Esgotamento Sanitário

O Esgotamento sanitário identifica o percentual da população atendida pela rede de coleta de esgotos em determinado limite geográfico, no caso, especialmente no município.

O Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) é definido como um conjunto de obras e instalações destinadas a propiciar coleta, transporte, tratamento e retorno do esgoto da comunidade, de forma adequada quanto ao padrão sanitário.

O esgoto doméstico é proveniente dos domicílios, composto basicamente por água de banho, excretas (urina e fezes), detergente e sabão. O SES é projetado normalmente para esse tipo de esgoto, que contém aproximadamente 99,9% de água e apenas 0,1% de sólidos.

A ausência de um sistema de esgotamento sanitário adequado causa grande impacto na saúde pública. Ela expõe a população a doenças facilmente transmitidas e que afetam principalmente as crianças.

Além disso, outros problemas sérios estão diretamente relacionados ao esgotamento sanitário, como a falta de infraestrutura e as contaminações do meio ambiente, que prejudicam a água, o solo, a vida dos animais e da vegetação ao redor (informações contidas no site da CGM Engenharia*).

Portanto, é importante saber que a falta de esgotamento sanitário expõe comunidades, especialmente crianças, a doenças graves, que podem levar ao óbito. Por exemplo, poliomielite e cólera são transmitidos também pela falta de esgotamento sanitário adequado, isso para não falar de outras doenças muito mais prevalentes no dia a dia.

É assustador ver as desigualdades entre as regiões brasileiras no que diz respeito ao esgotamento sanitário. O Brasil, para o ano de 2022 está com apenas 56% de sua população servida por esgotamento sanitário. De um lado está São Paulo com 92,3% da população com cobertura de esgotamento sanitário, o que ainda não é o ideal, uma vez que o melhor seria ter toda a população atendida. No outro extremo, estão Amapá com 5,4% e Rondônia com apenas 9,0%.

Os municípios em cinza, considerados silenciosos, são aqueles que não informaram dados de esgotamento sanitário OU não sentiram a necessidade de informar (esta informação ainda não está totalmente esclarecida).