Painel apresenta sistema que agrupa e ordena jurisprudência de Tribunais
Painel apresenta sistema que agrupa e ordena jurisprudência de Tribunais
Coordenador de Tecnologia da Informação da ENFAM apresenta o sistema Corpus 297
- person Alexandre a Henrique Pereira De Araujo
- schedule 28/06/2019
- Atualizado em 23/03/2022
Dando continuidade na programação do 7° JurisTCs e do 3° Fórum de Processualística, na manhã de hoje (28/jun), foi a vez de Daniel Castro Machado Miranda, coordenador de tecnologia da informação da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), comandar painel sobre utilização de inteligência artificial (IA) nos tribunais. Daniel Castro apresentou o sistema Corpus 297, criado pela Enfam e que nasceu do desejo de facilitar o acesso a decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e Superior Tribunal de Justiça (STJ).
De acordo com o coordenador, o sistema funciona como um site de busca que utiliza IA para reunir decisões, enunciados e orientações dos tribunais. O Corpus 297 agrupa e encontra jurisprudências e teses dominantes de cada parecer semelhante. Para isso ele busca pelas similaridades entre os acórdãos de forma automatizada, extraindo as referências legislativas de cada decisão e formando agrupamentos.
A utilização da ferramenta aperfeiçoou os trabalhos de classificação das decisões do STJ. De 817.052 acórdãos da entidade, 244.350 haviam sido classificados manualmente pela equipe de jurisprudência do órgão. Agora, com o Corpus 297, o total de documentos classificados sobe para 768.689.
Projeto
O Corpus 297 foi desenvolvido por uma equipe reduzida, formada por dois desenvolvedores e um juiz atuando como product owner. Além disso, o projeto, que foi desenvolvido em três meses, não teve custo adicional ao STJ, assim como não contou com nenhum serviço terceirizado.
Após um ano no ar, o sistema tem mais de 150 normas cadastradas, 650 mil páginas exibidas e aproximadamente 1 milhão de acórdãos indexados. O coordenador já adiantou que o projeto deve se aperfeiçoar ainda mais.
Agora os próximos passos são agrupar jurisprudências do STF (CF/88) e TST (CLT), trabalhar com sistema de push de jurisprudência pelo site, ou seja, o público receberia alertas de novas análises. Outro objetivo é automatizar processos de classificação legislativa nas petições e decisões, que atualmente é feito manualmente.
Texto: Miguel Souza (Estagiário - Convênio CIEE/UFG/TCE-GO).
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
Painel apresenta sistema que agrupa e ordena jurisprudência de Tribunais |
Coordenador de Tecnologia da Informação da ENFAM apresenta o sistema Corpus 297 |
Por $nomeUsuarioPubli |
23/03/2022 |
Dando continuidade na programação do 7° JurisTCs e do 3° Fórum de Processualística, na manhã de hoje (28/jun), foi a vez de Daniel Castro Machado Miranda, coordenador de tecnologia da informação da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), comandar painel sobre utilização de inteligência artificial (IA) nos tribunais. Daniel Castro apresentou o sistema Corpus 297, criado pela Enfam e que nasceu do desejo de facilitar o acesso a decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e Superior Tribunal de Justiça (STJ). De acordo com o coordenador, o sistema funciona como um site de busca que utiliza IA para reunir decisões, enunciados e orientações dos tribunais. O Corpus 297 agrupa e encontra jurisprudências e teses dominantes de cada parecer semelhante. Para isso ele busca pelas similaridades entre os acórdãos de forma automatizada, extraindo as referências legislativas de cada decisão e formando agrupamentos. A utilização da ferramenta aperfeiçoou os trabalhos de classificação das decisões do STJ. De 817.052 acórdãos da entidade, 244.350 haviam sido classificados manualmente pela equipe de jurisprudência do órgão. Agora, com o Corpus 297, o total de documentos classificados sobe para 768.689. Projeto O Corpus 297 foi desenvolvido por uma equipe reduzida, formada por dois desenvolvedores e um juiz atuando como product owner. Além disso, o projeto, que foi desenvolvido em três meses, não teve custo adicional ao STJ, assim como não contou com nenhum serviço terceirizado. Após um ano no ar, o sistema tem mais de 150 normas cadastradas, 650 mil páginas exibidas e aproximadamente 1 milhão de acórdãos indexados. O coordenador já adiantou que o projeto deve se aperfeiçoar ainda mais. Agora os próximos passos são agrupar jurisprudências do STF (CF/88) e TST (CLT), trabalhar com sistema de push de jurisprudência pelo site, ou seja, o público receberia alertas de novas análises. Outro objetivo é automatizar processos de classificação legislativa nas petições e decisões, que atualmente é feito manualmente. Texto: Miguel Souza (Estagiário - Convênio CIEE/UFG/TCE-GO). |
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
16 jul 2025 16:07:26 calendar_today
person Leonardo Rocha Miranda
Comunica 2 terá participação das ouvidorias e prêmio para reconhecer boas práticas
O encontro reuniu equipes de comunicação e das ouvidorias dos TCs de todo o país
16 jul 2025 15:52:08 calendar_today
person Leonardo Rocha Miranda
TCE-GO e PGE-GO firmam cooperação para facilitar a cobrança de multas e débitos
Sancionados pelo TCE-GO vão poder parar direto na dívida ativa ou na Justiça caso não paguem débitos
16 jul 2025 14:01:28 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Conselheiro representa o IRB em solenidade pelos 75 anos do Unicef
Servidor do TCE-GO colaborou com publicação lançada para celebrar a data
14 jul 2025 16:19:30 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Abertas as inscrições para 16º Congresso Goiano de Direito Administrativo
O Instituto de Direito Administrativo de Goiás promove o evento