Morre Joaquim Graciano auditor aposentado do TCE-GO
Morre Joaquim Graciano auditor aposentado do TCE-GO
Atuou no Tribunal de Contas por quase 40 anos
- person Vinicius Teles de Oliveira
- schedule 05/07/2021
- Atualizado em 23/03/2022
Morreu hoje (05/jul), em Goiânia, o auditor/substituto de conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado de Goiás Joaquim Graciano de Barros Abreu. A família agradece as manifestações e orações e informa que, devido à pandemia, optou por não fazer velório aberto. Será somente para familiares no Memorial Parque, com sepultamento no mesmo local às 16h00.
Auditor/substituto de conselheiro do TCE-GO entre 1967 e 2004, quando se aposentou por idade, Joaquim Graciano nasceu na Cidade de Goiás. Graduou-se na Faculdade de Direito da UFG, tendo sido secretário-geral do Centro Acadêmico XI de Maio. Foi professor titular de Direito Administrativo na Faculdade Anhanguera e Universidade Católica de Goiás.
Atuou como jornalista em diversos órgãos de imprensa em Goiás e foi membro do Conselho Nacional de Desportes e juiz do Tribunal de Justiça da FGV. Autor de diversos livros de crônicas de caráter histórico sobre Goiás e uma coletânea comemorativa ao 37º aniversário do TCE-GO. Sua última obra literária foi Florescer do Sertão Goiano, publicada em 2019, contendo algumas de suas melhores crônicas e histórias inéditas.
No TCE-GO foi, também, assessor da Presidência, membro de diversas comissões de trabalho e diretor de imprensa, tendo sido responsável pela revista técnica Finanças e Orçamento e pelo jornal Notícias TCE. Graciano foi um dos idealizadores da Associação dos Servidores do Tribunal de Contas (Sercon), depois transformada em Sindicato.
Era casado com Mirna de Castro Abreu e pai de quatro filhas: Carmem, Maria Tereza (Tetê), Dulce e Ana Cristina.
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
Morre Joaquim Graciano auditor aposentado do TCE-GO |
Atuou no Tribunal de Contas por quase 40 anos |
Por $nomeUsuarioPubli |
23/03/2022 |
Morreu hoje (05/jul), em Goiânia, o auditor/substituto de conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado de Goiás Joaquim Graciano de Barros Abreu. A família agradece as manifestações e orações e informa que, devido à pandemia, optou por não fazer velório aberto. Será somente para familiares no Memorial Parque, com sepultamento no mesmo local às 16h00. Auditor/substituto de conselheiro do TCE-GO entre 1967 e 2004, quando se aposentou por idade, Joaquim Graciano nasceu na Cidade de Goiás. Graduou-se na Faculdade de Direito da UFG, tendo sido secretário-geral do Centro Acadêmico XI de Maio. Foi professor titular de Direito Administrativo na Faculdade Anhanguera e Universidade Católica de Goiás. Atuou como jornalista em diversos órgãos de imprensa em Goiás e foi membro do Conselho Nacional de Desportes e juiz do Tribunal de Justiça da FGV. Autor de diversos livros de crônicas de caráter histórico sobre Goiás e uma coletânea comemorativa ao 37º aniversário do TCE-GO. Sua última obra literária foi Florescer do Sertão Goiano, publicada em 2019, contendo algumas de suas melhores crônicas e histórias inéditas. No TCE-GO foi, também, assessor da Presidência, membro de diversas comissões de trabalho e diretor de imprensa, tendo sido responsável pela revista técnica Finanças e Orçamento e pelo jornal Notícias TCE. Graciano foi um dos idealizadores da Associação dos Servidores do Tribunal de Contas (Sercon), depois transformada em Sindicato. Era casado com Mirna de Castro Abreu e pai de quatro filhas: Carmem, Maria Tereza (Tetê), Dulce e Ana Cristina. |
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
07 jul 2025 17:58:54 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Iniciativas do TCE-GO consolidam atuação com foco na qualidade do gasto público
Conselheiros destacam importância de fiscalizar sob a ótica da conformidade e, também, do desempenho
04 jul 2025 15:36:41 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Atricon e Abraji lançam curso gratuito sobre o funcionamento do Estado
Jornalistas são público-alvo, e inscrições vão até 10 de agosto
04 jul 2025 15:29:31 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Estão abertas inscrições para o Prêmio Serzedello Correa
Vencedores de cada categoria receberão até R$ 25 mil
04 jul 2025 15:22:27 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
IAGO é apresentado a servidores do TCE-MT
Diretoria de TI troca experiências sobre produtos de inteligência artificial