TCs integram plataforma que monitora impactos das mudanças climáticas
TCs integram plataforma que monitora impactos das mudanças climáticas
Encontro destacou a importância de incluir instituições de controle no debate sobre o tema
- person Bruno Eduardo Balduino de Souza
- schedule 20/02/2025
Evento promovido ontem (19/fev) pelo Tribunal de Contas da União (TCU) reuniu, em Brasília, representantes do controle externo brasileiro para apresentar resultados preliminares do ClimateScanner, ferramenta que monitora e analisa dados relacionados às mudanças climáticas e suas consequências. O Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) foi representado pelo conselheiro Saulo Mesquita. Foi destacada a necessidade de envolver as instituições de controle de todo o mundo no enfrentamento das mudanças climáticas.
O encontro teve a participação da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e buscou integrar os tribunais de contas à iniciativa global, que no Brasil é coordenada pelo TCU com o apoio de outras instituições superiores de controle, no contexto da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (Intosai).
Um dos objetivos da ação é a continuidade das avaliações no nível global e a aplicação de uma versão nacional da ferramenta junto aos TCs que atuam nos estados e municípios brasileiros. Em novembro, na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, serão apresentados os resultados completos do ClimateScanner, em nível global e nacional.
O ClimateScanner coleta informações de diversas fontes, como satélites, pesquisas acadêmicas e dados governamentais, para fornecer uma visão abrangente sobre o estado do clima, as emissões de gases de efeito estufa e as tendências ambientais. As funcionalidades da plataforma incluem recursos como monitoramento de emissões, análise de dados climáticos, relatórios e visualizações e suporte à tomada de decisão.
A metodologia utilizada pela plataforma permite avaliações rápidas das ações dos governos nacionais em resposta à crise climática. O objetivo é consolidar dados sobre governança, financiamento climático e políticas de mitigação e adaptação das mudanças climáticas, avaliando a efetividade e os desafios em âmbito global.
Fonte: TCE-PR, com adaptações de Bruno Balduino
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
TCs integram plataforma que monitora impactos das mudanças climáticas |
Encontro destacou a importância de incluir instituições de controle no debate sobre o tema |
Por $nomeUsuarioPubli |
Evento promovido ontem (19/fev) pelo Tribunal de Contas da União (TCU) reuniu, em Brasília, representantes do controle externo brasileiro para apresentar resultados preliminares do ClimateScanner, ferramenta que monitora e analisa dados relacionados às mudanças climáticas e suas consequências. O Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) foi representado pelo conselheiro Saulo Mesquita. Foi destacada a necessidade de envolver as instituições de controle de todo o mundo no enfrentamento das mudanças climáticas. O encontro teve a participação da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e buscou integrar os tribunais de contas à iniciativa global, que no Brasil é coordenada pelo TCU com o apoio de outras instituições superiores de controle, no contexto da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (Intosai). Um dos objetivos da ação é a continuidade das avaliações no nível global e a aplicação de uma versão nacional da ferramenta junto aos TCs que atuam nos estados e municípios brasileiros. Em novembro, na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, serão apresentados os resultados completos do ClimateScanner, em nível global e nacional. O ClimateScanner coleta informações de diversas fontes, como satélites, pesquisas acadêmicas e dados governamentais, para fornecer uma visão abrangente sobre o estado do clima, as emissões de gases de efeito estufa e as tendências ambientais. As funcionalidades da plataforma incluem recursos como monitoramento de emissões, análise de dados climáticos, relatórios e visualizações e suporte à tomada de decisão. A metodologia utilizada pela plataforma permite avaliações rápidas das ações dos governos nacionais em resposta à crise climática. O objetivo é consolidar dados sobre governança, financiamento climático e políticas de mitigação e adaptação das mudanças climáticas, avaliando a efetividade e os desafios em âmbito global. Fonte: TCE-PR, com adaptações de Bruno Balduino |
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
04 ago 2025 18:00:07 calendar_today
person Leonardo Rocha Miranda
Livros e experiências são trocados em seminário do IRB
Curso de Estudos Avançados tem reflexões sobre democracia, governança e IA no setor público
01 ago 2025 09:24:44 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Instituto Rui Barbosa inaugura nova sede em Brasília
TCE-GO foi representado na cerimônia pelo conselheiro Saulo Mesquita
31 jul 2025 16:30:23 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
2º Circuito da Transparência terá percursos de 5 e 10 km
Edição de 2025 da corrida de rua do TCE-GO ocorrerá em 20 de setembro
31 jul 2025 12:00:08 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Sumário executivo das Contas do Governador é publicado
Documento resume o relatório técnico referente a 2024