Servidora do TCE-GO concluiu mestrado na Espanha

Dissertação envolveu o desenvolvimento da cidadania, com estudo focado nos TCs

• schedule 28/09/2021

A analista de Controle Externo Nara Rodrigues Silva fez a defesa de seu Mestrado em Cidadania e Direitos Humanos: Ética e Política, na Universidade de Barcelona, Espanha, na última quinta-feira (23/set). A dissertação envolveu um estudo focado nos tribunais de contas do Brasil, tendo como título “Desenvolvimento da cidadania organizacional como estratégia à ampliação da participação interna e a um governo aberto mais efetivo”.

O estudo discutiu a importância do desenvolvimento das virtudes cívicas dos servidores públicos, objetivando uma maior participação interna e um acolhimento mais afetivo e efetivo da cidadania.  Analisou as contribuições da “Cidadania Organizacional” se implementada na esfera pública, a fim de alcançar maior comprometimento dos agentes e maior abertura à sociedade, a partir de servidores com uma consciência cívica ampliada.

Segundo a autora, a ideia fundamental da cidadania organizacional é o envolvimento dos agentes públicos ou privados em tarefas e atividades para além das suas obrigações formais.  “Já o cultivo das virtudes cívicas constitui uma das dimensões da cidadania organizacional e seu desenvolvimento nos servidores os estimula a lutar pelos interesses mais nobres da organização e contribui para gerar uma harmonia com os cidadãos, obtendo assim um governo aberto mais efetivo”.

O trabalho também apresenta a proposta de um programa de desenvolvimento da cidadania organizacional (virtudes cívicas), aplicável aos tribunais de contas e outras instituições de controle. Após a tradução para a língua portuguesa, o trabalho, que teve como orientador o professor Xavier Pedrol Rovira, será disponibilizado.

Servidora do TCE-GO concluiu mestrado na Espanha
Dissertação envolveu o desenvolvimento da cidadania, com estudo focado nos TCs