Simpósio de contabilidade tem painel sobre a atuação dos TCs em auditorias financeiras
Simpósio de contabilidade tem painel sobre a atuação dos TCs em auditorias financeiras
Conselheiro do TCE-GO mediou debate em painel com secretários do TCE-GO e do TCM-GO
- person Alexandre Alfaix de Assis
- schedule 25/11/2024
O 9º Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada no Setor Público (Sincasp) foi realizado em Goiânia, entre os dias 21 e 22 de novembro, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), e contou com painel com o tema “Auditoria Financeira: Novas Perspectivas para o Setor Público”. A mediação do painel ficou a cargo do Conselheiro Celmar Rech, do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), com palestras do secretário de Controle Externo do TCE-GO, Sérvio Túlio Teixeira, e do secretário-geral de Controle Externo do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), Rubens Custódio.
Em sua exposição, Sérvio explicou o que é uma auditoria financeira, seus objetivos e como ela se encaixa nas atribuições dos tribunais de contas. Ele apresentou perspectiva futura para esse procedimento a partir das experiências do TCE-GO. Também esclareceu o estágio de evolução das cortes de contas do país em relação a esse modelo de auditoria, anotando que os TCs estão estruturados, mas que ainda carecem de resultados.
Na sequência, Rubens descreveu, em detalhes, como funcionam as etapas de uma auditoria financeira, destacando a importância de cada fase. Após as exposições, os secretários responderam a questões do Conselheiro e elucidaram dúvidas do público presente.
O Sincaps é voltado a contadores, auditores, profissionais da gestão pública, acadêmicos e demais interessados em contribuir com a melhoria da transparência e do controle das contas públicas. Realizado pelo CRC-GO, o evento proporcionou um espaço de reflexão sobre os principais desafios e soluções para a gestão pública no Brasil.
Texto; Bruno Balduino; Foto: CRC-GO
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
Simpósio de contabilidade tem painel sobre a atuação dos TCs em auditorias financeiras |
Conselheiro do TCE-GO mediou debate em painel com secretários do TCE-GO e do TCM-GO |
Por $nomeUsuarioPubli |
O 9º Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada no Setor Público (Sincasp) foi realizado em Goiânia, entre os dias 21 e 22 de novembro, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), e contou com painel com o tema “Auditoria Financeira: Novas Perspectivas para o Setor Público”. A mediação do painel ficou a cargo do Conselheiro Celmar Rech, do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), com palestras do secretário de Controle Externo do TCE-GO, Sérvio Túlio Teixeira, e do secretário-geral de Controle Externo do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), Rubens Custódio. Em sua exposição, Sérvio explicou o que é uma auditoria financeira, seus objetivos e como ela se encaixa nas atribuições dos tribunais de contas. Ele apresentou perspectiva futura para esse procedimento a partir das experiências do TCE-GO. Também esclareceu o estágio de evolução das cortes de contas do país em relação a esse modelo de auditoria, anotando que os TCs estão estruturados, mas que ainda carecem de resultados. Na sequência, Rubens descreveu, em detalhes, como funcionam as etapas de uma auditoria financeira, destacando a importância de cada fase. Após as exposições, os secretários responderam a questões do Conselheiro e elucidaram dúvidas do público presente. O Sincaps é voltado a contadores, auditores, profissionais da gestão pública, acadêmicos e demais interessados em contribuir com a melhoria da transparência e do controle das contas públicas. Realizado pelo CRC-GO, o evento proporcionou um espaço de reflexão sobre os principais desafios e soluções para a gestão pública no Brasil. Texto; Bruno Balduino; Foto: CRC-GO |
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
27 mai 2025 14:57:33 calendar_today
person Alexandre Alfaix de Assis
Boas práticas para crianças de 0 a 6 anos destacadas em mini e-books
Série vai apresentar práticas que contribuem para garantir os direitos das crianças
27 mai 2025 14:17:23 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Controladores externos destacam atuação do Comitê da Primeira Infância
Autoridades participam de congresso internacional em Manaus
27 mai 2025 13:51:14 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Impactos das mudanças climáticas são apresentados em reunião do Comitê da Primeira Infância
Cooperação com a Espanha também foi anunciada na ocasião
26 mai 2025 17:20:40 calendar_today
person Alexandre Alfaix de Assis
TCE-GO e Goinfra discutem projetos de obras na GO-180
Em nova rodada de mesa técnica, foram discutidas a atualização do orçamento da obra e o projeto estrutural da ponte sobre o Ribeirão da Felicidade