Pós-graduação chega ao final abordando Contas de Gestão
Pós-graduação chega ao final abordando Contas de Gestão
O ministro substituto do TCU Weder de Oliveira é o instrutor do módulo final na especialização em Processo de Contas e Auditoria Financeira
- person Alexandre a Henrique Pereira De Araujo
- schedule 29/11/2018
- Atualizado em 23/03/2022
Ministro substituto do Tribunal de Contas da União (TCU) Weder de Oliveira é o professor convidado para o último módulo da pós-graduação em Processo de Contas e Auditoria Financeira, ministrada aos servidores do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, com aulas de hoje até sábado e no próximo final de semana (dias 29 e 30/nov; 1º, 13, 14 e 15/dez), no Laboratório de Informática do Instituto Leopoldo de Bulhões. A disciplina é Contas de Gestão, abrangendo natureza da análise, prazos, processualística, mérito, princípios aplicáveis, atuação do Ministério Público de Contas, dentre outros assuntos.
A especialização é promovida pelo ILB/TCE-GO em parceria com o Instituto de Direito Administrativo de Goiás (Idag). Além de servidores do TCE-GO, participam da pós-graduação representantes da Controladoria Geral do Estado e TCM-GO.
As contas de gestão evidenciam os atos de administração e gerência de recursos públicos praticados pelos chefes e demais responsáveis de órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive das fundações públicas, de todos os Poderes da União, Estados, Distrito Federal e municípios, tais como: arrecadação de receitas e ordenamento de despesas, admissão de pessoal, concessão de aposentadoria, realização de licitações, contratações, empenho, liquidação e pagamento de despesas.
INSTRUTOR - Além de ministro substituto do TCU, Weder de Oliveira é graduado em Direito pela UnB, mestre em Direito pela USP, tem graduação em Engenharia Civil (UFG), com pós-graduação em Engenharia de Produção de Petróleo (UFBA/Petrobras) e em Economia (George Washington University, Estados Unidos). Atualmente é professor permanente da graduação e da pós-graduação em Direito e do programa de mestrado em Administração Pública do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP).
Tem experiência nas áreas de administração e políticas públicas; direito financeiro e finanças públicas, em especial: Lei de Responsabilidade Fiscal, orçamento público; controle externo, tribunais de contas e entidades de fiscalização superior; auditoria governamental; licitações e contratos; concessão de serviços públicos.
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
Pós-graduação chega ao final abordando Contas de Gestão |
O ministro substituto do TCU Weder de Oliveira é o instrutor do módulo final na especialização em Processo de Contas e Auditoria Financeira |
Por $nomeUsuarioPubli |
23/03/2022 |
Ministro substituto do Tribunal de Contas da União (TCU) Weder de Oliveira é o professor convidado para o último módulo da pós-graduação em Processo de Contas e Auditoria Financeira, ministrada aos servidores do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, com aulas de hoje até sábado e no próximo final de semana (dias 29 e 30/nov; 1º, 13, 14 e 15/dez), no Laboratório de Informática do Instituto Leopoldo de Bulhões. A disciplina é Contas de Gestão, abrangendo natureza da análise, prazos, processualística, mérito, princípios aplicáveis, atuação do Ministério Público de Contas, dentre outros assuntos. A especialização é promovida pelo ILB/TCE-GO em parceria com o Instituto de Direito Administrativo de Goiás (Idag). Além de servidores do TCE-GO, participam da pós-graduação representantes da Controladoria Geral do Estado e TCM-GO. As contas de gestão evidenciam os atos de administração e gerência de recursos públicos praticados pelos chefes e demais responsáveis de órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive das fundações públicas, de todos os Poderes da União, Estados, Distrito Federal e municípios, tais como: arrecadação de receitas e ordenamento de despesas, admissão de pessoal, concessão de aposentadoria, realização de licitações, contratações, empenho, liquidação e pagamento de despesas. INSTRUTOR - Além de ministro substituto do TCU, Weder de Oliveira é graduado em Direito pela UnB, mestre em Direito pela USP, tem graduação em Engenharia Civil (UFG), com pós-graduação em Engenharia de Produção de Petróleo (UFBA/Petrobras) e em Economia (George Washington University, Estados Unidos). Atualmente é professor permanente da graduação e da pós-graduação em Direito e do programa de mestrado em Administração Pública do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Tem experiência nas áreas de administração e políticas públicas; direito financeiro e finanças públicas, em especial: Lei de Responsabilidade Fiscal, orçamento público; controle externo, tribunais de contas e entidades de fiscalização superior; auditoria governamental; licitações e contratos; concessão de serviços públicos. |
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
22 mai 2025 17:54:11 calendar_today
person Leonardo Rocha Miranda
Servidores participam de capacitação para uso de ferramenta de mapeamento em rodovias
O equipamento aumentará a efetividade de fiscalizações
22 mai 2025 09:18:50 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
TCE-GO divulga metodologia de avaliação da gestão estadual em temas como saúde, educação e gestão fiscal
Os resultados do primeiro ciclo de avaliação do IEGE-GO serão divulgados em breve
21 mai 2025 16:35:18 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
TCE-GO visita municípios para examinar políticas públicas voltadas à primeira infância
Em Goiás, auditoria está sendo realizada em parceria com o TCM-GO
21 mai 2025 15:22:47 calendar_today
person Alexandre Alfaix de Assis
Planos diretores do TCE-GO para o biênio publicados no Diário de Contas
Documento traz iniciativas de curto, médio e longo prazos para as ações do órgão fiscalizador