TCE-GO vai receber auditorias internas do Estado eletronicamente

• person Gustavo Alexandre Aires R. Lopes
  • schedule 02/12/2020
  • Atualizado em 22/03/2022

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO) vai implantar, a partir de segunda-feira (7/dez), uma sistemática de recepção das informações, dados e documentos do Sistema de Controle Interno da administração pública no Estado. Em videoconferência realizada hoje (2/dez), a Secretaria de Controle Externo e a Gerência de Tecnologia da Informação do TCE-GO apresentaram a nova plataforma que vai subsidiar o Tribunal com os resultados de auditorias realizadas pelos órgãos de controle externo.

O sistema, que integra o TCE-Hub, vai automatizar o recebimento das informações alusivas às fiscalizações realizadas pelos órgãos de controle interno, eliminando a utilização de outros expedientes, como ofícios e processos, salvo na hipótese de representações, conferindo maior dinamismo e interação entre os atores envolvidos (controle interno, jurisdicionado e TCE-GO). O TCE-Hub é a plataforma de processos de controle externo do Tribunal que já contempla a automatização do recebimento das contas de governador e contas dos gestores e, a partir de agora, também, o de atos de pessoal e de controle interno, que estão sendo implementados.

Para o Tribunal, o sistema vai contribuir para a constituição de base de dados das fiscalizações realizadas, para fins de programação de monitoramentos ou outros instrumentos de fiscalização. A novidade também deve fortalecer a atuação dos órgãos de controle interno junto aos fiscalizados, considerando que todas as auditorias e as correspondentes recomendações não atendidas serão comunicadas ao TCE-GO.

A partir de segunda-feira, o sistema começa a liberar usuários e senhas para a alimentação de informações relativas ao quarto trimestre de 2020, o que significa que as fiscalizações e auditorias realizadas pelos controles internos a partir de 1º de outubro já poderão ser cadastradas. Também haverá acesso aos responsáveis dos órgãos que foram auditados para apresentar suas considerações e providências relativas aos achados das auditorias.

O sistema está previsto no Plano Diretor do TCE-GO e no Plano de Diretrizes da Presidência para o biênio 2019/2020.

TCE-GO vai receber auditorias internas do Estado eletronicamente
Novo sistema vai dar mais dinamismo nas fiscalizações