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Prioridade à primeira infância e deficiência na formação de professores à distância foram destaques em reunião do Gaepe-GO

Prioridade à primeira infância e deficiência na formação de professores à distância foram destaques em reunião do Gaepe-GO

Foi o primeiro encontro presencial do Gabinete, que usou o ambiente virtual desde a pandemia

  • person Bruno Eduardo Balduino de Souza
  • schedule 14/11/2023
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A palestra de Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos pela Educação, e a fala da garota Cecília Rezende foram os destaques da primeira reunião presencial do Gabinete de Articulação para Efetividade da Educação no Estado de Goiás (Gaepe-GO), realizada hoje (14/nov), no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO). O tema da reunião, que contou com autoridades estaduais e municipais, foram as questões estruturantes da educação infantil e alfabetização.

O evento teve início com apresentação do Coral de Libras da Escola Municipal Geraldo de Morais, de Pirenópolis-GO, que interpretou três canções. Na sequência, Cecília Rezende, aluna do terceiro ano fundamental, discursou em nome das crianças goianas. Ela falou sobre as expectativas do aprendizado, o exercício de direitos como brincar e viver em ambiente saudável e agradeceu a todos que lutam por uma educação de qualidade, complementando: “Quem sabe, no futuro, uma de nós ocupará as funções que vocês hoje desempenham?”.

Os conselheiros Saulo Mesquita e Joaquim de Castro, presidentes do TCE-GO e do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO) respectivamente, deram as boas-vindas aos participantes, destacando as contribuições do Gaepe-GO, sobretudo no período da pandemia e no retorno seguro às aulas presenciais. Mesquita discorreu sobre a educação como um dos direitos fundamentais estabelecidos pela Constituição, devendo ser assegurado pelo Estado com a colaboração de toda a sociedade. Ele lembrou que o nível de educação de um povo está diretamente relacionado ao seu desenvolvimento social e econômico.

Também usaram da palavra, ressaltando a importância da questão educacional e ação articulada entre os diferentes atores sociais, o prefeito de Pirenópolis, Nivaldo Melo, representando a Federação Goiana dos Municípios (FGM), e a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli. A presidente do Instituto Articule, Alessandra Gotti, e o conselheiro Fabrício Motta, do TCM-GO, se incumbiram de traçar a trajetória e as perspectivas do Gaepe-GO, por eles definido como modelo de governança colaborativa e uma nova tecnologia social para o enfrentamento dos desafios da educação, em uma agenda comum.

A agenda da manhã foi encerrada com palestra da professora Priscila Cruz. De forma descontraída, ela começou por fazer uma dinâmica com os presentes, indagando a eles quais são, na ótica de cada um, os três principais desafios da educação brasileira. “Precisamos de uma visão sistêmica da educação e de ações interconectadas”, resumiu a palestrante, aduzindo que não é tarefa fácil enfrentar tais desafios.

Cruz citou o exemplo do Ceará, apontado por outros oradores como exemplo de eficiência na educação pública, em processo que teve início décadas atrás e teve continuidade. A dirigente do Todos pela Educação defendeu o alinhamento de diferentes atores para que a política não se perca ao longo do caminho e entregue aos destinatários a formatação original. Ela citou prioridades que o país precisa adotar, sendo a primeira delas conferir real prioridade à primeira infância, garantindo-lhes acesso às creches e à educação infantil, vacinação, cuidado com as mães, brinquedotecas, cuidados a partir da gestação e a criação de uma agenda, um livro da primeira infância que registre todos os acontecimentos de sua vida ao longo dos seis primeiros anos de idade.

Priscila Cruz também defendeu a formação de professores através de cursos presenciais. Para ela, o ensino à distância (EAD) não oferece o necessário conteúdo para várias áreas de atuação, dentre elas o magistério, critiacando o lobby que as instituições de ensino fazem junto ao Ministério da Educação para a manutenção de tais cursos, que, segundo ela, não atendem minimamente a formação de bons educadores, necessários para que se tenha um ensino de qualidade. 

Confira as fotos do evento no Flickr do TCE-GO.

Texto: Antônio Gomes

Atendimento à imprensa

Diretoria de Comunicação

Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699

E-mail: imprensa@tce.go.gov.br


Atendimento ao cidadão

Ouvidoria

Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894

E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br

 

 

Prioridade à primeira infância e deficiência na formação de professores à distância foram destaques em reunião do Gaepe-GO
Foi o primeiro encontro presencial do Gabinete, que usou o ambiente virtual desde a pandemia
Por $nomeUsuarioPubli

A palestra de Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos pela Educação, e a fala da garota Cecília Rezende foram os destaques da primeira reunião presencial do Gabinete de Articulação para Efetividade da Educação no Estado de Goiás (Gaepe-GO), realizada hoje (14/nov), no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO). O tema da reunião, que contou com autoridades estaduais e municipais, foram as questões estruturantes da educação infantil e alfabetização.

O evento teve início com apresentação do Coral de Libras da Escola Municipal Geraldo de Morais, de Pirenópolis-GO, que interpretou três canções. Na sequência, Cecília Rezende, aluna do terceiro ano fundamental, discursou em nome das crianças goianas. Ela falou sobre as expectativas do aprendizado, o exercício de direitos como brincar e viver em ambiente saudável e agradeceu a todos que lutam por uma educação de qualidade, complementando: “Quem sabe, no futuro, uma de nós ocupará as funções que vocês hoje desempenham?”.

Os conselheiros Saulo Mesquita e Joaquim de Castro, presidentes do TCE-GO e do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO) respectivamente, deram as boas-vindas aos participantes, destacando as contribuições do Gaepe-GO, sobretudo no período da pandemia e no retorno seguro às aulas presenciais. Mesquita discorreu sobre a educação como um dos direitos fundamentais estabelecidos pela Constituição, devendo ser assegurado pelo Estado com a colaboração de toda a sociedade. Ele lembrou que o nível de educação de um povo está diretamente relacionado ao seu desenvolvimento social e econômico.

Também usaram da palavra, ressaltando a importância da questão educacional e ação articulada entre os diferentes atores sociais, o prefeito de Pirenópolis, Nivaldo Melo, representando a Federação Goiana dos Municípios (FGM), e a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli. A presidente do Instituto Articule, Alessandra Gotti, e o conselheiro Fabrício Motta, do TCM-GO, se incumbiram de traçar a trajetória e as perspectivas do Gaepe-GO, por eles definido como modelo de governança colaborativa e uma nova tecnologia social para o enfrentamento dos desafios da educação, em uma agenda comum.

A agenda da manhã foi encerrada com palestra da professora Priscila Cruz. De forma descontraída, ela começou por fazer uma dinâmica com os presentes, indagando a eles quais são, na ótica de cada um, os três principais desafios da educação brasileira. “Precisamos de uma visão sistêmica da educação e de ações interconectadas”, resumiu a palestrante, aduzindo que não é tarefa fácil enfrentar tais desafios.

Cruz citou o exemplo do Ceará, apontado por outros oradores como exemplo de eficiência na educação pública, em processo que teve início décadas atrás e teve continuidade. A dirigente do Todos pela Educação defendeu o alinhamento de diferentes atores para que a política não se perca ao longo do caminho e entregue aos destinatários a formatação original. Ela citou prioridades que o país precisa adotar, sendo a primeira delas conferir real prioridade à primeira infância, garantindo-lhes acesso às creches e à educação infantil, vacinação, cuidado com as mães, brinquedotecas, cuidados a partir da gestação e a criação de uma agenda, um livro da primeira infância que registre todos os acontecimentos de sua vida ao longo dos seis primeiros anos de idade.

Priscila Cruz também defendeu a formação de professores através de cursos presenciais. Para ela, o ensino à distância (EAD) não oferece o necessário conteúdo para várias áreas de atuação, dentre elas o magistério, critiacando o lobby que as instituições de ensino fazem junto ao Ministério da Educação para a manutenção de tais cursos, que, segundo ela, não atendem minimamente a formação de bons educadores, necessários para que se tenha um ensino de qualidade. 

Confira as fotos do evento no Flickr do TCE-GO.

Texto: Antônio Gomes

Atendimento à imprensa

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Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699

E-mail: imprensa@tce.go.gov.br

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Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894

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