Você sabe para onde vai o lixo que produzimos em nossas casas?
Você sabe para onde vai o lixo que produzimos em nossas casas?
Diálogo Semanal de Segurança, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente (DSSMA)
- person Vinicius Teles de Oliveira
- schedule 28/02/2020
- Atualizado em 23/03/2022
O segmento da reciclagem é um dos que mais faturam na atualidade. Porém, o Brasil perde muito dinheiro por manter a prática de descartar resíduos, diariamente na natureza. Boa parte da população não faz ideia para onde vai toda essa quantidade de lixo gerado, por ela mesma.
5 possíveis destinos dos resíduos produzidos em casa:
Aterro controlado e aterros sanitários: Os aterros controlados são locais cercados e fiscalizados, onde o espaço para disposição final do lixo é coberto diariamente com terra. No caso dos aterros sanitários, a área disposta para os resíduos é distribuída por camadas compactadas, que são cobertas diariamente com terra para evitar insetos e mau cheiro. Nessa técnica, tanto os gases oriundos quanto o chorume fabricado, recebem o tratamento correto.
Incineração: um dos processos considerados mais inovadores é a queima de resíduos por meio de usinas de incineração. Apesar da técnica reduzir os volumes dos lixos drasticamente, a combustão emite gases que, quando não tratados, são grandes poluentes ao ecossistema.
Lixões: infelizmente, os lixões ainda continuam sendo utilizados para abrigar todo tipo de resíduos gerados pela população. O local recebe lixo reciclável, orgânico, seco, e até úmido, e os resíduos ficam expostos a céu aberto, sem nenhuma proteção ou tratamento, o que é altamente prejudicial ao meio ambiente e à saúde pública.
Centros de triagem ou usinas de reciclagem: os centros de triagem e usinas de reciclagem são os locais onde o material reciclável é separado (papel, vidro, metal, plástico), para então ser vendido para as empresas que viabilizam a reciclagem. No modelo atual do mercado de reciclagem, não é normal que a empresa que opera a separação dos resíduos seja a mesma que os recicla.
Usinas de compostagem: conhecidas também como “reciclagem natural”, as usinas de compostagem são responsáveis por utilizar a técnica na separação do resíduo orgânico e transformá-lo em adubo. O processo consiste em 3 etapas: separação do lixo, trituração e peneiração. O resultado final será o adubo, que poderá ser utilizado na aplicação do solo para melhoria de suas características, sem gerar danos ao meio ambiente.
Por mais que existam destinatários apropriados para receber a grande quantidade de lixo produzida pela sociedade, e diversas campanhas estimularem a conscientização e importância da reciclagem, apenas uma pequena parte dos resíduos é destinada corretamente, o que faz com que a maior parcela seja depositada, sem tratamento, em lixões e aterros sanitários.
Dica semanal do Comitê de Sustentabilidade do TCE-GO
Atendimento à imprensa
Diretoria de Comunicação
Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699
E-mail: imprensa@tce.go.gov.br
Atendimento ao cidadão
Ouvidoria
Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894
E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br
![]() |
Você sabe para onde vai o lixo que produzimos em nossas casas? |
Diálogo Semanal de Segurança, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente (DSSMA) |
Por $nomeUsuarioPubli |
23/03/2022 |
O segmento da reciclagem é um dos que mais faturam na atualidade. Porém, o Brasil perde muito dinheiro por manter a prática de descartar resíduos, diariamente na natureza. Boa parte da população não faz ideia para onde vai toda essa quantidade de lixo gerado, por ela mesma.
5 possíveis destinos dos resíduos produzidos em casa: Aterro controlado e aterros sanitários: Os aterros controlados são locais cercados e fiscalizados, onde o espaço para disposição final do lixo é coberto diariamente com terra. No caso dos aterros sanitários, a área disposta para os resíduos é distribuída por camadas compactadas, que são cobertas diariamente com terra para evitar insetos e mau cheiro. Nessa técnica, tanto os gases oriundos quanto o chorume fabricado, recebem o tratamento correto. Incineração: um dos processos considerados mais inovadores é a queima de resíduos por meio de usinas de incineração. Apesar da técnica reduzir os volumes dos lixos drasticamente, a combustão emite gases que, quando não tratados, são grandes poluentes ao ecossistema. Lixões: infelizmente, os lixões ainda continuam sendo utilizados para abrigar todo tipo de resíduos gerados pela população. O local recebe lixo reciclável, orgânico, seco, e até úmido, e os resíduos ficam expostos a céu aberto, sem nenhuma proteção ou tratamento, o que é altamente prejudicial ao meio ambiente e à saúde pública. Centros de triagem ou usinas de reciclagem: os centros de triagem e usinas de reciclagem são os locais onde o material reciclável é separado (papel, vidro, metal, plástico), para então ser vendido para as empresas que viabilizam a reciclagem. No modelo atual do mercado de reciclagem, não é normal que a empresa que opera a separação dos resíduos seja a mesma que os recicla. Usinas de compostagem: conhecidas também como “reciclagem natural”, as usinas de compostagem são responsáveis por utilizar a técnica na separação do resíduo orgânico e transformá-lo em adubo. O processo consiste em 3 etapas: separação do lixo, trituração e peneiração. O resultado final será o adubo, que poderá ser utilizado na aplicação do solo para melhoria de suas características, sem gerar danos ao meio ambiente. Por mais que existam destinatários apropriados para receber a grande quantidade de lixo produzida pela sociedade, e diversas campanhas estimularem a conscientização e importância da reciclagem, apenas uma pequena parte dos resíduos é destinada corretamente, o que faz com que a maior parcela seja depositada, sem tratamento, em lixões e aterros sanitários. Dica semanal do Comitê de Sustentabilidade do TCE-GO |
Atendimento à imprensa Diretoria de Comunicação Tel: (62) 3228-2697 / 3228-2699 E-mail: imprensa@tce.go.gov.br - |
Atendimento ao cidadão Ouvidoria Tel: (62) 3228-2814 / 3228-2894 E-mail: ouvidoria@tce.go.gov.br - |
NOTÍCIAS RELACIONADAS
23 abr 2025 17:33:48 calendar_today
person Alexandre Alfaix de Assis
Tribunais de contas podem contribuir nos direitos das pessoas com deficiência
Políticas públicas voltadas para PCDs foram tema de debate online promovido pelo IBDA
23 abr 2025 17:34:35 calendar_today
person Bruno Eduardo Balduino de Souza
Diálogo Acadêmico leva universitários ao Tribunal de Contas
Procurador-geral de Contas ministrou palestra sobre competências do controle externo
22 abr 2025 17:57:55 calendar_today
person Alexandre Alfaix de Assis
Melhorias de gestão do TCE-GO são destaques no BPM Day Piauí
Evento apresentou casos práticos de implementação da cultura da inovação em todo o Brasil
15 abr 2025 15:50:44 calendar_today
person Fabiana Bettini e Souza de Rezende Baiochi
Comitê Técnico da Primeira Infância discute auditoria e eventos
Reunião foi realizada por vídeo chamada nesta terça-feira