Projeto que altera nomenclatura de cargo no TCE-GO é aprovado na Alego
Projeto que altera nomenclatura de cargo no TCE-GO é aprovado na Alego
Analistas serão denominados auditores de Controle Externo após sanção da Governadoria
- person Bruno Eduardo Balduino de Souza
- schedule 05/09/2024
O Projeto de Lei nº 18.630/2024, de autoria do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), que altera a nomenclatura do cargo de Analista de Controle Externo para Auditor de Controle Externo, foi aprovado hoje (5/set), em segunda votação, pelo plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). A proposta segue agora ao governador para sanção.
A propositura é da atual gestão do TCE-GO, que determinou o reenvio de projeto de lei de iniciativa do Conselheiro Celmar Rech, então Presidente, em 2020.
Essa propositura havia sido aprovada pelo Plenário do Tribunal, sob a relatoria do atual Presidente, Conselheiro Saulo Mesquita, no entanto, havia retornado da Assembleia Legislativa sem apreciação.
O objetivo da Presidência é de valorizar a carreira, prestigiando os servidores e, em acréscimo, buscar o aumento do escopo da certificação ISO 9001:2015, para que ela abranja todas as fiscalizações exercidas pelo Tribunal. Assim, importa que a nomenclatura do cargo esteja coerente com as funções desenvolvidas pelos servidores que atuam nessas atividades e em consonância com as normas que regulam as fiscalizações, como as Normas de Auditoria Governamental (NAG) e as Normas Brasileiras de Auditoria no Setor Público (NBasp).
Na justificativa do projeto, o TCE-GO argumenta que a mudança não terá impactos financeiros e que o termo proposto é utilizado por 78,78% dos tribunais de contas brasileiros, inclusive pelo Tribunal de Contas da União (TCU), de modo que, obedecendo ao princípio da simetria, convém aos demais utilizar a mesma nomenclatura. A padronização é apoiada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) entidade que promove o Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), instrumento que avalia o desempenho das cortes de contas e tem a adoção do termo como um de seus critérios.
Texto: Bruno Balduino; Foto: Carlos Costa (Alego)
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
Projeto que altera nomenclatura de cargo no TCE-GO é aprovado na Alego |
Analistas serão denominados auditores de Controle Externo após sanção da Governadoria |
Por $nomeUsuarioPubli |
O Projeto de Lei nº 18.630/2024, de autoria do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), que altera a nomenclatura do cargo de Analista de Controle Externo para Auditor de Controle Externo, foi aprovado hoje (5/set), em segunda votação, pelo plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). A proposta segue agora ao governador para sanção. A propositura é da atual gestão do TCE-GO, que determinou o reenvio de projeto de lei de iniciativa do Conselheiro Celmar Rech, então Presidente, em 2020. Essa propositura havia sido aprovada pelo Plenário do Tribunal, sob a relatoria do atual Presidente, Conselheiro Saulo Mesquita, no entanto, havia retornado da Assembleia Legislativa sem apreciação. O objetivo da Presidência é de valorizar a carreira, prestigiando os servidores e, em acréscimo, buscar o aumento do escopo da certificação ISO 9001:2015, para que ela abranja todas as fiscalizações exercidas pelo Tribunal. Assim, importa que a nomenclatura do cargo esteja coerente com as funções desenvolvidas pelos servidores que atuam nessas atividades e em consonância com as normas que regulam as fiscalizações, como as Normas de Auditoria Governamental (NAG) e as Normas Brasileiras de Auditoria no Setor Público (NBasp). Na justificativa do projeto, o TCE-GO argumenta que a mudança não terá impactos financeiros e que o termo proposto é utilizado por 78,78% dos tribunais de contas brasileiros, inclusive pelo Tribunal de Contas da União (TCU), de modo que, obedecendo ao princípio da simetria, convém aos demais utilizar a mesma nomenclatura. A padronização é apoiada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) entidade que promove o Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), instrumento que avalia o desempenho das cortes de contas e tem a adoção do termo como um de seus critérios. Texto: Bruno Balduino; Foto: Carlos Costa (Alego) |
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
14 ago 2025 15:02:41 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Representantes de editora visitam a Presidência do TCE-GO
Livro com artigo escrito por conselheira substituta e auditor foi lançado em evento
14 ago 2025 14:59:10 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Congresso Goiano de Direito Administrativo debate inovação e saneamento
Programação matutina do evento contou com oito apresentações
13 ago 2025 22:13:29 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Abertura de congresso de direito administrativo reúne autoridades na sede do TCE-GO
Nos discursos, palavras como diálogo e cooperação ganham destaque
13 ago 2025 16:10:53 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
TCE-GO faz visita técnica na Rodovia GO-439, entre Hidrolina e Pilar de Goiás
Iniciativa integra ações de fiscalização preventiva do Tribunal