Proteção dos olhos
Proteção dos olhos
Diálogo Semanal de Segurança, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente (DSSMA)
- person Alexandre a Henrique Pereira De Araujo
- schedule 09/08/2019
- Atualizado em 23/03/2022
A finalidade dos óculos de segurança é proteger a pessoa contra partículas sólidas projetadas e/ou em suspensão. Em muitos locais de trabalho existem riscos que podem ter como consequência a lesão nos olhos. É por isto, que os óculos de segurança são considerados Equipamento de Proteção Individual (EPI) básico e, em muitos casos, obrigatório para todo empregado ou pessoa que trabalhe ou transite em determinado local de trabalho.
Para ser aprovado, o equipamento deve ser confeccionado segundo as normas da ABNT e possuir o Certificado de Aprovação (CA).
Recomendações sobre o uso e conservação dos óculos:
- Os óculos devem ajustar-se perfeitamente ao rosto, sem deixar aberturas;
- A haste ou elástico deve manter os óculos firmes no rosto, porém sem incomodar ou machucar;
- Use-o durante todo o tempo que permanecer no trabalho para o qual for designado;
- Ao colocar ou retirar, segure os óculos pelas duas hastes ao mesmo tempo;
- Limpe as lentes somente com tecido ou papel limpo e macio;
- Coloque os óculos com as lentes sempre para cima;
- Não os transporte junto de ferramentas e nem carregue nos bolsos traseiros das calças;
- Mantenha o equipamento longe de fontes de calor;
- Não os deixe em local onde possam receber respingos de óleo, graxa, ácidos, corrosivos, solventes ou qualquer substância que possam danificá-lo;
- Não use óculos com defeitos (falta de proteção lateral, elástico ou haste danificada ou lentes riscadas).
Fonte: http://ddsonline.com.br/dds-temas/temas-classicos/108-dds-sobre-protecao-dos-olhos.html?d=107257479
Dica semanal da equipe de Segurança e Saúde Ocupacional do TCE-GO
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
Proteção dos olhos |
Diálogo Semanal de Segurança, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente (DSSMA) |
Por $nomeUsuarioPubli |
23/03/2022 |
A finalidade dos óculos de segurança é proteger a pessoa contra partículas sólidas projetadas e/ou em suspensão. Em muitos locais de trabalho existem riscos que podem ter como consequência a lesão nos olhos. É por isto, que os óculos de segurança são considerados Equipamento de Proteção Individual (EPI) básico e, em muitos casos, obrigatório para todo empregado ou pessoa que trabalhe ou transite em determinado local de trabalho. Para ser aprovado, o equipamento deve ser confeccionado segundo as normas da ABNT e possuir o Certificado de Aprovação (CA). Recomendações sobre o uso e conservação dos óculos: - Os óculos devem ajustar-se perfeitamente ao rosto, sem deixar aberturas; - A haste ou elástico deve manter os óculos firmes no rosto, porém sem incomodar ou machucar; - Use-o durante todo o tempo que permanecer no trabalho para o qual for designado; - Ao colocar ou retirar, segure os óculos pelas duas hastes ao mesmo tempo; - Limpe as lentes somente com tecido ou papel limpo e macio; - Coloque os óculos com as lentes sempre para cima; - Não os transporte junto de ferramentas e nem carregue nos bolsos traseiros das calças; - Mantenha o equipamento longe de fontes de calor; - Não os deixe em local onde possam receber respingos de óleo, graxa, ácidos, corrosivos, solventes ou qualquer substância que possam danificá-lo; - Não use óculos com defeitos (falta de proteção lateral, elástico ou haste danificada ou lentes riscadas). Fonte: http://ddsonline.com.br/dds-temas/temas-classicos/108-dds-sobre-protecao-dos-olhos.html?d=107257479 Dica semanal da equipe de Segurança e Saúde Ocupacional do TCE-GO
|
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
15 ago 2025 15:59:02 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Prestação de contas do TCE-GO é chancelada pela Alego
Relatório contém dados financeiros, operacionais e institucionais referentes a 2024
15 ago 2025 14:59:55 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Você sabe o que significa primeira infância?
Mês de agosto é dedicado ao tema. Conselheiro do TCE-GO preside colegiado nacional
15 ago 2025 11:56:08 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Livro lançado em congresso tem artigo escrito por conselheira substituta e auditor do TCE-GO
Publicação homenageia o professor Juarez Freitas
14 ago 2025 20:07:21 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Congresso Goiano de Direito Administrativo trata de oportunidades e perigos da IA
Programação do evento foi encerrada com palestra do professor Juarez Freitas