Aspectos e Impactos

Nos termos da norma NBR ISO 14001:2015, Aspecto Ambiental é o “elemento das atividades ou produtos ou serviços de uma organização que pode interagir com o meio ambiente” e os Impactos Ambientais são “qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, dos aspectos ambientais da organização”.

A NBR ISO 14001:2015 determina que uma organização deve identificar os aspectos ambientais de suas atividades, esse requisito requer bastante atenção enquanto desenvolvido, pois trata-se da fase principal para implementação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Com um levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais eficaz, a organização deve determinar os aspectos que tenham ou possam ter impactos sobre o meio ambiente. Esses devem ser levados em consideração no estabelecimento, implementação e manutenção de seu SGA.

Nesse sentido, o Tribunal de Contas do Estado de Goiás atende esse requisito por meio da Planilha de Aspectos e Impactos Ambientais, que constitui um anexo do Procedimento Operacional "Gerir Identificação De Aspecto Ambiental, Impacto, Avaliação de Riscos e Determinação de Controle". Conforme esse PO, qualquer colaborador interno que identifique a necessidade de revisão do GERENCIAMENTO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS deve registrar a oportunidade de melhoria via Helpdesk de Manutenção Predial, por meio da seção “Ocorrência Ambiental” -> “Gerenciamento de Aspectos e Impactos”.