IRB, 49 anos, a árvore do conhecimento dos Tribunais de Contas do Brasil
IRB, 49 anos, a árvore do conhecimento dos Tribunais de Contas do Brasil
Mensagem do Presidente do TCE-GO
- person Leonardo Rocha Miranda
- schedule 12/10/2022
A semente lançada em 1972 pelo conselheiro Nelson Marcondes do Amaral, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, emergiu do campo das ideias para a concretude em 12 de outubro do ano seguinte, para se constituir no que hoje é o Instituto Rui Barbosa, uma frondosa árvore a levar a seiva do conhecimento aos Tribunais de Contas do Brasil. Já são 49 anos dessa instituição que ostenta um portfólio de realizações que impactaram positivamente não só no desenvolvimento e aperfeiçoamento dos órgãos de controle, como também, reflexamente, em favor da sociedade brasileira.
Ao parabenizar o nosso IRB, na pessoa de seu atual presidente, conselheiro Edilberto Carlos Pontes Lima, homenageio, por extensão, a todos os que antecederam no cargo, aos integrantes de sua Equipe Técnica, das Comissões Especiais e dos 18 Comitês Técnicos. Permitam-me registrar, de modo especial, que me sinto honrado e agradecido em presidir o mais recente desses comitês, o de Avaliação do Pacto Nacional pela Primeira infância.
Tendo como foco promover a integração, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos métodos e procedimentos de controle externo, aproximar instituições e a sociedade de modo a fortalecer ações que beneficiem a sociedade, o Instituto Rui Barbosa contabiliza, nesse quase meio século de existência, 1.139 ações de capacitação a seus membros e corpos técnicos dos tribunais de contas.
São cursos, seminários, congressos ou oficinas de estudo em um vasto leque de temas, como as boas práticas de fiscalização, de acompanhamento, de monitoramento, de auditoria, gestão de políticas públicas, governança, inovação e tecnologia, dentre outros. E mais recentemente, a avaliação das políticas públicas, em sintonia com a convergência nacional e internacional que os órgãos de controle externo vem abraçando, em busca de ganhos na eficiência e efetividade em temas relevantes, como a primeira infância.
Trilhando esse caminho e somando esforços da Atricon, do TCU, dos TCEs e TCMs para a promoção da qualificação e integração do controle externo, o Instituto Rui Barbosa continuará sendo a referência, a Casa do Conhecimento do Sistema Brasileiro das Cortes de Contas.
Parabéns ao IRB pelos seus 49 anos!
Conselheiro Edson Ferrari
Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
IRB, 49 anos, a árvore do conhecimento dos Tribunais de Contas do Brasil |
Mensagem do Presidente do TCE-GO |
Por $nomeUsuarioPubli |
A semente lançada em 1972 pelo conselheiro Nelson Marcondes do Amaral, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, emergiu do campo das ideias para a concretude em 12 de outubro do ano seguinte, para se constituir no que hoje é o Instituto Rui Barbosa, uma frondosa árvore a levar a seiva do conhecimento aos Tribunais de Contas do Brasil. Já são 49 anos dessa instituição que ostenta um portfólio de realizações que impactaram positivamente não só no desenvolvimento e aperfeiçoamento dos órgãos de controle, como também, reflexamente, em favor da sociedade brasileira. Ao parabenizar o nosso IRB, na pessoa de seu atual presidente, conselheiro Edilberto Carlos Pontes Lima, homenageio, por extensão, a todos os que antecederam no cargo, aos integrantes de sua Equipe Técnica, das Comissões Especiais e dos 18 Comitês Técnicos. Permitam-me registrar, de modo especial, que me sinto honrado e agradecido em presidir o mais recente desses comitês, o de Avaliação do Pacto Nacional pela Primeira infância. Tendo como foco promover a integração, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos métodos e procedimentos de controle externo, aproximar instituições e a sociedade de modo a fortalecer ações que beneficiem a sociedade, o Instituto Rui Barbosa contabiliza, nesse quase meio século de existência, 1.139 ações de capacitação a seus membros e corpos técnicos dos tribunais de contas. São cursos, seminários, congressos ou oficinas de estudo em um vasto leque de temas, como as boas práticas de fiscalização, de acompanhamento, de monitoramento, de auditoria, gestão de políticas públicas, governança, inovação e tecnologia, dentre outros. E mais recentemente, a avaliação das políticas públicas, em sintonia com a convergência nacional e internacional que os órgãos de controle externo vem abraçando, em busca de ganhos na eficiência e efetividade em temas relevantes, como a primeira infância. Trilhando esse caminho e somando esforços da Atricon, do TCU, dos TCEs e TCMs para a promoção da qualificação e integração do controle externo, o Instituto Rui Barbosa continuará sendo a referência, a Casa do Conhecimento do Sistema Brasileiro das Cortes de Contas. Parabéns ao IRB pelos seus 49 anos! Conselheiro Edson Ferrari Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás |
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
14 mai 2025 12:57:30 calendar_today
person Alexandre Alfaix de Assis
Tribunais de contas quantificam benefícios de suas ações
Encontros regionais vão mostrar experiências dos tribunais que estão adotando manual de quantificação
13 mai 2025 16:40:27 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
TCE-GO realiza mais uma edição do Diálogo Acadêmico
Tribunal recebeu estudantes de Direito da UniCambury
12 mai 2025 18:03:23 calendar_today
person Alexandre Alfaix de Assis
Reunião no TCE-MG define data do 2º Encontro Nacional da Primeira Infância
Presidente do CTPI-IRB falou sobre impactos das desigualdades sobre as crianças
12 mai 2025 16:39:15 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Comunicação do TCE-GO anuncia classificados para nova etapa de seletiva de estágio
Nova etapa será realizada em 15 de maio, na sede do Tribunal