TCE-GO determina que débitos sejam inscritos no Cadin e que inadimplente seja impedido de contratar com o Estado
TCE-GO determina que débitos sejam inscritos no Cadin e que inadimplente seja impedido de contratar com o Estado
Decisão tem relação com processos que imputaram débito por não desoneração de ICMS na venda de medicamentos ao Estado
- person Gustavo Alexandre Aires R. Lopes
- schedule 27/07/2020
- Atualizado em 22/03/2022
O Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) determinou que a Secretaria de Estado de Saúde (SES) não celebre novos contratos e suspenda todos os contratos, ajustes, convênios e instrumentos afins com empresas acusadas de gerar dano ao erário. A ressalva é para que se mantenham aqueles que sejam inadiáveis ou coloquem em risco o fornecimento de medicamentos e insumos hospitalares até nova contratação.
Em acórdão relatado pelo conselheiro Kennedy Trindade, aprovado na sessão virtual encerrada no dia 4 de junho, foi determinado à SES que promova o registro no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados (Cadin) estadual de todos os débitos apurados e imputados, que tenham trânsito em julgado administrativo.
A decisão atendeu representação formulada pelo Ministério Público de Contas contra a validação de licitação por parte secretaria em favor da Hospfar. A empresa é uma das penalizadas pelo TCE-GO por cobrar Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na venda de medicamentos para o Estado, quando a tributação não é devida. A desoneração do imposto está regulamentada nos convênios 26/2003 e 87/2002 do Conselho Nacional de Secretários da Fazenda (Confaz). Links para outras reportagens ao final da página. A ação foi motivada pela quantidade de contratos da empresa na mesma situação, que implicam em débito significativo.
O relator, conselheiro Kennedy Trindade, destacou que as manifestações da auditoria, da unidade técnica e do Ministério Público de Contas foram uniformes no sentido de julgar procedente a representação. Kennedy determinou que a Secretaria Geral do TCE-GO promova, em dez dias úteis, o levantamento e consolidação de todas as decisões condenatórias proferidas, com trânsito em julgado administrativo, que tenham determinado multas contra a Hospfar, atualizando os valores com juros e correção monetária, para encaminhamento à Secretaria de Estado da Saúde (SES).
O levantamento da Secretaria Geral apurou um total de 21 contratos com cobrança de ICMS declarada indevida, que juntos somam mais 25 milhões em débitos imputados, contudo, todos os processos relacionados à empresa ainda possuem recursos tramitando no TCE.
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
TCE-GO determina que débitos sejam inscritos no Cadin e que inadimplente seja impedido de contratar com o Estado |
Decisão tem relação com processos que imputaram débito por não desoneração de ICMS na venda de medicamentos ao Estado |
Por $nomeUsuarioPubli |
22/03/2022 |
O Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) determinou que a Secretaria de Estado de Saúde (SES) não celebre novos contratos e suspenda todos os contratos, ajustes, convênios e instrumentos afins com empresas acusadas de gerar dano ao erário. A ressalva é para que se mantenham aqueles que sejam inadiáveis ou coloquem em risco o fornecimento de medicamentos e insumos hospitalares até nova contratação. Em acórdão relatado pelo conselheiro Kennedy Trindade, aprovado na sessão virtual encerrada no dia 4 de junho, foi determinado à SES que promova o registro no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados (Cadin) estadual de todos os débitos apurados e imputados, que tenham trânsito em julgado administrativo. A decisão atendeu representação formulada pelo Ministério Público de Contas contra a validação de licitação por parte secretaria em favor da Hospfar. A empresa é uma das penalizadas pelo TCE-GO por cobrar Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na venda de medicamentos para o Estado, quando a tributação não é devida. A desoneração do imposto está regulamentada nos convênios 26/2003 e 87/2002 do Conselho Nacional de Secretários da Fazenda (Confaz). Links para outras reportagens ao final da página. A ação foi motivada pela quantidade de contratos da empresa na mesma situação, que implicam em débito significativo. O relator, conselheiro Kennedy Trindade, destacou que as manifestações da auditoria, da unidade técnica e do Ministério Público de Contas foram uniformes no sentido de julgar procedente a representação. Kennedy determinou que a Secretaria Geral do TCE-GO promova, em dez dias úteis, o levantamento e consolidação de todas as decisões condenatórias proferidas, com trânsito em julgado administrativo, que tenham determinado multas contra a Hospfar, atualizando os valores com juros e correção monetária, para encaminhamento à Secretaria de Estado da Saúde (SES). O levantamento da Secretaria Geral apurou um total de 21 contratos com cobrança de ICMS declarada indevida, que juntos somam mais 25 milhões em débitos imputados, contudo, todos os processos relacionados à empresa ainda possuem recursos tramitando no TCE. |
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
30 abr 2025 11:53:32 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
TCE-GO tem vagas para estágio em comunicação e design
Estudantes de publicidade, jornalismo e design gráfico podem concorrer
28 abr 2025 17:38:45 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Conselheiro comenta impacto das desigualdades na infância do semiárido
Fala ocorreu no lançamento do Pacto Paraibano pela Primeira Infância
28 abr 2025 14:31:29 calendar_today
person Leonardo Rocha Miranda
Projeto Sede de Aprender visitará escolas sem infraestrutura adequada
Tribunais de Contas e CNMP unem forças em ação nacional por água potável nas escolas
25 abr 2025 15:39:01 calendar_today
person Alexandre Alfaix de Assis
Conselheiro do TCE-GO faz visita técnica às instalações do Cora
Sebastião Tejota e servidores foram recebidos por representantes da Saúde e da Goinfra