TCE-GO apresenta regras e benefícios da aposentadoria
TCE-GO apresenta regras e benefícios da aposentadoria
Projeto Recomeçar explicou como funcionam os benefícios do afastamento remunerado
- person Alexandre a Henrique Pereira De Araujo
- schedule 18/09/2018
- Atualizado em 22/03/2022
Todo cidadão pode contribuir para aposentadoria e, após completar o tempo estipulado em lei, tem o direito de solicitar os benefícios. Por isso, a aposentadoria garante ao contribuinte uma remuneração financeira para que ele possa se afastar de suas atividades sem cair num estado de vulnerabilidade social. Para apresentar aos servidores e membros do TCE-GO os aspectos jurídicos da aposentadoria, o Projeto Recomeçar realizou na manhã desta terça-feira (18/set) um encontro para apresentar as diversas perspectivas do sistema previdenciário.
Cada pessoa se enquadra numa forma de aposentadoria, o que varia de acordo com seu sexo, idade, tempo de contribuição, exposição a riscos etc. Também há diferenças com relação ao tipo de regime em que cada um se enquadra. Os servidores públicos efetivos do Estado de Goiás, por exemplo, enquadram-se no chamado Regime Próprio, tendo a Goiasprev como responsável por sua administração, operacionalização e gerenciamento, conforme explicou a representante da autarquia no encontro, Milena Barcelos.
Já os comissionados são beneficiários dos serviços oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no chamado Regime Geral de Previdência. Conforme explicou o gerente de Gestão de Pessoas do TCE-GO, Renato Kronit, “existem os segurados obrigatórios e os facultativos, mas todo cidadão a partir dos 16 anos tem o direito de se filiar. O segurado paga mensalmente para garantir seus direitos e a proteção à sua família”, afirmou.
PROJETO RECOMEÇAR
Para conseguir superar os dilemas da aposentadoria, é preciso estar preparado para essa etapa tão importante da vida. É o que propõe o Projeto Recomeçar. Coordenado pelo Serviço de Bem-Estar do TCE-GO, o projeto orienta e esclarece os participantes por meio de palestras com profissionais das áreas financeira, médica, psicológica e de educação física, visando minimizar efeitos potencialmente negativos da aposentadoria.
O próximo encontro será no dia 25, terça-feira, no período da tarde. Às 15 horas haverá palestra sobre aspectos de saúde, com o médico Rogério Souza Lobo, do Serviço de Qualidade de Vida do TCE-GO, e às 15h30 o empresário Idelfonso Camargo Júnior vai falar sobre Planejamento das Finanças Pessoais.
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
TCE-GO apresenta regras e benefícios da aposentadoria |
Projeto Recomeçar explicou como funcionam os benefícios do afastamento remunerado |
Por $nomeUsuarioPubli |
22/03/2022 |
Todo cidadão pode contribuir para aposentadoria e, após completar o tempo estipulado em lei, tem o direito de solicitar os benefícios. Por isso, a aposentadoria garante ao contribuinte uma remuneração financeira para que ele possa se afastar de suas atividades sem cair num estado de vulnerabilidade social. Para apresentar aos servidores e membros do TCE-GO os aspectos jurídicos da aposentadoria, o Projeto Recomeçar realizou na manhã desta terça-feira (18/set) um encontro para apresentar as diversas perspectivas do sistema previdenciário. Cada pessoa se enquadra numa forma de aposentadoria, o que varia de acordo com seu sexo, idade, tempo de contribuição, exposição a riscos etc. Também há diferenças com relação ao tipo de regime em que cada um se enquadra. Os servidores públicos efetivos do Estado de Goiás, por exemplo, enquadram-se no chamado Regime Próprio, tendo a Goiasprev como responsável por sua administração, operacionalização e gerenciamento, conforme explicou a representante da autarquia no encontro, Milena Barcelos. Já os comissionados são beneficiários dos serviços oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no chamado Regime Geral de Previdência. Conforme explicou o gerente de Gestão de Pessoas do TCE-GO, Renato Kronit, “existem os segurados obrigatórios e os facultativos, mas todo cidadão a partir dos 16 anos tem o direito de se filiar. O segurado paga mensalmente para garantir seus direitos e a proteção à sua família”, afirmou. PROJETO RECOMEÇAR Para conseguir superar os dilemas da aposentadoria, é preciso estar preparado para essa etapa tão importante da vida. É o que propõe o Projeto Recomeçar. Coordenado pelo Serviço de Bem-Estar do TCE-GO, o projeto orienta e esclarece os participantes por meio de palestras com profissionais das áreas financeira, médica, psicológica e de educação física, visando minimizar efeitos potencialmente negativos da aposentadoria. O próximo encontro será no dia 25, terça-feira, no período da tarde. Às 15 horas haverá palestra sobre aspectos de saúde, com o médico Rogério Souza Lobo, do Serviço de Qualidade de Vida do TCE-GO, e às 15h30 o empresário Idelfonso Camargo Júnior vai falar sobre Planejamento das Finanças Pessoais.
|
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
24 abr 2025 17:00:13 calendar_today
person Leonardo Rocha Miranda
Contas do Governador 2024 foram entregues ao TCE-GO
Tribunal de Contas terá 60 dias para emitir o Parecer Prévio
24 abr 2025 16:07:49 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Comitê reúne entidades públicas para debater saúde materno infantil
Iniciativa do TCE-GO pretende aprimorar avaliação inédita de política pública
24 abr 2025 15:18:22 calendar_today
person Alexandre Alfaix de Assis
TCE avalia edital de regime diferenciado de contratações na Polícia Penal
O contrato é para a ampliação de 800 vagas no Sistema Prisional
24 abr 2025 15:13:22 calendar_today
person Alexandre Alfaix de Assis
Parceria possibilita uso de método não-destrutivo para fiscalização de obras
Equipamentos do TCE-GO vão ser utilizados em pesquisas da universidade para subsidiar a fiscalização de obras públicas em Goiás