Tribunais de contas planejam Auditoria Nacional sobre a Primeira Infância
Tribunais de contas planejam Auditoria Nacional sobre a Primeira Infância
A divulgação do relatório será durante o 2º Encontro Nacional da Primeira Infância
- person Leonardo Rocha Miranda
- schedule 04/02/2025
A comissão responsável pela Auditoria Operacional Coordenada Nacional sobre a Primeira Infância realizou reunião na última semana para alinhar detalhes antes do início da fase de execução. A fiscalização contará com a participação da maioria dos tribunais de contas do país e compõe a programação da Rede Integrar. O servidor Halim Antônio Girade, do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), participou da reunião.
Essa auditoria é uma iniciativa do Comitê Técnico da Primeira Infância do Instituto Rui Barbosa (CTPI-IRB), com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), formalizada por meio da Portaria Conjunta nº 001/2024.
Os tribunais de contas receberão ofícios contendo o Plano de Trabalho, que detalha os próximos passos. Em fevereiro de 2025, será realizada a auditoria piloto em Rondônia. Em março, está prevista uma capacitação para os auditores, no final do mês, no TCE de São Paulo. A fase de execução acontecerá de abril a junho, seguida pela consolidação dos achados, com previsão de divulgação do relatório durante o 2º Encontro Nacional da Primeira Infância (Enapi), que será realizado de 3 a 5 de setembro no TCE de Minas Gerais.
A fiscalização proposta permitirá uma avaliação abrangente das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento integral na primeira infância, com foco especial nas visitas domiciliares e na articulação intersetorial com as áreas de saúde, educação, saneamento, assistência social e segurança. Além disso, analisará a existência de requisitos mínimos de governança nos arranjos institucionais entre os entes responsáveis pela implementação e gestão desses programas.
Fonte: Atricon/IRB
Foto superior: Agência Brasil
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
Tribunais de contas planejam Auditoria Nacional sobre a Primeira Infância |
A divulgação do relatório será durante o 2º Encontro Nacional da Primeira Infância |
Por $nomeUsuarioPubli |
A comissão responsável pela Auditoria Operacional Coordenada Nacional sobre a Primeira Infância realizou reunião na última semana para alinhar detalhes antes do início da fase de execução. A fiscalização contará com a participação da maioria dos tribunais de contas do país e compõe a programação da Rede Integrar. O servidor Halim Antônio Girade, do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), participou da reunião. Essa auditoria é uma iniciativa do Comitê Técnico da Primeira Infância do Instituto Rui Barbosa (CTPI-IRB), com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), formalizada por meio da Portaria Conjunta nº 001/2024. Os tribunais de contas receberão ofícios contendo o Plano de Trabalho, que detalha os próximos passos. Em fevereiro de 2025, será realizada a auditoria piloto em Rondônia. Em março, está prevista uma capacitação para os auditores, no final do mês, no TCE de São Paulo. A fase de execução acontecerá de abril a junho, seguida pela consolidação dos achados, com previsão de divulgação do relatório durante o 2º Encontro Nacional da Primeira Infância (Enapi), que será realizado de 3 a 5 de setembro no TCE de Minas Gerais. A fiscalização proposta permitirá uma avaliação abrangente das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento integral na primeira infância, com foco especial nas visitas domiciliares e na articulação intersetorial com as áreas de saúde, educação, saneamento, assistência social e segurança. Além disso, analisará a existência de requisitos mínimos de governança nos arranjos institucionais entre os entes responsáveis pela implementação e gestão desses programas. Fonte: Atricon/IRB Foto superior: Agência Brasil |
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
10 set 2025 17:22:21 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Auditoria externa no TCE-GO é encerrada com cinco recertificações ISO
TCE-GO é a única instituição no Brasil com mais de quatro certificações em séries diferentes
10 set 2025 16:51:25 calendar_today
person Sabryna Moreno Da Silva
Encontro debate novas funções dos tribunais de contas
Conversa foi conduzida por membros do TCE-GO e do TCM-GO
09 set 2025 14:38:34 calendar_today
person Sabryna Moreno Da Silva
Aberta a chamada de artigos para o IV Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas
Evento gratuito será em outubro, em Boa Vista (RR), com foco no papel do setor público e dos Tribunais de Contas para sustentabilidade
08 set 2025 16:43:56 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
TCE-GO participa de debate sobre agenda climática em Goiás
Mesa de discussão reuniu representantes de sete instituições. Congresso teve início nesta segunda-feira