controlador-geral do Estado de Goiás, Henrique Ziller, abordou este tema em sua palestra durante o 3º Seminário Goiano de Ouvidorias realizado nesta quarta-feira (25/set) no Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Com a apresentação de iniciativas de auditoria cívica como o “Estudantes de Atitude” e o “Auditoria Cívica na Saúde”, Henrique Ziller enfatizou a necessidade em incentivar o engajamento social para o aprimoramento da administração pública. Para ele, a atuação dos órgãos públicos de controle possui uma efetividade limitada, sendo necessário o envolvimento da população no monitoramento dos recursos e das políticas públicas. O pouco interesse na participação política tem como consequência, segundo o controlador-geral, a carência do compromisso social com o que pertence a todos. O palestrante aponta que a baixa utilização dos canais de comunicação das ouvidorias é um dos efeitos decorrentes desta conjuntura. O projeto “Estudantes de Atitude”, recém apresentado pela Controladoria-Geral do Estado, mencionado por Henrique Ziller, desenvolve a proatividade dos estudantes como fiscalizadores dos bens públicos do ambiente escolar. Deste modo, consolida-se o pertencimento dos jovens em relação à escola. Texto: Lucas Afonso (Estagiário – Convênio CIEE/UFG/TCE-GO) |
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
06 jun 2025 16:21:45 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
TCE-GO faz visita técnica para avaliar projeto de obra em trecho da GO-236
Pontos críticos identificados serão debatidos junto à Goinfra
05 jun 2025 16:53:12 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
TCE-GO sedia treinamento de ética da Agehab
Vice-presidente do Tribunal discursou na abertura do evento
05 jun 2025 15:04:02 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Conselheiros de TCs brasileiros fazem capacitação em Harvard
O tema é a importância da atenção à primeira infância
05 jun 2025 14:24:02 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
TCE-GO reajusta valor de alçada para tomadas de contas especiais
Atualização levou em conta o IPCA e atende à determinação legal