Mortalidade Infantil

A taxa de mortalidade infantil é um indicador social representado pelo número de crianças que foi a óbito antes de completar 1 ano de idade, para cada 1.000 crianças nascidas vivas (nv) no período. 

É um importante indicador de qualidade dos serviços de saúde, saneamento básico e educação de uma cidade, região ou país. Reflete a qualidade da atenção à saúde da criança. 

Estima o risco de morte dos nascidos vivos durante o primeiro ano de vida. O cálculo da taxa representa o risco de morrer com menos de 1 ano de idade, na população de nascidos vivos, considerado determinado espaço geográfico e ano.

Taxas elevadas de mortalidade infantil estão associadas às insatisfatórias condições de vida, à baixa qualidade da prestação de serviços de saúde a esse grupo, desde a assistência pré-natal, parto até os cuidados de puericultura.

A taxa de mortalidade infantil em Goiás, em 2022, foi de 12,7 para cada 1.000nv, e, para o Brasil, no mesmo ano, de 12,6 para cada 1.000nv. Alguns países chegam a ter a mortalidade infantil menor que 3 para cada 1.000nv, tais como Islândia, Noruega e Japão.

Por um lado, no Brasil, há dois estados que estão com a taxa de mortalidade infantil abaixo de 10, mas ainda muito longe dos países desenvolvidos. São os estados de Santa Catarina com 9,8 óbitos com menos de 1 ano por 1.000nv e o Distrito Federal com 9,6 óbitos por 1.000nv.

Por outro lado, temos ainda estados que estão com a taxa de mortalidade infantil muito acima de 10 óbitos por 1.000nv, como, por exemplo, Amapá com 18,1 óbitos por 1.000nv e Roraima com 17,8 óbitos por 1.000nv.

Mais uma vez, como o Brasil é a 9ª economia do mundo, seria de se esperar que a taxa de mortalidade infantil fosse próxima de 5 óbitos por 1.000nv. De 2010 a 2020, houve vários momentos em que a taxa de mortalidade infantil oscilou para cima, isso é, piorou, o que é preocupante.

No mapa, os municípios em cinza considerados silenciosos, são aqueles que não informaram óbitos na infância OU não tendo tido óbitos não sentiram a necessidade de informar (esta informação ainda não está totalmente esclarecida).