Comitê TCE Sustentável

O QUE É ISO?

ISO é a sigla de International Organization for Standardization, em português, Organização Internacional para Padronização, com seu objetivo aprovar normas internacionais em todos os campos técnicos, como normas técnicas, classificações de países, normas de procedimentos e processos, e etc. No Brasil, a ISO é representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

ABNT NBR ISO 14001:2015 – SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

O objetivo dessa Norma é prover às organizações uma estrutura para proteção do meio ambiente e possibilitar uma resposta às mudanças das condições ambientais em equilíbrio com as necessidades socioeconômicas. Esta Norma especifica os requisitos que permitem que uma organização alcance os resultados pretendidos e definidos para seu Sistema de Gestão Ambiental.

Esta Norma é destinada ao uso por uma organização que busca gerenciar suas responsabilidades ambientais de uma forma sistemática, que contribua para o pilar ambiental da sustentabilidade. Auxiliando a alcançar os resultados pretendidos de seu Sistema de Gestão Ambiental, os quais agreguem valor para o meio ambiente, a organização em si e suas partes envolvidas. Os resultados pretendidos incluem:

  • Aumento do desempenho ambiental;
  • Atendimento dos requisitos legais e outros requisitos;
  • Alcance dos objetivos ambientais.