Riscos do ruído
Riscos do ruído
Diálogo Semanal de Segurança e Saúde Ocupacional
- person Gustavo Alexandre Aires R. Lopes
- schedule 15/02/2019
- Atualizado em 22/03/2022
Neste DSS falaremos sobre os riscos do ruído para a saúde.
A consequência mais evidente é a SURDEZ, que depende de alguns fatores, como: Intensidade, tipo de ruído (contínuo, intermitente ou impacto), sua qualidade (sons agudos são mais prejudiciais que os graves), susceptibilidade individual, tempo de exposição e a idade. A surdez pode ser dividida em três grupos que são: temporária, permanente, trauma acústico.
- Surdez temporária: é caracterizada pela dificuldade de audição, embora passageira, que notamos após exposição por algum tempo ao ruído intenso. A exposição prolongada e repetida ao ruído é capaz não só de causar a surdez temporária como, potencialmente, provocar a surdez permanente. Se a exposição for repetida antes de uma completa recuperação, pode tornar-se surdez permanente. Pode ainda ocorrer a fadiga dos músculos do ouvido médio.
- Surdez permanente: é a perda irreversível da capacidade auditiva, devido à exposição contínua; ou seja, o trabalhador fica exposto ao ruído de intensidade excessiva, sem proteção auditiva. No princípio, ocorre a destruição das células no início do caracol (parte interna do ouvido) sensível a sons de 4.000 Hz, e a alteração não é percebida por não atingir a frequência da fala. As perdas progridem até atingir frequências da comunicação oral, entre 250 e 2.000 Hz, quando a vibração chega ao ouvido, mas não consegue ser transmitida.
- Trauma acústico: é de instalação repentina, após a exposição ao ruído intenso como de explosões e impactos, que podem causar perfurações no tímpano e mesmo deslocamento dos ossículos (parte interna do ouvido), causando a surdez temporária ou permanente.
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
Riscos do ruído |
Diálogo Semanal de Segurança e Saúde Ocupacional |
Por $nomeUsuarioPubli |
22/03/2022 |
Neste DSS falaremos sobre os riscos do ruído para a saúde. A consequência mais evidente é a SURDEZ, que depende de alguns fatores, como: Intensidade, tipo de ruído (contínuo, intermitente ou impacto), sua qualidade (sons agudos são mais prejudiciais que os graves), susceptibilidade individual, tempo de exposição e a idade. A surdez pode ser dividida em três grupos que são: temporária, permanente, trauma acústico. - Surdez temporária: é caracterizada pela dificuldade de audição, embora passageira, que notamos após exposição por algum tempo ao ruído intenso. A exposição prolongada e repetida ao ruído é capaz não só de causar a surdez temporária como, potencialmente, provocar a surdez permanente. Se a exposição for repetida antes de uma completa recuperação, pode tornar-se surdez permanente. Pode ainda ocorrer a fadiga dos músculos do ouvido médio. - Surdez permanente: é a perda irreversível da capacidade auditiva, devido à exposição contínua; ou seja, o trabalhador fica exposto ao ruído de intensidade excessiva, sem proteção auditiva. No princípio, ocorre a destruição das células no início do caracol (parte interna do ouvido) sensível a sons de 4.000 Hz, e a alteração não é percebida por não atingir a frequência da fala. As perdas progridem até atingir frequências da comunicação oral, entre 250 e 2.000 Hz, quando a vibração chega ao ouvido, mas não consegue ser transmitida. - Trauma acústico: é de instalação repentina, após a exposição ao ruído intenso como de explosões e impactos, que podem causar perfurações no tímpano e mesmo deslocamento dos ossículos (parte interna do ouvido), causando a surdez temporária ou permanente. |
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
29 ago 2025 13:56:18 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Oficinas sobre contratação e prestação de contas encerram evento no TCE-GO
Participantes discutiram situações concretas ocorridas no âmbito da administração pública
29 ago 2025 09:37:51 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Painéis de discussão reforçam importância da integração e da parceria no diálogo público
Palestras integram evento promovido pelo TCU, TCE-GO e TCM-GO
28 ago 2025 14:43:20 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Autoridades defendem colaboração e diálogo em prol de uma gestão eficiente
Evento promovido por TCU, TCE-GO e TCM-GO reúne representantes de municípios goianos
27 ago 2025 17:56:28 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
“As crianças precisam de nós”, destaca conselheiro do TCE-GO durante 2º Encontro Nacional da Primeira Infância
Evento ocorre em Belo Horizonte. Programação segue até sexta-feira