Síndrome da Visão de Computador (CVS)
Síndrome da Visão de Computador (CVS)
Diálogo Semanal de Segurança e Saúde Ocupacional
- person Alexandre a Henrique Pereira De Araujo
- schedule 28/09/2018
- Atualizado em 22/03/2022
Caracterizada por sintomas oculares (dos olhos) que aparece após o uso prolongado do computador. Qualquer pessoa (que trabalhe ou não com o computador) que passe mais de duas horas por dia diante do computador pode desenvolver essa síndrome.
Mas porque ela ocorre? Pelo fato de que nossos olhos não foram feitos para encarar uma tela de computador por muitas horas seguidas. A tela do computador é formada por “pixels”, o que faz com que nossos olhos necessitem focar e refocar constantemente a imagem, causando cansaço nos olhos.
Diante de um computador, inconscientemente, piscamos cinco vezes menos, o que causa um ressecamento dos olhos.Assim, quanto mais a pessoa ficar diante do computador, mais ressecados ficarão os olhos, causando vermelhidão, irritação, lacrimejamento, dores de cabeça, dores na lombar, entre outros sintomas.
Há ainda outro fator que acelera esse processo nos olhos, como o fato de que na maioria das vezes o trabalhador fica em uma sala fechada com o ar condicionado ligado. Se normalmente o ar condicionado já resseca os olhos, diante de um computador por horas, só tende a agravar o problema.
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
Síndrome da Visão de Computador (CVS) |
Diálogo Semanal de Segurança e Saúde Ocupacional |
Por $nomeUsuarioPubli |
22/03/2022 |
Caracterizada por sintomas oculares (dos olhos) que aparece após o uso prolongado do computador. Qualquer pessoa (que trabalhe ou não com o computador) que passe mais de duas horas por dia diante do computador pode desenvolver essa síndrome. Mas porque ela ocorre? Pelo fato de que nossos olhos não foram feitos para encarar uma tela de computador por muitas horas seguidas. A tela do computador é formada por “pixels”, o que faz com que nossos olhos necessitem focar e refocar constantemente a imagem, causando cansaço nos olhos. Diante de um computador, inconscientemente, piscamos cinco vezes menos, o que causa um ressecamento dos olhos.Assim, quanto mais a pessoa ficar diante do computador, mais ressecados ficarão os olhos, causando vermelhidão, irritação, lacrimejamento, dores de cabeça, dores na lombar, entre outros sintomas. Há ainda outro fator que acelera esse processo nos olhos, como o fato de que na maioria das vezes o trabalhador fica em uma sala fechada com o ar condicionado ligado. Se normalmente o ar condicionado já resseca os olhos, diante de um computador por horas, só tende a agravar o problema. |
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
06 jun 2025 16:21:45 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
TCE-GO faz visita técnica para avaliar projeto de obra em trecho da GO-236
Pontos críticos identificados serão debatidos junto à Goinfra
05 jun 2025 16:53:12 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
TCE-GO sedia treinamento de ética da Agehab
Vice-presidente do Tribunal discursou na abertura do evento
05 jun 2025 15:04:02 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Conselheiros de TCs brasileiros fazem capacitação em Harvard
O tema é a importância da atenção à primeira infância
05 jun 2025 14:24:02 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
TCE-GO reajusta valor de alçada para tomadas de contas especiais
Atualização levou em conta o IPCA e atende à determinação legal