TCE-GO determina tomada de contas especial na antiga Agetop
TCE-GO determina tomada de contas especial na antiga Agetop
O acordão fez recomendações à Goinfra em licitações futuras
- person Vinicius Teles de Oliveira
- schedule 12/08/2021
- Atualizado em 23/03/2022
A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), antiga Agência Goiana de Transportes e Obras Pública (Agetop), deverá instaurar uma Tomada de Contas Especial para identificar responsáveis e quantificar o dano decorrente de contratação de serviços de implantação e manutenção da sinalização na malha rodoviária estadual e no Autódromo Internacional de Goiânia.
A decisão foi aprovada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO) em acórdão relatado pelo conselheiro Celmar Rech, em sessão plenária virtual concluída nesta quinta-feira (12/ago).
Para o TCE-GO, ficou caracterizado desequilíbrio econômico-financeiro pela priorização da execução dos serviços com menor desconto, em detrimento dos itens com maior desconto obtidos no Pregão Presencial nº 011/2016, formalizado pela Agência Goiana de Transportes e Obras (atual Goinfra).
A medida permitiu que os descontos globais alcançados nos três lotes licitados fossem reduzidos ao longo da execução dos contratos, uma vez que foram demandados dos fornecedores mais serviços com menor desconto ofertado do que aqueles itens que receberam os maiores descontos, o que terminou favorecendo as empresas contratadas.
O Tribunal também expediu recomendação à Goinfra para que em processos de licitação futuros se abstenha de exigir nos editais a apresentação de documentos que possam restringir a competitividade do certame e adote especial atenção à fiscalização da execução de contratos, de forma a remunerar as contratadas apenas pelos serviços efetivamente prestados, nos valores e na forma constantes das propostas apresentadas, aplicando-se as penalidades previstas em caso de descumprimento contratual.
Texto: Leonardo Rocha Miranda
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
TCE-GO determina tomada de contas especial na antiga Agetop |
O acordão fez recomendações à Goinfra em licitações futuras |
Por $nomeUsuarioPubli |
23/03/2022 |
A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), antiga Agência Goiana de Transportes e Obras Pública (Agetop), deverá instaurar uma Tomada de Contas Especial para identificar responsáveis e quantificar o dano decorrente de contratação de serviços de implantação e manutenção da sinalização na malha rodoviária estadual e no Autódromo Internacional de Goiânia. A decisão foi aprovada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO) em acórdão relatado pelo conselheiro Celmar Rech, em sessão plenária virtual concluída nesta quinta-feira (12/ago). Para o TCE-GO, ficou caracterizado desequilíbrio econômico-financeiro pela priorização da execução dos serviços com menor desconto, em detrimento dos itens com maior desconto obtidos no Pregão Presencial nº 011/2016, formalizado pela Agência Goiana de Transportes e Obras (atual Goinfra). A medida permitiu que os descontos globais alcançados nos três lotes licitados fossem reduzidos ao longo da execução dos contratos, uma vez que foram demandados dos fornecedores mais serviços com menor desconto ofertado do que aqueles itens que receberam os maiores descontos, o que terminou favorecendo as empresas contratadas. O Tribunal também expediu recomendação à Goinfra para que em processos de licitação futuros se abstenha de exigir nos editais a apresentação de documentos que possam restringir a competitividade do certame e adote especial atenção à fiscalização da execução de contratos, de forma a remunerar as contratadas apenas pelos serviços efetivamente prestados, nos valores e na forma constantes das propostas apresentadas, aplicando-se as penalidades previstas em caso de descumprimento contratual. Texto: Leonardo Rocha Miranda |
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
15 ago 2025 15:59:02 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Prestação de contas do TCE-GO é chancelada pela Alego
Relatório contém dados financeiros, operacionais e institucionais referentes a 2024
15 ago 2025 14:59:55 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Você sabe o que significa primeira infância?
Mês de agosto é dedicado ao tema. Conselheiro do TCE-GO preside colegiado nacional
15 ago 2025 11:56:08 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Livro lançado em congresso tem artigo escrito por conselheira substituta e auditor do TCE-GO
Publicação homenageia o professor Juarez Freitas
14 ago 2025 20:07:21 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Congresso Goiano de Direito Administrativo trata de oportunidades e perigos da IA
Programação do evento foi encerrada com palestra do professor Juarez Freitas