TCE-GO confirma irregularidade em PPP na Iquego
TCE-GO confirma irregularidade em PPP na Iquego
Edital de licitação foi suspenso em 2018 por medida cautelar
- person Vinicius Teles de Oliveira
- schedule 10/07/2020
- Atualizado em 23/03/2022
O Tribunal de Contas do Estado confirmou o entendimento pela irregularidade do edital de concorrência que seria promovido em 2018 para implementação do modelo de Parceria Público-Privada (PPP) na Iquego. A licitação havia sido suspensa pelo TCE-GO, em medida cautelar adotada em 11 de outubro daquele ano.
A Parceria Público-Privada é uma concessão em que o Poder Público se associa com terceiros para a prestação de utilidades públicas à coletividade ou ao auxílio no desenvolvimento de atividades administrativas.
De acordo com o conselheiro relator Sebastião Tejota, em acórdão aprovado em sessão plenária virtual encerrada nesta quinta-feira (9/jul), as principais falhas apontadas foram falta de clareza e precisão na definição do objeto, ausência de estudos e projetos que detalhem os investimentos esperados, inadequação da delimitação do portfólio de medicamentos e insumos a serem contratados, ilegalidade na constituição do fundo garantidor e inconsistência do estudo de viabilidade técnica e econômico-financeira.
A equipe técnica do TCE-GO concluiu que “a Iquego não consegue atender aos dispositivos legais”. A despeito de as minutas de edital e contrato e o termo de referência fazerem referência aos investimentos em obras e reformas da unidade fabril, a documentação enviada não contêm a relação de estudos e levantamentos, com dados relativos aos custos, despesas e investimentos já realizados.
A Gerência de Fiscalização do Tribunal considerou que não há sequer indicação de orçamento das obras previstas, com grau de detalhamento hábil a permitir a plena caracterização do projeto a ser licitado. Segundo o relatório apresentado, a Iquego só pode passar à etapa seguinte quando devidamente cumpridas todas as condições impostas pela Resolução Normativa TCE-GO nº 10/2012 referentes à etapa de planejamento.
E, ainda, que “não houve adequada caracterização do objeto a ser licitado quanto aos medicamentos a serem produzidos pela concessionária, tendo em vista que foi deixado em aberto tanto os medicamentos do portfólio atual como não houve delimitação específica acerca dos medicamentos que devem ser ofertados”.
A unidade técnica apontou também a inconsistência do estudo de viabilidade técnica e econômico-financeira do projeto de PPP, especialmente quanto à demonstração de vantagem da implantação do modelo.
Texto: Alexandre Alfaix (Dicom/TCE-GO)
Ilustração: Bárbara Soares, estagiária (convênio TCE-GO/CIEE/PUC-GO)
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
TCE-GO confirma irregularidade em PPP na Iquego |
Edital de licitação foi suspenso em 2018 por medida cautelar |
Por $nomeUsuarioPubli |
23/03/2022 |
O Tribunal de Contas do Estado confirmou o entendimento pela irregularidade do edital de concorrência que seria promovido em 2018 para implementação do modelo de Parceria Público-Privada (PPP) na Iquego. A licitação havia sido suspensa pelo TCE-GO, em medida cautelar adotada em 11 de outubro daquele ano. A Parceria Público-Privada é uma concessão em que o Poder Público se associa com terceiros para a prestação de utilidades públicas à coletividade ou ao auxílio no desenvolvimento de atividades administrativas. De acordo com o conselheiro relator Sebastião Tejota, em acórdão aprovado em sessão plenária virtual encerrada nesta quinta-feira (9/jul), as principais falhas apontadas foram falta de clareza e precisão na definição do objeto, ausência de estudos e projetos que detalhem os investimentos esperados, inadequação da delimitação do portfólio de medicamentos e insumos a serem contratados, ilegalidade na constituição do fundo garantidor e inconsistência do estudo de viabilidade técnica e econômico-financeira. A equipe técnica do TCE-GO concluiu que “a Iquego não consegue atender aos dispositivos legais”. A despeito de as minutas de edital e contrato e o termo de referência fazerem referência aos investimentos em obras e reformas da unidade fabril, a documentação enviada não contêm a relação de estudos e levantamentos, com dados relativos aos custos, despesas e investimentos já realizados. A Gerência de Fiscalização do Tribunal considerou que não há sequer indicação de orçamento das obras previstas, com grau de detalhamento hábil a permitir a plena caracterização do projeto a ser licitado. Segundo o relatório apresentado, a Iquego só pode passar à etapa seguinte quando devidamente cumpridas todas as condições impostas pela Resolução Normativa TCE-GO nº 10/2012 referentes à etapa de planejamento. E, ainda, que “não houve adequada caracterização do objeto a ser licitado quanto aos medicamentos a serem produzidos pela concessionária, tendo em vista que foi deixado em aberto tanto os medicamentos do portfólio atual como não houve delimitação específica acerca dos medicamentos que devem ser ofertados”. A unidade técnica apontou também a inconsistência do estudo de viabilidade técnica e econômico-financeira do projeto de PPP, especialmente quanto à demonstração de vantagem da implantação do modelo. Texto: Alexandre Alfaix (Dicom/TCE-GO) |
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
14 jul 2025 16:19:30 calendar_today
person Leonardo Rocha Miranda
Aberta as inscrições para 16º Congresso Goiano de Direito Administrativo
O Instituto de Direito Administrativo de Goiás promove o evento
11 jul 2025 17:01:44 calendar_today
person Leonardo Rocha Miranda
Observatório de Políticas Públicas é um dos destaques do Jornal da Atricon
Nova edição tratou de transparência, inovação e controle
11 jul 2025 15:30:23 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Submissão de artigos para encontro internacional sobre auditoria pública segue até agosto
Trabalhos devem contemplar um dos eixos temáticos do evento
10 jul 2025 13:20:13 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Presidente do TRE-GO faz visita institucional ao TCE-GO
Desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga foi recebido na Presidência