TCE-GO participa de audiência pública sobre o Ipasgo
TCE-GO participa de audiência pública sobre o Ipasgo
Conselheiros estiveram na Alego para esclarecer determinação da Corte
- person Bruno Eduardo Balduino de Souza
- schedule 04/04/2023
Atendendo a convite da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), o Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) participou na manhã de hoje (4/abr) de audiência pública para debater proposta de alteração da natureza jurídica do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo). Representaram o Tribunal, o presidente Saulo Mesquita e o conselheiro Celmar Rech, que tomaram assento na mesa, além dos servidores Sérvio Túlio Teixeira, Pedro Henrique Bastos e André Goes.
Recentemente, o Ipasgo anunciou que deve deixar de ser uma autarquia para se transformar em um serviço social autônomo (SSA), mudança que será apreciada em projeto de lei a ser encaminhado à Alego. Com a alteração, o instituto passaria a ser regulamentado e fiscalizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
O ajuste é consequência de uma determinação do TCE-GO para que seja alterada a natureza jurídica do Ipasgo. Diante da possível mudança, Saulo Mesquita esclareceu que “a privatização do Instituto não foi em nenhum momento objeto de determinação do Tribunal”. A medida trata apenas da autonomia da entidade, que, por possuir fontes próprias de recurso, deverá sair do orçamento estadual.
Relator do parecer técnico que determinou a mudança, o conselheiro Celmar Rech explicou que a determinação faz importantes adequações de natureza fiscal e ressaltou que os recursos do Ipasgo não pertencem ao Estado, mas sim aos seus usuários, portanto, é uma oportunidade para que os recursos do Ipasgo sejam blindados para seu uso exclusivo. Ele alertou que “não compete ao Tribunal de Contas, enquanto controlador, se imiscuir do melhor desenho para o instituto”. Saulo Mesquita reforçou que esse debate cabe ao governador e deputados estaduais, representantes eleitos pelo povo.
Os deputados Gustavo Sebba, presidente da Comissão, Antônio Gomide, Lincoln Tejota, Bia de Lima, Virmondes Cruvinel Filho, Mauro Rubem, Paulo Cezar Martins e Delegado Eduardo Prado fizeram seus apontamentos acerca do tema, além de representantes dos servidores e usuários do Ipasgo, ex-gestores e imprensa. A audiência foi realizada na Sala das Comissões do Palácio Maguito Vilela, sede do Poder Legislativo estadual e foi transmitida pela TV Alego.
Texto: Bruno Balduino
Foto: Will Rosa (Assembleia Legislativa do Estado de Goiás)
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
TCE-GO participa de audiência pública sobre o Ipasgo |
Conselheiros estiveram na Alego para esclarecer determinação da Corte |
Por $nomeUsuarioPubli |
Atendendo a convite da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), o Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) participou na manhã de hoje (4/abr) de audiência pública para debater proposta de alteração da natureza jurídica do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo). Representaram o Tribunal, o presidente Saulo Mesquita e o conselheiro Celmar Rech, que tomaram assento na mesa, além dos servidores Sérvio Túlio Teixeira, Pedro Henrique Bastos e André Goes. Recentemente, o Ipasgo anunciou que deve deixar de ser uma autarquia para se transformar em um serviço social autônomo (SSA), mudança que será apreciada em projeto de lei a ser encaminhado à Alego. Com a alteração, o instituto passaria a ser regulamentado e fiscalizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O ajuste é consequência de uma determinação do TCE-GO para que seja alterada a natureza jurídica do Ipasgo. Diante da possível mudança, Saulo Mesquita esclareceu que “a privatização do Instituto não foi em nenhum momento objeto de determinação do Tribunal”. A medida trata apenas da autonomia da entidade, que, por possuir fontes próprias de recurso, deverá sair do orçamento estadual. Relator do parecer técnico que determinou a mudança, o conselheiro Celmar Rech explicou que a determinação faz importantes adequações de natureza fiscal e ressaltou que os recursos do Ipasgo não pertencem ao Estado, mas sim aos seus usuários, portanto, é uma oportunidade para que os recursos do Ipasgo sejam blindados para seu uso exclusivo. Ele alertou que “não compete ao Tribunal de Contas, enquanto controlador, se imiscuir do melhor desenho para o instituto”. Saulo Mesquita reforçou que esse debate cabe ao governador e deputados estaduais, representantes eleitos pelo povo. Os deputados Gustavo Sebba, presidente da Comissão, Antônio Gomide, Lincoln Tejota, Bia de Lima, Virmondes Cruvinel Filho, Mauro Rubem, Paulo Cezar Martins e Delegado Eduardo Prado fizeram seus apontamentos acerca do tema, além de representantes dos servidores e usuários do Ipasgo, ex-gestores e imprensa. A audiência foi realizada na Sala das Comissões do Palácio Maguito Vilela, sede do Poder Legislativo estadual e foi transmitida pela TV Alego.
Texto: Bruno Balduino Foto: Will Rosa (Assembleia Legislativa do Estado de Goiás) |
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
14 jul 2025 16:19:30 calendar_today
person Leonardo Rocha Miranda
Aberta as inscrições para 16º Congresso Goiano de Direito Administrativo
O Instituto de Direito Administrativo de Goiás promove o evento
11 jul 2025 17:01:44 calendar_today
person Leonardo Rocha Miranda
Observatório de Políticas Públicas é um dos destaques do Jornal da Atricon
Nova edição tratou de transparência, inovação e controle
11 jul 2025 15:30:23 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Submissão de artigos para encontro internacional sobre auditoria pública segue até agosto
Trabalhos devem contemplar um dos eixos temáticos do evento
10 jul 2025 13:20:13 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Presidente do TRE-GO faz visita institucional ao TCE-GO
Desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga foi recebido na Presidência