Tribunal recebe CGE em apresentação do Programa de Compliance Público
Tribunal recebe CGE em apresentação do Programa de Compliance Público
Evento foi na Sala de Conferência
- person Alexandre a Henrique Pereira De Araujo
- schedule 06/03/2020
- Atualizado em 23/03/2022
Estiveram presentes nesta sexta (6/mar), no Tribunal de Contas do Estado de Goiás, o chefe de Gabinete, Eudenisio Batista da Silva, e a superintendente de Auditoria, Stella Maris, da Controladoria Geral do Estado de Goiás (CGE) para apresentarem o Programa de Compliance Público do Estado de Goiás (PCP). O evento contou com o presidente do TCE-GO, conselheiro Celmar Rech, e servidores do Tribunal.
O programa apresentado pela CGE visa que todos os órgãos do Estado estruturem o PCP, com foco no ajuste das atividades administrativas de cada entidade. Compliance significa agir conforme as regras e regulamentos.
Para o chefe de Gabinete da CGE, Eudenísio Batista da Silva, a integração de todos os órgãos goianos no programa é essencial na administração pública. “Para que haja um melhor aproveitamento do dinheiro público é preciso que o esforço seja de todas as entidades do governo”, confirmou.
O PCP conta com quatro eixos: ética, transparência, responsabilização e gestão de riscos. O objetivo principal é evitar o desperdício do dinheiro público, e para isso os atos de gestão de todos os órgãos devem estar de acordo com os padrões estaduais.
A ideia é que o modelo da CGE sirva como base para os outros órgãos públicos. O presidente do Corte de Contas, Celmar Rech, demonstrou o desejo de que o programa de integridade seja institucionalizado no Tribunal. “Talvez possamos usar a experiência da CGE como ferramenta de construção do nosso próprio programa de compliance”, destacou.
A partir de agora, o controle interno do Tribunal vai começar a organização normativa para implementação do Programa de Compliance. A criação de um Plano de Compliance está prevista no Plano Diretor da Diretoria de Controle Interno do TCE-GO.
Confira fotos no Flickr
Texto: Miguel Souza (Convênio TCE/UFG/CIEE)
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
Tribunal recebe CGE em apresentação do Programa de Compliance Público |
Evento foi na Sala de Conferência |
Por $nomeUsuarioPubli |
23/03/2022 |
Estiveram presentes nesta sexta (6/mar), no Tribunal de Contas do Estado de Goiás, o chefe de Gabinete, Eudenisio Batista da Silva, e a superintendente de Auditoria, Stella Maris, da Controladoria Geral do Estado de Goiás (CGE) para apresentarem o Programa de Compliance Público do Estado de Goiás (PCP). O evento contou com o presidente do TCE-GO, conselheiro Celmar Rech, e servidores do Tribunal. O programa apresentado pela CGE visa que todos os órgãos do Estado estruturem o PCP, com foco no ajuste das atividades administrativas de cada entidade. Compliance significa agir conforme as regras e regulamentos. Para o chefe de Gabinete da CGE, Eudenísio Batista da Silva, a integração de todos os órgãos goianos no programa é essencial na administração pública. “Para que haja um melhor aproveitamento do dinheiro público é preciso que o esforço seja de todas as entidades do governo”, confirmou. O PCP conta com quatro eixos: ética, transparência, responsabilização e gestão de riscos. O objetivo principal é evitar o desperdício do dinheiro público, e para isso os atos de gestão de todos os órgãos devem estar de acordo com os padrões estaduais. A ideia é que o modelo da CGE sirva como base para os outros órgãos públicos. O presidente do Corte de Contas, Celmar Rech, demonstrou o desejo de que o programa de integridade seja institucionalizado no Tribunal. “Talvez possamos usar a experiência da CGE como ferramenta de construção do nosso próprio programa de compliance”, destacou. A partir de agora, o controle interno do Tribunal vai começar a organização normativa para implementação do Programa de Compliance. A criação de um Plano de Compliance está prevista no Plano Diretor da Diretoria de Controle Interno do TCE-GO. Confira fotos no Flickr
Texto: Miguel Souza (Convênio TCE/UFG/CIEE) |
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
07 jul 2025 17:58:54 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Iniciativas do TCE-GO consolidam atuação com foco na qualidade do gasto público
Conselheiros destacam importância de fiscalizar sob a ótica da conformidade e, também, do desempenho
04 jul 2025 15:36:41 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Atricon e Abraji lançam curso gratuito sobre o funcionamento do Estado
Jornalistas são público-alvo, e inscrições vão até 10 de agosto
04 jul 2025 15:29:31 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Estão abertas inscrições para o Prêmio Serzedello Correa
Vencedores de cada categoria receberão até R$ 25 mil
04 jul 2025 15:22:27 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
IAGO é apresentado a servidores do TCE-MT
Diretoria de TI troca experiências sobre produtos de inteligência artificial