Look do futuro
Look do futuro
A pandemia abalou o mercado da moda e deve causar mudanças para empresas e consumidores
- person Vinicius Teles de Oliveira
- schedule 13/07/2020
- Atualizado em 23/03/2022
Estudos afirmam que a indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo, o que gera grande impacto ambiental. Os tecidos são tingidos com petroquímicos e durante a produção e consumo, cerca de 10% destes corantes são descartados em efluentes, causando diversos problemas ambientais.
Cerca de 23% dos agrotóxicos, pesticidas e herbicidas produzidos no mundo são usados na produção da matéria prima para a indústria têxtil, bem como a geração de 10% das emissões globais de gás carbônico; além do gasto de água, energia e transporte envolvidos no processo.
O avanço do novo coronavírus tem deixado claras as relações entre as ações da sociedade e suas consequências, tanto na disseminação da doença, quanto no desequilíbrio de ecossistemas.
A moda “verde” envolve produção sustentável por parte das empresas e consumo consciente. O comportamento dos consumidores é fundamental para o desenvolvimento deste novo conceito. A sociedade precisa estar informada sobre os impactos no meio ambiente, na fabricação, no consumo e no descarte das peças.
Você já comprou alguma roupa usada? Já transformou uma peça de roupa em outro produto? Já se questionou sobre quais tipos de tecidos são mais poluentes?
A moda sustentável e consciente se torna urgente. É possível ajudar empresas locais e pessoas por meio da decisão de compra. Uma forte tendência e boa opção são as roupas de brechó, as chamadas “second hand”, roupas com maior durabilidade e mais versatilidade.
Com tantas mudanças em curso, nosso “look” deve ser diferente no futuro. E as palavras de ordem, segundo especialistas, são versatilidade, sustentabilidade e propósito.
Que tal aproveitar seu tempo em casa e separar algumas peças que não servem mais para doação?
Fontes: http://www.hcfmb.unesp.br/covid-19-e-meio-ambiente-impacto-ambiental-e-social-dos-tecidos/
https://forbes.com.br/negocios/2020/05/como-o-coronavirus-transformara-a-industria-da-moda
Dica Semanal do Comitê de Sustentabilidade do TCE-GO
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
Look do futuro |
A pandemia abalou o mercado da moda e deve causar mudanças para empresas e consumidores |
Por $nomeUsuarioPubli |
23/03/2022 |
Estudos afirmam que a indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo, o que gera grande impacto ambiental. Os tecidos são tingidos com petroquímicos e durante a produção e consumo, cerca de 10% destes corantes são descartados em efluentes, causando diversos problemas ambientais. Cerca de 23% dos agrotóxicos, pesticidas e herbicidas produzidos no mundo são usados na produção da matéria prima para a indústria têxtil, bem como a geração de 10% das emissões globais de gás carbônico; além do gasto de água, energia e transporte envolvidos no processo. O avanço do novo coronavírus tem deixado claras as relações entre as ações da sociedade e suas consequências, tanto na disseminação da doença, quanto no desequilíbrio de ecossistemas. A moda “verde” envolve produção sustentável por parte das empresas e consumo consciente. O comportamento dos consumidores é fundamental para o desenvolvimento deste novo conceito. A sociedade precisa estar informada sobre os impactos no meio ambiente, na fabricação, no consumo e no descarte das peças. Você já comprou alguma roupa usada? Já transformou uma peça de roupa em outro produto? Já se questionou sobre quais tipos de tecidos são mais poluentes? A moda sustentável e consciente se torna urgente. É possível ajudar empresas locais e pessoas por meio da decisão de compra. Uma forte tendência e boa opção são as roupas de brechó, as chamadas “second hand”, roupas com maior durabilidade e mais versatilidade. Com tantas mudanças em curso, nosso “look” deve ser diferente no futuro. E as palavras de ordem, segundo especialistas, são versatilidade, sustentabilidade e propósito. Que tal aproveitar seu tempo em casa e separar algumas peças que não servem mais para doação?
Fontes: http://www.hcfmb.unesp.br/covid-19-e-meio-ambiente-impacto-ambiental-e-social-dos-tecidos/ https://forbes.com.br/negocios/2020/05/como-o-coronavirus-transformara-a-industria-da-moda
Dica Semanal do Comitê de Sustentabilidade do TCE-GO
|
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
08 jul 2025 15:56:34 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Circuito da Transparência abre inscrições; corrida será em setembro
Segunda edição de evento promovido pelo Sercon terá percursos de 5 e 10 km
08 jul 2025 12:50:27 calendar_today
person Leonardo Rocha Miranda
Pleno aprova atualização de identidade visual do TCE-GO
A novidade visa modernizar e padronizar a marca institucional
07 jul 2025 17:58:54 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Iniciativas do TCE-GO consolidam atuação com foco na qualidade do gasto público
Conselheiros destacam importância de fiscalizar sob a ótica da conformidade e, também, do desempenho
04 jul 2025 15:36:41 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Atricon e Abraji lançam curso gratuito sobre o funcionamento do Estado
Jornalistas são público-alvo, e inscrições vão até 10 de agosto