TCE-GO amplia Observatório do Cidadão com painéis sobre emendas parlamentares e políticas assistenciais
TCE-GO amplia Observatório do Cidadão com painéis sobre emendas parlamentares e políticas assistenciais
A Secretaria de Controle Externo por meio do Serviço de Informações Estratégicas, publicou nesta semana duas novidades no Observatório do Cidadão.
- person Leonardo Rocha Miranda
- schedule 21/12/2022
A Secretaria de Controle Externo por meio do Serviço de Informações Estratégicas, publicou nesta semana duas novidades no Observatório do Cidadão.
Painel de Emendas Parlamentares: permite acompanhar de forma didática as despesas públicas decorrentes de emendas parlamentares ao orçamento estadual. O art. 111 da Constituição Estadual prevê que a elaboração dos projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais cabe ao Poder Executivo, sendo competência da Assembleia Legislativa a sua apreciação. Em §8º traz ainda a possibilidade da realização de emendas individuais pelos deputados estaduais, sendo aprovadas no limite de 0,9% da Receita Corrente Líquida prevista no Projeto de Lei Orçamentária de 2021, e 1,2% para o exercício de 2022 e seguintes. Tais emendas são chamadas de "Emendas Impositivas" uma vez que são de execução obrigatória pelo Poder Executivo. Assim o presente Painel objetiva contribuir com a transparência da aplicação de tais recursos trazendo de forma dinâmica e interativa, dados essenciais para a sua avaliação, permitindo comparar os dados das emendas dos Deputados às leis orçamentárias, com as despesas efetivamente empenhadas. No painel é possível comparar e analisar dados de 2021 e 2022 consolidados até o mês de novembro.
Painel de Políticas Públicas Assistenciais: Este outro aplicativo apresenta de maneira consolidada as despesas relacionadas com ações de assistência social que impliquem direta ou indiretamente em entrega de recursos públicos a pessoas físicas ou jurídicas, ou seja, o foco são os Benefícios Assistenciais, tais como programas de transferência de renda, bolsas, auxílios e outros programas sociais e repasses desse tipo de política pública. A partir das análise de notas de empenho, é possível identificar o órgão que gerencia os recursos, a programação orçamentária, origem e destino de cada desembolso financeiro, bem como o nome de cada benefício conforme identificado na extração de dados feita pelo Controle Externo. O painel contém dados dos últimos 5 anos consolidados até o mês de novembro de 2022.
Quadro de Pessoal do Estado: O Serviço de Informações Estratégicas também publicou esta semana, mais uma edição do boletim que analisa a composição da força de trabalho do Poder Executivo. O documento está disponível no Observatório do Cidadão, no painel do “Quadro de Pessoal”, que também reúne os dados enviados pelos demais órgãos e entidades jurisdicionados ao TCE para fins de cumprimento do Artigo 30 da Constituição Estadual, permitido fazer análises, comparações e exportar as informações em planilhas, reforçando o compromisso da instituição com a Transparência e o Controle Social.
Fonte: Serviço de Informações Estratégicas TCE-GO
Ilustração: Candice Sebba (Dicom/TCE-GO)
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
TCE-GO amplia Observatório do Cidadão com painéis sobre emendas parlamentares e políticas assistenciais |
A Secretaria de Controle Externo por meio do Serviço de Informações Estratégicas, publicou nesta semana duas novidades no Observatório do Cidadão. |
Por $nomeUsuarioPubli |
A Secretaria de Controle Externo por meio do Serviço de Informações Estratégicas, publicou nesta semana duas novidades no Observatório do Cidadão. Painel de Emendas Parlamentares: permite acompanhar de forma didática as despesas públicas decorrentes de emendas parlamentares ao orçamento estadual. O art. 111 da Constituição Estadual prevê que a elaboração dos projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais cabe ao Poder Executivo, sendo competência da Assembleia Legislativa a sua apreciação. Em §8º traz ainda a possibilidade da realização de emendas individuais pelos deputados estaduais, sendo aprovadas no limite de 0,9% da Receita Corrente Líquida prevista no Projeto de Lei Orçamentária de 2021, e 1,2% para o exercício de 2022 e seguintes. Tais emendas são chamadas de "Emendas Impositivas" uma vez que são de execução obrigatória pelo Poder Executivo. Assim o presente Painel objetiva contribuir com a transparência da aplicação de tais recursos trazendo de forma dinâmica e interativa, dados essenciais para a sua avaliação, permitindo comparar os dados das emendas dos Deputados às leis orçamentárias, com as despesas efetivamente empenhadas. No painel é possível comparar e analisar dados de 2021 e 2022 consolidados até o mês de novembro. Painel de Políticas Públicas Assistenciais: Este outro aplicativo apresenta de maneira consolidada as despesas relacionadas com ações de assistência social que impliquem direta ou indiretamente em entrega de recursos públicos a pessoas físicas ou jurídicas, ou seja, o foco são os Benefícios Assistenciais, tais como programas de transferência de renda, bolsas, auxílios e outros programas sociais e repasses desse tipo de política pública. A partir das análise de notas de empenho, é possível identificar o órgão que gerencia os recursos, a programação orçamentária, origem e destino de cada desembolso financeiro, bem como o nome de cada benefício conforme identificado na extração de dados feita pelo Controle Externo. O painel contém dados dos últimos 5 anos consolidados até o mês de novembro de 2022. Quadro de Pessoal do Estado: O Serviço de Informações Estratégicas também publicou esta semana, mais uma edição do boletim que analisa a composição da força de trabalho do Poder Executivo. O documento está disponível no Observatório do Cidadão, no painel do “Quadro de Pessoal”, que também reúne os dados enviados pelos demais órgãos e entidades jurisdicionados ao TCE para fins de cumprimento do Artigo 30 da Constituição Estadual, permitido fazer análises, comparações e exportar as informações em planilhas, reforçando o compromisso da instituição com a Transparência e o Controle Social. Fonte: Serviço de Informações Estratégicas TCE-GO Ilustração: Candice Sebba (Dicom/TCE-GO) |
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
14 ago 2025 15:02:41 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Representantes de editora visitam a Presidência do TCE-GO
Livro com artigo escrito por conselheira substituta e auditor foi lançado em evento
14 ago 2025 14:59:10 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Congresso Goiano de Direito Administrativo debate inovação e saneamento
Programação matutina do evento contou com oito apresentações
13 ago 2025 22:13:29 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Abertura de congresso de direito administrativo reúne autoridades na sede do TCE-GO
Nos discursos, palavras como diálogo e cooperação ganham destaque
13 ago 2025 16:10:53 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
TCE-GO faz visita técnica na Rodovia GO-439, entre Hidrolina e Pilar de Goiás
Iniciativa integra ações de fiscalização preventiva do Tribunal