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Ouvidoria pode contribuir na tomada de decisões

Ouvidoria pode contribuir na tomada de decisões

Palestra final descreve ouvidoria como fonte poderosa de dados e encerramento é feito pela ouvidora do TCE-GO

  • person Vinicius Teles de Oliveira
  • schedule 25/09/2019
  • Atualizado em 23/03/2022
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O posicionamento da ouvidoria dentro da organização e sua relação com a alta gestão foi o tema da última palestra do 3º Seminário Goiano de Ouvidoria, realizado hoje (25/set) no auditório do Tribunal de Contas do Estado. Quem abordou o assunto foi a presidente da seccional do Distrito Federal da Associação Brasileira de Ouvidores, Danielle Ventura.

Segundo ela, as organizações estão começando a perceber a importância da ouvidoria e direcionando suas decisões de acordo com as demandas que chegam por esse canal. “É uma fonte poderosa de dados e tem condições de transformar essas informações em relatórios e análises, capazes de direcionar as tomadas de decisão nas diversas unidades”, propôs. Danielle explicou que é através da ouvidoria que o cidadão transmite a percepção que tem dos serviços prestados pela organização.

A palestrante também afirmou que o setor é capaz de antecipar crises e mitigar riscos. Para ela, sua participação como setor estratégico possibilita à instituição a estimar os atendimentos, mediar conflitos e propor a melhoria contínua, a não judicialização e a fidelização de “clientes”.

ENCERRAMENTO

No encerramento do encontro, a ouvidora geral do TCE-GO, Nara Rodrigues, avaliou que as temáticas abordadas foram inovadoras e vão contribuir para enfrentar os desafios impostos a cada dia. Ela descreveu as ouvidorias como sendo “a ponte, o elo entre as instituições públicas e os cidadãos e as fomentadoras da participação cidadã”. E concluiu: que possamos também estar engajados na estratégia institucional e nos consolidar cada vez mais como entidades legítimas diante da sociedade, dos órgãos em que atuamos e na gestão pública como um todo”.

O encontro foi uma promoção da Rede Goiana de Ouvidorias, com apoio de unidades do TCE-GO, para debater temas para a construção de ouvidorias proativas que possam fomentar o controle social e um melhor engajamento na estratégia organizacional.

Veja fotos no Flickr do TCE-GO.

Texto: Alexandre Alfaix

Atendimento à imprensa

Diretoria de Comunicação

Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699

E-mail: imprensa@tce.go.gov.br


Atendimento ao cidadão

Ouvidoria

Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894

E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br

 

 

Ouvidoria pode contribuir na tomada de decisões
Palestra final descreve ouvidoria como fonte poderosa de dados e encerramento é feito pela ouvidora do TCE-GO
Por $nomeUsuarioPubli
23/03/2022

O posicionamento da ouvidoria dentro da organização e sua relação com a alta gestão foi o tema da última palestra do 3º Seminário Goiano de Ouvidoria, realizado hoje (25/set) no auditório do Tribunal de Contas do Estado. Quem abordou o assunto foi a presidente da seccional do Distrito Federal da Associação Brasileira de Ouvidores, Danielle Ventura.

Segundo ela, as organizações estão começando a perceber a importância da ouvidoria e direcionando suas decisões de acordo com as demandas que chegam por esse canal. “É uma fonte poderosa de dados e tem condições de transformar essas informações em relatórios e análises, capazes de direcionar as tomadas de decisão nas diversas unidades”, propôs. Danielle explicou que é através da ouvidoria que o cidadão transmite a percepção que tem dos serviços prestados pela organização.

A palestrante também afirmou que o setor é capaz de antecipar crises e mitigar riscos. Para ela, sua participação como setor estratégico possibilita à instituição a estimar os atendimentos, mediar conflitos e propor a melhoria contínua, a não judicialização e a fidelização de “clientes”.

ENCERRAMENTO

No encerramento do encontro, a ouvidora geral do TCE-GO, Nara Rodrigues, avaliou que as temáticas abordadas foram inovadoras e vão contribuir para enfrentar os desafios impostos a cada dia. Ela descreveu as ouvidorias como sendo “a ponte, o elo entre as instituições públicas e os cidadãos e as fomentadoras da participação cidadã”. E concluiu: que possamos também estar engajados na estratégia institucional e nos consolidar cada vez mais como entidades legítimas diante da sociedade, dos órgãos em que atuamos e na gestão pública como um todo”.

O encontro foi uma promoção da Rede Goiana de Ouvidorias, com apoio de unidades do TCE-GO, para debater temas para a construção de ouvidorias proativas que possam fomentar o controle social e um melhor engajamento na estratégia organizacional.

Veja fotos no Flickr do TCE-GO.

Texto: Alexandre Alfaix

Atendimento à imprensa

Diretoria de Comunicação

Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699

E-mail: imprensa@tce.go.gov.br

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Atendimento ao cidadão

Ouvidoria

Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894

E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br

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