TCE-GO participa de capacitação de conselheiros de saúde do Estado
TCE-GO participa de capacitação de conselheiros de saúde do Estado
Oficina foi realizada na sede do Conselho Estadual de Saúde
- person Alexandre Alfaix de Assis
- schedule 27/02/2025
Os auditores de Controle Externo Marcos Thadeu Azevedo e o Leonardo Negreiros Barbosa, do Serviço de Fiscalização da Saúde do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), participaram ontem (26/fev) de capacitação promovida pelo Conselho Estadual de Saúde (CES) para a formação de novos conselheiros. A oficina, realizada no auditório do CES, também contou com a participação de membros do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Defensoria Pública do Estado (DPE-GO) e Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Marcos Thadeu, que é chefe do Serviço do Fiscalização da Saúde, abordou o Plano Estadual de Saúde (PES), a Programação Anual de Saúde (PAS) e os relatórios de gestão. Ele destacou a importância de que tais documentos estejam devidamente alinhados às leis orçamentárias, para estabelecerem uma correlação entre as diretrizes, objetivos e metas traçadas para as políticas públicas de saúde e as suas fontes de financiamento.
O auditor do TCE-GO esclareceu que os instrumentos de planejamento não podem ser considerados mera formalidade, pois são norteadores do planejamento no aspecto orçamentário, à luz da legislação que rege a matéria, sendo imprescindível que ambas as esferas estejam intimamente conectadas, de forma clara, coesa e transparente.
Já Leonardo Negreiros tratou dos aspectos orçamentários de forma mais detalhada. O auditor observou que, no atual quadriênio (2025-2028), os conselheiros de saúde terão a oportunidade de participar ativamente da elaboração do próximo ciclo de elaboração do PES, bem como da formulação do Plano Plurianual (PPA) que vigerá entre 2028 e 2031.
Ainda sobre as competências dos novos conselheiros de saúde, ele frisou que envolvem justamente o monitoramento e a execução das peças de planejamento e, concomitantemente, do orçamento a elas vinculado.
A capacitação de novos conselheiros será finalizada hoje, com programação desenvolvida pelo CES.
Texto: Alexandre Alfaix; Foto: Leonardo Vergara (Ascom/CES-GO)
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
TCE-GO participa de capacitação de conselheiros de saúde do Estado |
Oficina foi realizada na sede do Conselho Estadual de Saúde |
Por $nomeUsuarioPubli |
Os auditores de Controle Externo Marcos Thadeu Azevedo e o Leonardo Negreiros Barbosa, do Serviço de Fiscalização da Saúde do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), participaram ontem (26/fev) de capacitação promovida pelo Conselho Estadual de Saúde (CES) para a formação de novos conselheiros. A oficina, realizada no auditório do CES, também contou com a participação de membros do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Defensoria Pública do Estado (DPE-GO) e Secretaria de Estado da Saúde (SES). Marcos Thadeu, que é chefe do Serviço do Fiscalização da Saúde, abordou o Plano Estadual de Saúde (PES), a Programação Anual de Saúde (PAS) e os relatórios de gestão. Ele destacou a importância de que tais documentos estejam devidamente alinhados às leis orçamentárias, para estabelecerem uma correlação entre as diretrizes, objetivos e metas traçadas para as políticas públicas de saúde e as suas fontes de financiamento. O auditor do TCE-GO esclareceu que os instrumentos de planejamento não podem ser considerados mera formalidade, pois são norteadores do planejamento no aspecto orçamentário, à luz da legislação que rege a matéria, sendo imprescindível que ambas as esferas estejam intimamente conectadas, de forma clara, coesa e transparente. Já Leonardo Negreiros tratou dos aspectos orçamentários de forma mais detalhada. O auditor observou que, no atual quadriênio (2025-2028), os conselheiros de saúde terão a oportunidade de participar ativamente da elaboração do próximo ciclo de elaboração do PES, bem como da formulação do Plano Plurianual (PPA) que vigerá entre 2028 e 2031. Ainda sobre as competências dos novos conselheiros de saúde, ele frisou que envolvem justamente o monitoramento e a execução das peças de planejamento e, concomitantemente, do orçamento a elas vinculado. A capacitação de novos conselheiros será finalizada hoje, com programação desenvolvida pelo CES. Texto: Alexandre Alfaix; Foto: Leonardo Vergara (Ascom/CES-GO) |
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
30 jun 2025 16:10:52 calendar_today
person Leonardo Rocha Miranda
Atricon lança nova versão da cartilha sobre transparência pública
O documento faz parte de um programa que garante o acesso a informações relevantes
27 jun 2025 16:59:07 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
TCE-GO conclui levantamento sobre ações do programa Criança Alfabetizada
Foram identificados cinco riscos que podem comprometer sucesso do programa
27 jun 2025 15:42:56 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Fórum de Combate à Corrupção conhece iniciativas de órgãos de controle
Reunião foi realizada hoje, na sede do TCE-GO
27 jun 2025 11:33:13 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Procuradora de contas participa de evento sobre administração pública
Projeto "Na Visão Delas" discute temas do Direito Administrativo sob a perspectiva feminina