Escola de Controle Externo aprova plano de capacitações para o biênio
Escola de Controle Externo aprova plano de capacitações para o biênio
Capacitações permanentes e pontuais estão previstas no documento
- person Alexandre Alfaix de Assis
- schedule 20/05/2025
A Escola Superior de Controle Externo (Escoex) Aélson Nascimento, do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), publicou hoje (20/mai) no Diário Eletrônico de Contas seu Plano Diretor de Desenvolvimento de Competências (PDDC) de 2025-2026. O documento vai orientar a atuação da unidade para a capacitação e aprimoramento das competências dos membros, servidores, terceirizados e jurisdicionados do TCE-GO, além da sociedade civil.
O plano prevê a realização de programas de capacitação permanentes que a Escoex deve desenvolver ao longo do biênio, podendo, em alguns casos, ser estendidos para períodos posteriores. Entre as qualificações previstas estão o desenvolvimento de lideranças, integração e ambientação de novos servidores, atualização em auditorias e em ética e integridade.
Também estão contempladas capacitações pontuais, realizadas uma única vez, com possibilidade de repetição adequando conforme a necessidade institucional nas seguintes áreas: Linguagem Técnica e Oficial, Cidadania e Controle Social, Gestão do Conhecimento, Informações Estratégicas para o Controle Externo, Nivelamento Tecnológico, Atualização Legislativa, Políticas Públicas, Liderança Feminina e Aperfeiçoamento Contínuo e Produtividade.
O PDDC destaca ainda a realização de cursos dirigidos especificamente ao Sistema de Gestão Integrado (SGI) do Tribunal, com vistas ao atendimento dos critérios das certificações ISO nas áreas de Visão Sistêmica e o SGI, Sustentabilidade, Segurança da Informação e Antissuborno e Integridade.
O TCE-GO também estabelece parcerias com universidades para formação acadêmica suplementar, oferecendo cursos de pós-graduação lato e stricto sensu aos seus servidores e membros em áreas de interesse estratégico, promovendo a qualificação contínua. Para o biênio estão previstas cinco pós-graduações.
Outra ação relacionada à educação corporativa do TCE-GO é viabilizar a participação de servidores e membros em encontros nacionais relacionados às suas áreas de atuação. Essa participação ocorre sob demanda e depende da disponibilidade orçamentária.
Conheça a íntegra do Plano Diretor da Escoex no Diário Eletrônico de Contas de hoje (20/mai).
Texto: Alexandre Alfaix; Ilustração: Matheus Caires (estagiário IEL/TCE-GO/UFG)
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
Escola de Controle Externo aprova plano de capacitações para o biênio |
Capacitações permanentes e pontuais estão previstas no documento |
Por $nomeUsuarioPubli |
A Escola Superior de Controle Externo (Escoex) Aélson Nascimento, do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), publicou hoje (20/mai) no Diário Eletrônico de Contas seu Plano Diretor de Desenvolvimento de Competências (PDDC) de 2025-2026. O documento vai orientar a atuação da unidade para a capacitação e aprimoramento das competências dos membros, servidores, terceirizados e jurisdicionados do TCE-GO, além da sociedade civil. O plano prevê a realização de programas de capacitação permanentes que a Escoex deve desenvolver ao longo do biênio, podendo, em alguns casos, ser estendidos para períodos posteriores. Entre as qualificações previstas estão o desenvolvimento de lideranças, integração e ambientação de novos servidores, atualização em auditorias e em ética e integridade. Também estão contempladas capacitações pontuais, realizadas uma única vez, com possibilidade de repetição adequando conforme a necessidade institucional nas seguintes áreas: Linguagem Técnica e Oficial, Cidadania e Controle Social, Gestão do Conhecimento, Informações Estratégicas para o Controle Externo, Nivelamento Tecnológico, Atualização Legislativa, Políticas Públicas, Liderança Feminina e Aperfeiçoamento Contínuo e Produtividade. O PDDC destaca ainda a realização de cursos dirigidos especificamente ao Sistema de Gestão Integrado (SGI) do Tribunal, com vistas ao atendimento dos critérios das certificações ISO nas áreas de Visão Sistêmica e o SGI, Sustentabilidade, Segurança da Informação e Antissuborno e Integridade. O TCE-GO também estabelece parcerias com universidades para formação acadêmica suplementar, oferecendo cursos de pós-graduação lato e stricto sensu aos seus servidores e membros em áreas de interesse estratégico, promovendo a qualificação contínua. Para o biênio estão previstas cinco pós-graduações. Outra ação relacionada à educação corporativa do TCE-GO é viabilizar a participação de servidores e membros em encontros nacionais relacionados às suas áreas de atuação. Essa participação ocorre sob demanda e depende da disponibilidade orçamentária. Conheça a íntegra do Plano Diretor da Escoex no Diário Eletrônico de Contas de hoje (20/mai). Texto: Alexandre Alfaix; Ilustração: Matheus Caires (estagiário IEL/TCE-GO/UFG) |
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
02 out 2025 14:13:52 calendar_today
person Leonardo Rocha Miranda
TCE-GO tem cinco trabalhos selecionados para revista do Congresso Internacional dos Tribunais de Contas
Periódico será lançado durante evento que ocorre em dezembro
01 out 2025 17:35:25 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
TCE-GO sedia o 1º Encontro das Corregedorias de Goiás
Corregedora-geral abriu o evento e conselheira substituta ministrou palestra
30 set 2025 16:14:31 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Seminário aborda a transformação do TCE-GO com a chegada da IA
Evento encerrou a programação dos 73 anos de instalação do Tribunal
30 set 2025 15:39:36 calendar_today
person Leonardo Rocha Miranda
Projeto que avaliará saúde pública é apresentado em seminário
Gerente de Fiscalização do Eixo Social do TCE-GO apresentou iniciativa da Rede Integrar