Vinte anos sem Henrique Santillo
Vinte anos sem Henrique Santillo
Mensagem do presidente Edson Ferrari aos colegas do Tribunal de Contas do Estado
- person Alexandre Alfaix de Assis
- schedule 23/06/2022
O tempo, como se fosse uma bruma, restringe nossa visão e memória em um dos seus lados; o passado. E assim, na zona do esquecimento, vamos perdendo as referências à medida em que o tempo delas nos distancia. É assim, por exemplo, com as pessoas que já se foram deste plano. Algumas, no entanto, de tão marcantes, tão relevantes, tão importantes para a época e os locais onde viveram, fixam-se em nossas lembranças com a força de uma inscrição feita a fogo no metal nobre. Uma dessas pessoas é Henrique Santillo!
Neste 25 de junho completam-se 20 anos de seu falecimento. Para os que tiveram o privilégio de seu convívio, e aí me incluo, parece que foi ontem e sua falta ainda dói como naqueles dias finais de junho de 2002. Não há como não se emocionar ao se falar, ao se lembrar de Henrique Antônio Santillo.
Bem a propósito um de seus xarás, Antônio Belchior, compôs esse verdadeiro hino de nossa MPB, "Como Nossos País", imortalizado na voz de Elis Regina, onde ela canta: "Na parede da memória/Essa lembrança/É o quadro que dói mais."
Semana passada, participando de uma missa encomendada por familiares amigos, na Catedral Bom Jesus, em Anápolis, ouvimos o celebrante, dom Dilmo Franco de Campos, traçar em sua homilia um retrato de Henrique Santillo como homem corajoso, caridoso, honesto e democrata. O bispo auxiliar da cidade que o paulista de nascimento Santillo escolheu para se encher da goianidade que o acompanharia em toda a sua existência enalteceu outra virtude dele: a simplicidade e a preocupação com os mais necessitados. Após se formar médico em Belo Horizonte, Santillo começou sua carreira atendendo de graça crianças na periferia de Anapólis. E, depois de ser prefeito, deputado, senador, governador de Goiás e ministro da Saúde, voltaria a atender crianças da Vila Jaiara sem cobrar por nenhuma consulta.
Os que chegam à nova sede do Tribunal de Contas do Estado de Goiás deparam-se com o nome que demos ao edifício: Henrique Santillo. E, no átrio, sua imagem imortalizada no bronze e uma frase de seu sonho como homem público e grande estadista que foi, de uma sociedade fraterna e socialmente justa. Nomeado conselheiro do TCE em dezembro de 1999, Henrique Santillo faleceu quando exercia a presidência do órgão, em 2002. A exemplo do que ocorreu em todos os cargos públicos que ocupou, deixou na Corte de Contas a marca de sua personalidade e do exemplo de amor à causa pública. A homenagem do Tribunal de Contas a Henrique Santillo tem o propósito de, com toda a justiça, não deixar que seu nome e seu exemplo de vida digna nunca sejam esquecidos.
Goiânia, 23 de junho 2022
Conselheiro Edson Ferrari
Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás
Ilustração: Anna Beatriz Vaz - estagiária do convênio TCE-GO/CIEE/UFG
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
Vinte anos sem Henrique Santillo |
Mensagem do presidente Edson Ferrari aos colegas do Tribunal de Contas do Estado |
Por $nomeUsuarioPubli |
O tempo, como se fosse uma bruma, restringe nossa visão e memória em um dos seus lados; o passado. E assim, na zona do esquecimento, vamos perdendo as referências à medida em que o tempo delas nos distancia. É assim, por exemplo, com as pessoas que já se foram deste plano. Algumas, no entanto, de tão marcantes, tão relevantes, tão importantes para a época e os locais onde viveram, fixam-se em nossas lembranças com a força de uma inscrição feita a fogo no metal nobre. Uma dessas pessoas é Henrique Santillo! Neste 25 de junho completam-se 20 anos de seu falecimento. Para os que tiveram o privilégio de seu convívio, e aí me incluo, parece que foi ontem e sua falta ainda dói como naqueles dias finais de junho de 2002. Não há como não se emocionar ao se falar, ao se lembrar de Henrique Antônio Santillo. Bem a propósito um de seus xarás, Antônio Belchior, compôs esse verdadeiro hino de nossa MPB, "Como Nossos País", imortalizado na voz de Elis Regina, onde ela canta: "Na parede da memória/Essa lembrança/É o quadro que dói mais." Semana passada, participando de uma missa encomendada por familiares amigos, na Catedral Bom Jesus, em Anápolis, ouvimos o celebrante, dom Dilmo Franco de Campos, traçar em sua homilia um retrato de Henrique Santillo como homem corajoso, caridoso, honesto e democrata. O bispo auxiliar da cidade que o paulista de nascimento Santillo escolheu para se encher da goianidade que o acompanharia em toda a sua existência enalteceu outra virtude dele: a simplicidade e a preocupação com os mais necessitados. Após se formar médico em Belo Horizonte, Santillo começou sua carreira atendendo de graça crianças na periferia de Anapólis. E, depois de ser prefeito, deputado, senador, governador de Goiás e ministro da Saúde, voltaria a atender crianças da Vila Jaiara sem cobrar por nenhuma consulta. Os que chegam à nova sede do Tribunal de Contas do Estado de Goiás deparam-se com o nome que demos ao edifício: Henrique Santillo. E, no átrio, sua imagem imortalizada no bronze e uma frase de seu sonho como homem público e grande estadista que foi, de uma sociedade fraterna e socialmente justa. Nomeado conselheiro do TCE em dezembro de 1999, Henrique Santillo faleceu quando exercia a presidência do órgão, em 2002. A exemplo do que ocorreu em todos os cargos públicos que ocupou, deixou na Corte de Contas a marca de sua personalidade e do exemplo de amor à causa pública. A homenagem do Tribunal de Contas a Henrique Santillo tem o propósito de, com toda a justiça, não deixar que seu nome e seu exemplo de vida digna nunca sejam esquecidos. Goiânia, 23 de junho 2022 Conselheiro Edson Ferrari
Ilustração: Anna Beatriz Vaz - estagiária do convênio TCE-GO/CIEE/UFG |
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
04 jul 2025 15:36:41 calendar_today
person Gabriella Nunes De Gouvêa
Atricon e Abraji lançam curso gratuito sobre o funcionamento do Estado
Jornalistas são público-alvo, e inscrições vão até 10 de agosto
04 jul 2025 15:29:31 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Estão abertas inscrições para o Prêmio Serzedello Correa
Vencedores de cada categoria receberão até R$ 25 mil
04 jul 2025 15:22:27 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
IAGO é apresentado a servidores do TCE-MT
Diretoria de TI troca experiências sobre produtos de inteligência artificial
04 jul 2025 11:00:35 calendar_today
person Leonardo Rocha Miranda
Curso de Especialização em Direito Público
Inscrições estarão abertas até 10/07/2025