Voltar

Professores e alunos têm pouca conectividade em Goiás

Professores e alunos têm pouca conectividade em Goiás

Estudo do Gaepe-GO mostra dificuldade de acesso à internet nas redes estadual e municipais de ensino

  • person Gustavo Alexandre Aires R. Lopes
  • schedule 30/11/2020
  • Atualizado em 22/03/2022
Imagem da Notícia

Professores e alunos das redes estadual e municipais de ensino no Estado de Goiás têm baixa ou nenhuma conectividade para as atividades escolares remotas impostas pela pandemia. Essa foi a conclusão a que chegou o Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação Pública em Goiás (Gaepe-GO), em levantamento realizado entre maio e outubro de 2020.

Denominado Diagnóstico de Conectividade, o estudo se deparou com um quadro preocupante, demonstrando insuficiência de equipamentos para alunos e professores e dificuldade ou ausência total de acesso à internet. Os resultados apresentados poderão ser utilizados para subsidiar futuras ações do Gaepe-GO, no sentido de contribuir para a busca da qualidade da educação pública.

A pesquisa teve início para avaliar as principais dificuldades enfrentadas pelo setor educacional nesse período em que as escolas permanecem fechadas. Foram verificadas as estratégias mais utilizadas para oferecer atividades pedagógicas não presenciais, percebendo-se que o uso de materiais impressos, videoaulas, redes sociais e as plataformas online que são amplamente utilizadas, mas que professores e alunos têm muita dificuldade de se conectar.

REDES MUNICIPAIS

Diante do quadro, o Gaepe realizou uma nova pesquisa, específica quanto ao acesso à internet. Foi possível constatar que, nas redes municipais, em relação aos professores, 60% dos municípios entrevistados apresentaram dificuldades de acesso às atividades remotas, e dentre os maiores entraves relacionados estão: velocidade da internet (90%), equipamentos/computadores (60%) e acesso à internet (35%).

Em relação à conectividade dos alunos, todos os municípios pesquisados responderam que identificaram dificuldades de acesso às atividades remotas, dentre elas velocidade da internet, falta de equipamentos e computadores e acesso à internet. Foi verificado que apenas 30% dos municípios pesquisados estão oferecendo acesso a equipamentos e rede para o ensino presencial na própria escola e 100%, ou seja, 20 munícipios responderam que não identificaram nenhuma forma de aumentar a disponibilização de acesso à internet para realização das atividades remotas.

REDE ESTADUAL

Na rede estadual não é diferente, com um quantitativo elevado de alunos sem acessibilidade virtual, o que evidencia que não há equidade na disponibilização das atividades pedagógicas, nem a garantia do acesso à educação. A análise feita pelo Gaepe demonstra que a não participação dos alunos nas aulas remotas por falta de acessibilidade virtual pode provocar um aumento do abandono e da evasão escolar, especialmente dos alunos em condição de maior vulnerabilidade socioeconômica.

Na última análise na rede estadual, ocorrida em outubro, conforme dados fornecidos pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), em municípios como Maioripotaba, Amaralina, Orizona, Sítio D’ Abadia e Urutaí, o índice de alunos sem conectividade chega a mais de 50%, sendo que em outros 45 municípios o índice varia entre 20 e 50%.

De acordo com informações e documentos encaminhados Seduc, e considerando que a rede estadual conta hoje com um total de 510.000 mil alunos aproximadamente, foi possível evidenciar que cerca de 1,4% dos estudantes abandonaram os estudos no período de abril a agosto de 2020, significando que mais de 7 mil jovens e crianças desistiram da escola em um período de apenas cinco meses.

GAEPE

O Gabinete Articulado de Enfrentamento aos Efeitos da Pandemia na Educação Pública de Goiás (GAEPE-GO) é uma articulação interinstitucional que reúne os tribunais de contas do Estado (TCE-GO) e dos Municípios de Goiás (TCM-GO), o ministérios públicos de contas junto ao TCE-GO e ao TCM-GO e Ministério Público Estadual, o Judiciário, a Defensoria Pública, gestores e representantes de conselhos de educação, sob coordenação do Instituto Articule e do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB).

Participaram da equipe que elaborou o Diagnóstico da Conectividade os servidores Hélida de Fátima Gontijo e Marcela Mendonça Leão Jardim (TCE-GO) e Roberto de Carvalho Coutinho (TCM/GO).

Clique aqui e acesse o relatório completo.

Texto: Alexandre Alfaix (Dicom/TCE-GO)

Atendimento à imprensa

Diretoria de Comunicação

Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699

E-mail: imprensa@tce.go.gov.br


Atendimento ao cidadão

Ouvidoria

Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894

E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br

 

 

Professores e alunos têm pouca conectividade em Goiás
Estudo do Gaepe-GO mostra dificuldade de acesso à internet nas redes estadual e municipais de ensino
Por $nomeUsuarioPubli
22/03/2022

Professores e alunos das redes estadual e municipais de ensino no Estado de Goiás têm baixa ou nenhuma conectividade para as atividades escolares remotas impostas pela pandemia. Essa foi a conclusão a que chegou o Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação Pública em Goiás (Gaepe-GO), em levantamento realizado entre maio e outubro de 2020.

Denominado Diagnóstico de Conectividade, o estudo se deparou com um quadro preocupante, demonstrando insuficiência de equipamentos para alunos e professores e dificuldade ou ausência total de acesso à internet. Os resultados apresentados poderão ser utilizados para subsidiar futuras ações do Gaepe-GO, no sentido de contribuir para a busca da qualidade da educação pública.

A pesquisa teve início para avaliar as principais dificuldades enfrentadas pelo setor educacional nesse período em que as escolas permanecem fechadas. Foram verificadas as estratégias mais utilizadas para oferecer atividades pedagógicas não presenciais, percebendo-se que o uso de materiais impressos, videoaulas, redes sociais e as plataformas online que são amplamente utilizadas, mas que professores e alunos têm muita dificuldade de se conectar.

REDES MUNICIPAIS

Diante do quadro, o Gaepe realizou uma nova pesquisa, específica quanto ao acesso à internet. Foi possível constatar que, nas redes municipais, em relação aos professores, 60% dos municípios entrevistados apresentaram dificuldades de acesso às atividades remotas, e dentre os maiores entraves relacionados estão: velocidade da internet (90%), equipamentos/computadores (60%) e acesso à internet (35%).

Em relação à conectividade dos alunos, todos os municípios pesquisados responderam que identificaram dificuldades de acesso às atividades remotas, dentre elas velocidade da internet, falta de equipamentos e computadores e acesso à internet. Foi verificado que apenas 30% dos municípios pesquisados estão oferecendo acesso a equipamentos e rede para o ensino presencial na própria escola e 100%, ou seja, 20 munícipios responderam que não identificaram nenhuma forma de aumentar a disponibilização de acesso à internet para realização das atividades remotas.

REDE ESTADUAL

Na rede estadual não é diferente, com um quantitativo elevado de alunos sem acessibilidade virtual, o que evidencia que não há equidade na disponibilização das atividades pedagógicas, nem a garantia do acesso à educação. A análise feita pelo Gaepe demonstra que a não participação dos alunos nas aulas remotas por falta de acessibilidade virtual pode provocar um aumento do abandono e da evasão escolar, especialmente dos alunos em condição de maior vulnerabilidade socioeconômica.

Na última análise na rede estadual, ocorrida em outubro, conforme dados fornecidos pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), em municípios como Maioripotaba, Amaralina, Orizona, Sítio D’ Abadia e Urutaí, o índice de alunos sem conectividade chega a mais de 50%, sendo que em outros 45 municípios o índice varia entre 20 e 50%.

De acordo com informações e documentos encaminhados Seduc, e considerando que a rede estadual conta hoje com um total de 510.000 mil alunos aproximadamente, foi possível evidenciar que cerca de 1,4% dos estudantes abandonaram os estudos no período de abril a agosto de 2020, significando que mais de 7 mil jovens e crianças desistiram da escola em um período de apenas cinco meses.

GAEPE

O Gabinete Articulado de Enfrentamento aos Efeitos da Pandemia na Educação Pública de Goiás (GAEPE-GO) é uma articulação interinstitucional que reúne os tribunais de contas do Estado (TCE-GO) e dos Municípios de Goiás (TCM-GO), o ministérios públicos de contas junto ao TCE-GO e ao TCM-GO e Ministério Público Estadual, o Judiciário, a Defensoria Pública, gestores e representantes de conselhos de educação, sob coordenação do Instituto Articule e do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB).

Participaram da equipe que elaborou o Diagnóstico da Conectividade os servidores Hélida de Fátima Gontijo e Marcela Mendonça Leão Jardim (TCE-GO) e Roberto de Carvalho Coutinho (TCM/GO).

Clique aqui e acesse o relatório completo.

Texto: Alexandre Alfaix (Dicom/TCE-GO)

Atendimento à imprensa

Diretoria de Comunicação

Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699

E-mail: imprensa@tce.go.gov.br

-


Atendimento ao cidadão

Ouvidoria

Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894

E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br

-


NOTÍCIAS RELACIONADAS

14 mai 2025 12:57:30 calendar_today

person Alexandre Alfaix de Assis

Tribunais de contas quantificam benefícios de suas ações

Encontros regionais vão mostrar experiências dos tribunais que estão adotando manual de quantificação

13 mai 2025 16:40:27 calendar_today

person Bruno Eduardo Balduino de Souza

TCE-GO realiza mais uma edição do Diálogo Acadêmico

Tribunal recebeu estudantes de Direito da UniCambury

12 mai 2025 18:03:23 calendar_today

person Alexandre Alfaix de Assis

Reunião no TCE-MG define data do 2º Encontro Nacional da Primeira Infância

Presidente do CTPI-IRB falou sobre impactos das desigualdades sobre as crianças

12 mai 2025 16:39:15 calendar_today

person Bruno Eduardo Balduino de Souza

Comunicação do TCE-GO anuncia classificados para nova etapa de seletiva de estágio

Nova etapa será realizada em 15 de maio, na sede do Tribunal