Saúde preventiva em debate no Projeto Recomeçar 2023
Saúde preventiva em debate no Projeto Recomeçar 2023
Palestrante foi o secretário de Saúde do Estado, médico Sérgio Vencio
- person Alexandre Alfaix de Assis
- schedule 08/11/2023
O Projeto Recomeçar 2023, programa de preparação para a aposentadoria dos servidores do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), teve hoje (8/nov) sua penúltima atividade. Desta vez o tema foi a importância da saúde preventiva, tendo como palestrante o secretário de Saúde do Estado de Goiás, Sérgio Vencio. O encontro foi na Sala Selva Cavalcanti, na sede do TCE-GO, e contou com a participação do presidente Saulo Mesquita e dos conselheiros Sebastião Tejota e Celmar Rech.
Segundo Vencio, que é médico endocrinologista, com experiência em laboratório e pesquisa clínica, o objetivo das pessoas é viver o máximo possível, mantendo a mente e corpo sadios. Ele apresentou as principais causas de mortes na atualidade, lista encabeçada pelas doenças cardiovasculares e cânceres, apontando como medidas preventivas a dieta e peso saudáveis, exercícios físicos regulares, não fumar, diminuir o sal e o consumo de álcool.
Citou também a importância no cuidado com outras formas de prevenção pontuais, como a vacina e os cuidados contra a dengue, e destacou a necessidade de as pessoas fazerem o acompanhamento de saúde. Outro fator que precisa ser combatido, segundo o médico, é o estresse, explicando que se trata de uma resposta fisiológica do organismo para fatores externos. “É impossível evitá-lo, mas não se pode negar que tudo o que a gente faz, tudo o que a gente pensa tem consequências na nossa saúde e não se pode permitir que o estresse se torne repetitivo ou contínuo”, disse.
Vencio mostrou números que apontam a tendência de envelhecimento do brasileiro e relatou seu estudo que revela os benefícios da religiosidade e espiritualidade para a saúde. Segundo ele, é importante que as pessoas busquem atividades que lhes tragam propósitos de vida, citando como exemplo o voluntariado, em que é possível realizar algo que traz prazer e, ao mesmo tempo, auxilia os outros.
O encerramento do Projeto Recomeçar deste ano será na próxima terça-feira (14/nov), a partir das 15h, com atividades de ginástica laboral, com a educadora física Viviane Brum, dinâmica de grupo, com as psicólogas Lana Augusta Ferreira e Merissa Vaz Tamioso, todas do Serviço de Bem-Estar.
Veja fotos no Flickr do TCE-GO.
Texto: Alexandre Alfaix
Fotos: Kazuo (Master Produções)
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
Saúde preventiva em debate no Projeto Recomeçar 2023 |
Palestrante foi o secretário de Saúde do Estado, médico Sérgio Vencio |
Por $nomeUsuarioPubli |
O Projeto Recomeçar 2023, programa de preparação para a aposentadoria dos servidores do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), teve hoje (8/nov) sua penúltima atividade. Desta vez o tema foi a importância da saúde preventiva, tendo como palestrante o secretário de Saúde do Estado de Goiás, Sérgio Vencio. O encontro foi na Sala Selva Cavalcanti, na sede do TCE-GO, e contou com a participação do presidente Saulo Mesquita e dos conselheiros Sebastião Tejota e Celmar Rech. Segundo Vencio, que é médico endocrinologista, com experiência em laboratório e pesquisa clínica, o objetivo das pessoas é viver o máximo possível, mantendo a mente e corpo sadios. Ele apresentou as principais causas de mortes na atualidade, lista encabeçada pelas doenças cardiovasculares e cânceres, apontando como medidas preventivas a dieta e peso saudáveis, exercícios físicos regulares, não fumar, diminuir o sal e o consumo de álcool. Citou também a importância no cuidado com outras formas de prevenção pontuais, como a vacina e os cuidados contra a dengue, e destacou a necessidade de as pessoas fazerem o acompanhamento de saúde. Outro fator que precisa ser combatido, segundo o médico, é o estresse, explicando que se trata de uma resposta fisiológica do organismo para fatores externos. “É impossível evitá-lo, mas não se pode negar que tudo o que a gente faz, tudo o que a gente pensa tem consequências na nossa saúde e não se pode permitir que o estresse se torne repetitivo ou contínuo”, disse. Vencio mostrou números que apontam a tendência de envelhecimento do brasileiro e relatou seu estudo que revela os benefícios da religiosidade e espiritualidade para a saúde. Segundo ele, é importante que as pessoas busquem atividades que lhes tragam propósitos de vida, citando como exemplo o voluntariado, em que é possível realizar algo que traz prazer e, ao mesmo tempo, auxilia os outros. O encerramento do Projeto Recomeçar deste ano será na próxima terça-feira (14/nov), a partir das 15h, com atividades de ginástica laboral, com a educadora física Viviane Brum, dinâmica de grupo, com as psicólogas Lana Augusta Ferreira e Merissa Vaz Tamioso, todas do Serviço de Bem-Estar. Veja fotos no Flickr do TCE-GO. Texto: Alexandre Alfaix |
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
13 mai 2025 16:40:27 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
TCE-GO realiza mais uma edição do Diálogo Acadêmico
Tribunal recebeu estudantes de Direito da UniCambury
12 mai 2025 18:03:23 calendar_today
person Alexandre Alfaix de Assis
Reunião no TCE-MG define data do 2º Encontro Nacional da Primeira Infância
Presidente do CTPI-IRB falou sobre impactos das desigualdades sobre as crianças
12 mai 2025 16:39:15 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Comunicação do TCE-GO anuncia classificados para nova etapa de seletiva de estágio
Nova etapa será realizada em 15 de maio, na sede do Tribunal
12 mai 2025 14:22:13 calendar_today
person Leonardo Rocha Miranda
Gaepe-GO apresenta Guia de Expansão Qualificada de Vagas na Educação Infantil
Proposta de formulário digital para levantamento de informações sobre os sistemas municipais de ensino em Goiás também foi apresentada