TCE-GO vai aprimorar compostagem de podas e restos orgânicos
TCE-GO vai aprimorar compostagem de podas e restos orgânicos
Treinamento mostrou técnicas para projeto-piloto
- person Vinicius Teles de Oliveira
- schedule 27/08/2021
- Atualizado em 23/03/2022
Equipes de jardinagem, servidores e colaboradores do serviço de manutenção predial do Tribunal de Contas do Estado participaram hoje (28/ago) do treinamento para a implantação de projeto-piloto de compostagem de podas e capinas. O encontro teve como instrutores os engenheiros Diógenes Aires, da Sociedade Resíduo Zero e George Humberto, do Instituto Greenlabor de Engenharia.
A prática mostrou técnicas de compostagem para a destinação correta da massa verde da poda da grama e restos orgânicos, como a borra de café produzida nas cozinhas. Na abertura do encontro, o engenheiro Gilney da Costa Vaz, do Serviço de Manutenção Predial e Paisagismo do TCE-GO, aproveitou para incentivar o uso da técnica nas casas dos servidores. “Todos nós produzimos resíduos a todo o momento e esse material pode e deve ser reciclado”, frisou.
Na mesma linha, o instrutor George Humberto Guimarães afirmou que todos nós somos responsáveis pelos resíduos que geramos e o descarte inapropriado pode ocasionar sérios problemas ambientais. “Temos de encarar esses materiais não como lixo, mas como nutrientes para o solo”, disse.
Já segundo Diógenes, a prática de compostagem é um processo biológico, dependente da circulação de ar, capaz de controlar a decomposição de materiais orgânicos de origem animal ou vegetal, transformando-os em resíduos estabilizados, que é o composto.
Também presente à capacitação, o gerente de Administração, Carlos Alberto de Almeida (Caiá), explicou que o Tribunal já tem uma experiência com a compostagem, “mas agora a técnica vai poder se aprimorada”, acrescentando que para isso foi adquirido um triturador para ajudar no processo.
A destinação correta dos resíduos gerados é uma prática adotada pelo TCE-GO com a ISO 14001 e a compostagem permite a volta de parte do resíduo orgânico gerado em forma de adubo para que seja aplicado no jardim, aumentando o ganho ambiental.
Veja as fotos no Flickr do TCE-GO.
Texto e fotos: Alexandre Alfaix
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
TCE-GO vai aprimorar compostagem de podas e restos orgânicos |
Treinamento mostrou técnicas para projeto-piloto |
Por $nomeUsuarioPubli |
23/03/2022 |
Equipes de jardinagem, servidores e colaboradores do serviço de manutenção predial do Tribunal de Contas do Estado participaram hoje (28/ago) do treinamento para a implantação de projeto-piloto de compostagem de podas e capinas. O encontro teve como instrutores os engenheiros Diógenes Aires, da Sociedade Resíduo Zero e George Humberto, do Instituto Greenlabor de Engenharia. A prática mostrou técnicas de compostagem para a destinação correta da massa verde da poda da grama e restos orgânicos, como a borra de café produzida nas cozinhas. Na abertura do encontro, o engenheiro Gilney da Costa Vaz, do Serviço de Manutenção Predial e Paisagismo do TCE-GO, aproveitou para incentivar o uso da técnica nas casas dos servidores. “Todos nós produzimos resíduos a todo o momento e esse material pode e deve ser reciclado”, frisou. Na mesma linha, o instrutor George Humberto Guimarães afirmou que todos nós somos responsáveis pelos resíduos que geramos e o descarte inapropriado pode ocasionar sérios problemas ambientais. “Temos de encarar esses materiais não como lixo, mas como nutrientes para o solo”, disse. Já segundo Diógenes, a prática de compostagem é um processo biológico, dependente da circulação de ar, capaz de controlar a decomposição de materiais orgânicos de origem animal ou vegetal, transformando-os em resíduos estabilizados, que é o composto. Também presente à capacitação, o gerente de Administração, Carlos Alberto de Almeida (Caiá), explicou que o Tribunal já tem uma experiência com a compostagem, “mas agora a técnica vai poder se aprimorada”, acrescentando que para isso foi adquirido um triturador para ajudar no processo. A destinação correta dos resíduos gerados é uma prática adotada pelo TCE-GO com a ISO 14001 e a compostagem permite a volta de parte do resíduo orgânico gerado em forma de adubo para que seja aplicado no jardim, aumentando o ganho ambiental. Veja as fotos no Flickr do TCE-GO. Texto e fotos: Alexandre Alfaix |
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
08 mai 2025 11:30:47 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
TCE-GO apresenta boas práticas de controle externo durante o 3º LabTCs
Encontro ocorre de 13 a 15 de maio, em São Paulo
07 mai 2025 18:16:42 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Mesa técnica trata das Contas do Governador 2025
Encontro reuniu relator, procurador-geral de Contas e servidores da Economia e do TCE-GO
07 mai 2025 15:34:07 calendar_today
person Alexandre Alfaix de Assis
Dirigentes do Ipasgo visitam o TCE-GO
Visita institucional foi na Presidência do Tribunal
06 mai 2025 14:27:41 calendar_today
person Alexandre Alfaix de Assis
Decisões do TCE-GO destacadas em boletim de jurisprudência
Nova edição traz julgamentos das sessões ocorridas entre janeiro e março de 2025