Ex-conselheiros dão nomes a Sala de Conferências e Memorial Cultural
Ex-conselheiros dão nomes a Sala de Conferências e Memorial Cultural
Anísio de Souza e Waldyr Castro Quinta foram homenageados pelo Pleno do TCE-GO
- person Gustavo Alexandre Aires R. Lopes
- schedule 21/11/2018
- Atualizado em 22/03/2022
Depois de ter aprovado, na semana passada, homenagem à servidora recém-falecida Selva Cavalcanti para dar nome ao miniauditório do TCE-GO, o plenário aprovou hoje (21/nov) a Resolução Administrativa n° 12/2018, relatada pelo conselheiro Saulo Mesquita, denominando a Sala de Conferências de Conselheiro Anísio de Sousa e o Memorial Cultural de Conselheiro Waldyr Castro Quinta.
Familiares dos homenageados estavam presentes na sessão, como Ricardo de Souza Lobo, filho de Anísio, e Rodrigo Carlos de Castro, sobrinho de Waldyr, que usou da palavra para destacar a biografia de seu tio, que atuou no TCE-GO como conselheiro entre 1962 e 1990, tendo presidido a casa por oito vezes. Rodrigo contou que Quinta se destacava como constitucionalista, tendo inclusive sido relator do texto constituinte de 1967. “Foi cronista de vários jornais e participou da criação de várias normativas do TCE-GO, inclusive a nossa lei orgânica, que possibilitou o atual desenvolvimento, notadamente nas últimas gestões”.
Na sua fala, Rodrigo Castro destacou servidores formados no gabinete de Waldyr Quinta, como Teotônio França, Pérsio Pedroso, José Gilberto, Aelson Nascimento, Hugo Silveira, Goiandi Lopes, Fernando Xavier, além dele próprio. “Os servidores para ele tinham real importância. Ele os tratava com dignidade, desde o porteiro até o mais graduado, sabia que sem os servidores o Tribunal não existiria, por isso não media esforços para valorizá-los”, afirmou.
Waldyr Quinta nasceu em Caldas Novas em 1920. Foi um dos fundadores da PUC-GO, então Universidade Católica, e professor de Direito Constitucional da UFG. Foi prefeito da cidade de Goiás e deputado estadual. Ocupou diversas secretarias estaduais, inclusive a chefia de Gabinete Civil do ex-governador Henrique Santillo. Morreu em 2006.
Anísio de Souza nasceu em Pirenópolis-GO. Formou-se em Direito pela Universidade Católica de Goiás. Foi professor, fundador do Instituto Dom Abel, juiz de paz, assessor jurídico da Prefeitura de Goiânia e de várias do interior, deputado estadual, deputado federal, vice-líder do Governo na Câmara dos Deputados, secretário de Estado do Interior e Justiça. Foi nomeado para o Tribunal de Contas em 1983, tendo presidido a casa em 1988 e aposentou-se em 1990. Morreu em 2014.
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
Ex-conselheiros dão nomes a Sala de Conferências e Memorial Cultural |
Anísio de Souza e Waldyr Castro Quinta foram homenageados pelo Pleno do TCE-GO |
Por $nomeUsuarioPubli |
22/03/2022 |
Depois de ter aprovado, na semana passada, homenagem à servidora recém-falecida Selva Cavalcanti para dar nome ao miniauditório do TCE-GO, o plenário aprovou hoje (21/nov) a Resolução Administrativa n° 12/2018, relatada pelo conselheiro Saulo Mesquita, denominando a Sala de Conferências de Conselheiro Anísio de Sousa e o Memorial Cultural de Conselheiro Waldyr Castro Quinta. Familiares dos homenageados estavam presentes na sessão, como Ricardo de Souza Lobo, filho de Anísio, e Rodrigo Carlos de Castro, sobrinho de Waldyr, que usou da palavra para destacar a biografia de seu tio, que atuou no TCE-GO como conselheiro entre 1962 e 1990, tendo presidido a casa por oito vezes. Rodrigo contou que Quinta se destacava como constitucionalista, tendo inclusive sido relator do texto constituinte de 1967. “Foi cronista de vários jornais e participou da criação de várias normativas do TCE-GO, inclusive a nossa lei orgânica, que possibilitou o atual desenvolvimento, notadamente nas últimas gestões”. Na sua fala, Rodrigo Castro destacou servidores formados no gabinete de Waldyr Quinta, como Teotônio França, Pérsio Pedroso, José Gilberto, Aelson Nascimento, Hugo Silveira, Goiandi Lopes, Fernando Xavier, além dele próprio. “Os servidores para ele tinham real importância. Ele os tratava com dignidade, desde o porteiro até o mais graduado, sabia que sem os servidores o Tribunal não existiria, por isso não media esforços para valorizá-los”, afirmou. Waldyr Quinta nasceu em Caldas Novas em 1920. Foi um dos fundadores da PUC-GO, então Universidade Católica, e professor de Direito Constitucional da UFG. Foi prefeito da cidade de Goiás e deputado estadual. Ocupou diversas secretarias estaduais, inclusive a chefia de Gabinete Civil do ex-governador Henrique Santillo. Morreu em 2006. Anísio de Souza nasceu em Pirenópolis-GO. Formou-se em Direito pela Universidade Católica de Goiás. Foi professor, fundador do Instituto Dom Abel, juiz de paz, assessor jurídico da Prefeitura de Goiânia e de várias do interior, deputado estadual, deputado federal, vice-líder do Governo na Câmara dos Deputados, secretário de Estado do Interior e Justiça. Foi nomeado para o Tribunal de Contas em 1983, tendo presidido a casa em 1988 e aposentou-se em 1990. Morreu em 2014. |
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
05 set 2025 16:22:07 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Felipe Nunes fará palestra de abertura do 1º Encontro Goiano de Comunicação no Setor Público
Trajetória profissional do cientista político inclui pesquisas eleitorais e estudos sobre polarização
05 set 2025 10:07:32 calendar_today
person Sabryna Moreno Da Silva
Congresso do MP de Contas debateu consensualismo e IA
Procurador-geral de Contas do MPC/TCE-GO participou de reunião do CNPGC
04 set 2025 08:53:57 calendar_today
person Sabryna Moreno Da Silva
TCE-GO discute, em mesa técnica, convênio relativo aos Colégios Tecnológicos de Goiás
UFG e Secretaria da Retomada estiveram representadas no encontro
03 set 2025 14:50:36 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
TCE-GO compartilha experiência em avaliação de políticas públicas durante evento
Painel de discussão integra programação do segundo dia do encontro