Levantamento do TCE-GO avaliou gestão na segurança pública
Levantamento do TCE-GO avaliou gestão na segurança pública
Fiscalização utilizou modelo do TCU para formar indicador numérico
- person Alexandre Alfaix de Assis
- schedule 21/06/2024
O Índice de Governança e Gestão em Segurança Pública (IGGSeg) no Estado de Goiás é de 80,15%. O indicador foi apurado em levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), cujos resultados foram apresentados pelo Conselheiro Relator Edson Ferrari, em sessão plenária finalizada nesta quinta-feira (20/jun). O levantamento foi realizado no período compreendido entre janeiro a dezembro de 2022.
A metodologia adotada no levantamento segue modelo desenvolvido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que estipulou IGGSeg, para avaliar a maturidade da governança e gestão da segurança pública e seus órgãos integrantes. Desdobrando por eixo fiscalizado os índices apurados foram 88,31% para o Eixo 1 – Policiamento Ostensivo; 85,03% para o Eixo 2 – Investigação Criminal; 68,17% para o Eixo 3 – Serviços Penais; e 79,08% para o Eixo 4 - Estatísticas Criminais e Plano Estadual de Segurança Pública.
Segundo o relator, o IGGSeg apurado (de 80,15%) é considerado satisfatório. “Significa dizer que as boas práticas de governança e gestão foram implantadas, com caráter de continuidade nas questões relacionadas à melhoria da política pública”. Em seu voto, Ferrari destaca que a apuração de índice por eixo dá uma ideia detalhada dos pontos fortes e dos aspectos negativos nas práticas das forças de segurança que contribuem ou dificultam o sucesso das políticas implementadas.
Ele reforçou o parecer do Auditor Flávio Rodrigues de que a finalidade do levantamento é fornecer aos jurisdicionados envolvidos ações de controle voltadas à mitigação dos riscos e fragilidades apontadas nas dimensões avaliadas. O relator acrescentou que o conteúdo do relatório poderá auxiliar os gestores envolvidos a melhorar as boas práticas de governança e gestão na área da segurança pública e, consequentemente, aumentar o IGGSeg.
O Tribunal irá notificar a decisão à Secretaria da Segurança Pública, ao Comando-Geral da Polícia Militar, à Delegacia-Geral da Polícia Civil, à Diretoria-Geral de Administração Penitenciária e Superintendência de Polícia Técnico-Científica. O Relator determinou à Secretaria de Controle Externo do TCE-GO que faça gestão no sentido de incluir no Plano de Fiscalização vigente (ou no próximo) a realização de fiscalização operacional sobre o tema e monitoramentos. Outra determinação foi fazer a remessa de cópia integral dos autos à Procuradoria-Geral de Justiça e Comissão de Segurança Pública da Alego, para conhecimento do inteiro teor do Relatório de Levantamento nº 001/2023.
Texto: Leonardo Rocha Miranda
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
Levantamento do TCE-GO avaliou gestão na segurança pública |
Fiscalização utilizou modelo do TCU para formar indicador numérico |
Por $nomeUsuarioPubli |
O Índice de Governança e Gestão em Segurança Pública (IGGSeg) no Estado de Goiás é de 80,15%. O indicador foi apurado em levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), cujos resultados foram apresentados pelo Conselheiro Relator Edson Ferrari, em sessão plenária finalizada nesta quinta-feira (20/jun). O levantamento foi realizado no período compreendido entre janeiro a dezembro de 2022. A metodologia adotada no levantamento segue modelo desenvolvido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que estipulou IGGSeg, para avaliar a maturidade da governança e gestão da segurança pública e seus órgãos integrantes. Desdobrando por eixo fiscalizado os índices apurados foram 88,31% para o Eixo 1 – Policiamento Ostensivo; 85,03% para o Eixo 2 – Investigação Criminal; 68,17% para o Eixo 3 – Serviços Penais; e 79,08% para o Eixo 4 - Estatísticas Criminais e Plano Estadual de Segurança Pública. Segundo o relator, o IGGSeg apurado (de 80,15%) é considerado satisfatório. “Significa dizer que as boas práticas de governança e gestão foram implantadas, com caráter de continuidade nas questões relacionadas à melhoria da política pública”. Em seu voto, Ferrari destaca que a apuração de índice por eixo dá uma ideia detalhada dos pontos fortes e dos aspectos negativos nas práticas das forças de segurança que contribuem ou dificultam o sucesso das políticas implementadas. Ele reforçou o parecer do Auditor Flávio Rodrigues de que a finalidade do levantamento é fornecer aos jurisdicionados envolvidos ações de controle voltadas à mitigação dos riscos e fragilidades apontadas nas dimensões avaliadas. O relator acrescentou que o conteúdo do relatório poderá auxiliar os gestores envolvidos a melhorar as boas práticas de governança e gestão na área da segurança pública e, consequentemente, aumentar o IGGSeg. O Tribunal irá notificar a decisão à Secretaria da Segurança Pública, ao Comando-Geral da Polícia Militar, à Delegacia-Geral da Polícia Civil, à Diretoria-Geral de Administração Penitenciária e Superintendência de Polícia Técnico-Científica. O Relator determinou à Secretaria de Controle Externo do TCE-GO que faça gestão no sentido de incluir no Plano de Fiscalização vigente (ou no próximo) a realização de fiscalização operacional sobre o tema e monitoramentos. Outra determinação foi fazer a remessa de cópia integral dos autos à Procuradoria-Geral de Justiça e Comissão de Segurança Pública da Alego, para conhecimento do inteiro teor do Relatório de Levantamento nº 001/2023. Texto: Leonardo Rocha Miranda |
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
04 jul 2025 15:36:41 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Atricon e Abraji lançam curso gratuito sobre o funcionamento do Estado
Jornalistas são público-alvo, e inscrições vão até 10 de agosto
04 jul 2025 15:29:31 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Estão abertas inscrições para o Prêmio Serzedello Correa
Vencedores de cada categoria receberão até R$ 25 mil
04 jul 2025 15:22:27 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
IAGO é apresentado a servidores do TCE-MT
Diretoria de TI troca experiências sobre produtos de inteligência artificial
04 jul 2025 11:00:35 calendar_today
person Leonardo Rocha Miranda
Curso de Especialização em Direito Público
Inscrições estarão abertas até 10/07/2025