Operação conjunta dos tribunais de contas mostra situação das escolas no país
Operação conjunta dos tribunais de contas mostra situação das escolas no país
Em Goiás, trabalho envolveu TCE e TCM
- person Bruno Eduardo Balduino de Souza
- schedule 28/04/2023
Mais de mil escolas em 537 municípios brasileiros foram fiscalizadas durante a Operação Educação, auditoria realizada por 785 servidores dos 32 tribunais de contas do país. As equipes foram a campo verificar cerca de 200 itens, como a situação física das instalações, segurança, combate a incêndios, saneamento e disponibilidade de livros e computadores para os alunos.
Em Goiás, a fiscalização foi realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO) e pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO). Coube à corte estadual visitar 25 escolas em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Luziânia e Águas Lindas de Goiás, escolhidas a partir de indicadores do Censo Escolar 2022. Juntas, elas oferecem ensino a 28.564 alunos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio.
Os resultados estão consolidados em um relatório reunindo os dados coletados na verificação in loco, que receberá a análise da unidade técnica do Tribunal para encaminhamento ao conselheiro relator. Também é possível verificar os números acessando os painéis disponibilizados pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), que ofereceu a solução tecnológica para a iniciativa nacional (clique AQUI).
Os 10 servidores do TCE-GO que visitaram as escolas verificaram a infraestrutura básica e conservação dos equipamentos da edificação, percepção de segurança, recursos de acessibilidade, saneamento e energia elétrica, sistema de combate a incêndio, alimentação, esportes e recreação, espaços pedagógicos, como biblioteca, laboratório, salas de leitura e informática e parque tecnológico.
A ação foi organizada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em parceria com o TCE-SP, com a coordenação do Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do seu Comitê Técnico de Educação (CTE-IRB), e apoio do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).
Texto: Alexandre Alfaix (Dicom/TCE-GO; Ilustração: Anderson de Castro (Dicom/TCE-GO)
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
Operação conjunta dos tribunais de contas mostra situação das escolas no país |
Em Goiás, trabalho envolveu TCE e TCM |
Por $nomeUsuarioPubli |
Mais de mil escolas em 537 municípios brasileiros foram fiscalizadas durante a Operação Educação, auditoria realizada por 785 servidores dos 32 tribunais de contas do país. As equipes foram a campo verificar cerca de 200 itens, como a situação física das instalações, segurança, combate a incêndios, saneamento e disponibilidade de livros e computadores para os alunos. Em Goiás, a fiscalização foi realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO) e pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO). Coube à corte estadual visitar 25 escolas em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Luziânia e Águas Lindas de Goiás, escolhidas a partir de indicadores do Censo Escolar 2022. Juntas, elas oferecem ensino a 28.564 alunos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Os resultados estão consolidados em um relatório reunindo os dados coletados na verificação in loco, que receberá a análise da unidade técnica do Tribunal para encaminhamento ao conselheiro relator. Também é possível verificar os números acessando os painéis disponibilizados pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), que ofereceu a solução tecnológica para a iniciativa nacional (clique AQUI). Os 10 servidores do TCE-GO que visitaram as escolas verificaram a infraestrutura básica e conservação dos equipamentos da edificação, percepção de segurança, recursos de acessibilidade, saneamento e energia elétrica, sistema de combate a incêndio, alimentação, esportes e recreação, espaços pedagógicos, como biblioteca, laboratório, salas de leitura e informática e parque tecnológico. A ação foi organizada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em parceria com o TCE-SP, com a coordenação do Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do seu Comitê Técnico de Educação (CTE-IRB), e apoio do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC). Texto: Alexandre Alfaix (Dicom/TCE-GO; Ilustração: Anderson de Castro (Dicom/TCE-GO) |
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
08 jul 2025 15:56:34 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Circuito da Transparência abre inscrições; corrida será em setembro
Segunda edição de evento promovido pelo Sercon terá percursos de 5 e 10 km
08 jul 2025 12:50:27 calendar_today
person Leonardo Rocha Miranda
Pleno aprova atualização de identidade visual do TCE-GO
A novidade visa modernizar e padronizar a marca institucional
07 jul 2025 17:58:54 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Iniciativas do TCE-GO consolidam atuação com foco na qualidade do gasto público
Conselheiros destacam importância de fiscalizar sob a ótica da conformidade e, também, do desempenho
04 jul 2025 15:36:41 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Atricon e Abraji lançam curso gratuito sobre o funcionamento do Estado
Jornalistas são público-alvo, e inscrições vão até 10 de agosto